A Toxicidade das Plantas Ornamentais
Autor: Laís Manço Frattini - Data: 18/02/2022
Euphorbia milii ´Small Red´.
Fonte: Guilherme Motta
EEm um projeto paisagístico, o potencial ornamental das plantas é primordial, principalmente para os clientes, que acabam por desconhecer ou não se preocupar com outras características vegetais que são de extrema importância, como por exemplo, a toxicidade dessas plantas. Cabe ao profissional que irá executar o projeto, orientar e indicar as melhores opções de escolha e também futuras cautelas para evitar acidentes indesejados.
Abaixo estão alguns componentes químicos encontrados nas plantas, que podem ser tóxicos a seres humanos e animais, e seus respectivos danos à saúde.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), a incidência de casos de intoxicação com plantas é maior em crianças de 0 a 14 anos, cerca de 68 % dos casos.
O departamento de zootecnia da Universidade Federal do Paraná disponibiliza no link http://www.gege.agrarias.ufpr.br/plantastoxicas/ um Portal de Plantas Tóxicas que apresenta além de uma lista de plantas tóxicas, os seus princípios ativos, e ainda artigos complementares.
Banana de macaco (Philodendron bipinnatifidum), espécie ornamental que possui oxalato de cálcio.
Na nova versão 2022 do LandOFFICE há informações sobre toxicidade das plantas no tópico de Sistemas Agroflorestais (SAFs), basta entrar no catálogo, presente na interface inicial do LandOFFICE.
Veja também:
Biodefensivos: uma alternativa sustentável, segura e acessível
Morfologia de Arecaceae: os aspectos da família das Palmeiras
Perspectivas para o mundo pós Pandemia: Quais mudanças ocorrerão em nossas vidas?
Anterior Próximo