Os desafios no cultivo de bromélias: entrevista com Paulo Dantas - Bromeliarium Itaúna
Autor: Harleoney Nogueira - Data: 14/03/2018
A Revista Aue Paisagismo digital entrevistou o paisagistaPaulo Eduardo Dantas Filho, paisagista e produtor de bromélias e outras plantas ornamentais.
AuE Software: Apresente-se para os nossos leitores que gostarão muito de conhecê-lo.
Paulo Eduardo Dantas Filho, casei e mudei para o interior em 1985 desde então, trabalhei com agricultura e horticultura , desde 2000 iniciei um processo de mudança e a partir de 2002 passei a produzir bromélias e outras ornamentais me tornando paisagista em 2005.
AuE Software: Como surgiu o interesse pelas bromélias?
Como falei, a partir de 2000 iniciei um processo de mudança. Sempre fui interessado em produzir plantas ornamentais , neste período conheci as bromélias e junto a um amigo compramos um Bromeliário , cujo antigo dono havia falecido e demos inicio a produção.
AuE Software: Quais as dificuldades que encontra no desenvolvimento de seu trabalho?
A bromélia é uma planta bem rústica e versátil. As maiores dificuldades foram, além da concorrência do mercado, quando do início , foi vencer o preconceito com a Dengue. Ainda hoje existe esta dificuldade pela a falta de informação e interesse da população se tornando uma barreira, além de tudo isso a mão-de-obra especializada também se torna uma grande dificuldade.
AuE Software: Observamos que as bromélias tem muitos apreciadores por sua beleza e praticidade. Quais seriam a suas recomendações para possuidores de bromélias?
Por serem rústicas e de fácil manejo , a maior exigência seria quanto a adaptação ao sol pleno, é necessário que se conheça a espécie se é de sombra, meia sombra ou sol pleno e forneça a planta matéria orgânica e umidade suficiente para o bom desenvolvimento.
AuE Software: Quais as variedades mais comercializadas pelo seu viveiro?
São várias como vrieseas Alcantareas Imperiallis , Aechmea blanchetiana "Porto seguro" Aechmea aquilega, Tillandsias, Billbergias e diversas espécies de Neoregelias como a fireball, compacta johannis ,marmorata e ou"correia araujoi" ,tem uma aceitação excelente no mercado do paisagismo.
AuE Software: Como você consegue as matrizes das plantas?
Desde o início da produção, quando compramos o viveiro já adquirimos a grande maioria das matrizes que temos e ao longo desses anos , fizemos várias aquisições com outros produtores.
AuE Software: Você possui variedades híbridas?
Temos em torno de 50 híbridos, sendo grande parte direcionado a comercialização e algumas espécies de coleção.
AuE Software: Suas espécies são todas brasileiras ou existem espécies importadas?
A grande maioria são plantas brasileiras, provenientes da floresta amazônica,Mata Atlântica , caatinga tanto quanto na Bolívia , Colômbia, Peru, etc.. , e algumas espécies de Tilandsia se desenvolvem em outras regiões da América como a Costa Rica entre outras regiões.
AuE Software: Se algum leitor quiser adquirir alguma planta, como deveria fazer?
Entre em nossa pagina nas redes sociais :
Paisagismo Digital
Facebook: bromeliarium itaúna
Instragam: @admaandere
WhatsApp: (37) 99982 3982 / (37) 99956 6135
AuE Software: O que você, com sua vasta experiência recomenda para iniciantes no cultivo de bromélias?
É importante saber que a maioria das bromélias são epífitas, que vivem em árvores, as ripícolas que vivem sobre rochas e as terrestres. Algumas espécies de bromélias acumulam agua em um pequeno tanque, como as Vrieseas, Neoregelia, Aechmea, Billbergia, Guzmania e Canistrum , nesta água armazenada existem bactérias que dissolvem insetos e folhas . A bromélia se alimenta destes resíduos que formam um rico ecossistema que atrai pássaros e anfíbios que se alimentam dos insetos que ali pousam. Esse ambiente não é favorável à reprodução do Aedes aegypti.
O substrato deve ter baixa densidade para garantir boa aeração e drenagem da água. Antes de escolher o local para o plantio ,é preciso identificar se a espécie escolhida se adapta em sol pleno, meia sombra ou sombra total., garantido assim um boa reprodução da espécie.
Veja também
Bromélias: Dicas do experiente produtor, Rômulo Cavalcanti.
Brómelias: 13 gêneros para você conhecer e cultivarLuso Jardim: Como tudo começou
Como projetar jardins sem margem de erros: O segredo da Floricultura Espaço Jardim
O sucesso da Raizes da Terra com a tecnologia de fotomontagem
Lilian Lagos comenta os desafios e objetivos no mercado de Paisagismo do Chile
Laguismo: O que um lago ornamental oferece de benefício para um jardim?