Orchidaceae: a maior família dentre as Angiospermas Monocotiledôneas
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 06/06/2013
Orchidaceae Juss. é uma das maiores famílias de Angiospermas, sendo a maior dentre as Monocotiledôneas. Segundo o APG III, pertence a Ordem Asparagales.
Compreendendo aproximadamente 800 gêneros e 24,500 espécies ao longo do mundo. Possuindo uma ampla distribuição geográfica. No Brasil está distribuída dentro de 240 gêneros e 2442 espécies. Podem ser encontradas em todos os biomas, tendo maior ocorrência na Mata Atlântica.
Abrange diversos hábitats, sendo mais abundante nas regiões tropicais. São plantas de hábitos herbáceas, perenes, terrícolas ou, mais comumente, epífitas, em sua grande maioria.
Epidendrum fulgens Brongn.
Foto: Guilherme Motta
Por ser uma família de uma grande riqueza florística, é uma família que possui alta exploração comercial juntamente com Bromeliaceae e Cactaceae, principalmente no setor de paisagismo.
As orquídeas são desde a antiguidade cultivadas pelo seu valor ornamental, sendo que na atualidade é bastante difundido. Contudo agora as orquídeas de valor ornamental são quase que totalmente oriundas de cultivo.
As orquídeas estão entre as plantas ornamentais mais apreciadas e de maior valor comercial. Sua presença se faz marcante na floricultura, sendo utilizadas tanto como flor de corte, na composição de arranjos florais e buquês de noivas, como planta de vaso, com a longevidade mantida por várias semanas.
Phalaenopsis ´Golden Beauty´
Foto: Guilherme Motta
Muitos gêneros são fortemente utilizados como ornamental, destacando-se Cattleya, Dendrobium, Epidendrum, Laelia, Phalaenopsis. Dos frutos da espécie Vanilla são extraídos a baunilha, muito utilizado na indústria alimentícia.
Referências
Abreu, N.L. et al. Orchidaceae das Serras Negra e do Funil, Rio Preto, Minas Gerais, e similaridade florística entre formações campestres e florestais do Brasil. Acta Botanica Brasilica 25(1): 58-70. 2011.
Barros, F. de, et al. 2013. Orchidaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Souza, V.C. Botânica Sistemática.
Leia também:
*Compositae: a maior família botânica dentre as Angiospermas Eudicotiledôneas
* Botânica para Paisagistas: Afinal para que serve isso tudo?
Anterior Próximo