Paisagismo Indoor: 7 plantas para se cultivar em ambientes com pouco sol
Autor: Jéssica de Souza - Data: 04/10/2021
Fonte: Blog Plantei
Ao criar um jardim muitas pessoas acreditam que somente os ambientes com bastante luz solar são indicados para deixar as plantas. Mas e quando a casa ou apartamento não possuem um espaço bem iluminado? Saiba que é possível sim criar um Paisagismo Indoor trazendo mais vida aos ambientes sombreados.
Café-de-salão: (Aglaonema commutatum)
As folhagens possuem manchas em tons de verde (podendo conter mistura de cores como o vermelho, rosa e branco) e purificam o ar . Indicadas para ambientes de sombra parcial ou total e com uma boa ventilação. Não toleram frio e geadas, preferindo calor e umidade, então é bom evitar ambientes que contenham ar condicionado.
Podem ser plantadas em vasos e o solo tem que estar sempre úmido, rico em matéria orgânica e bem aerado.
Fonte: Viva Decora
Fonte: Viva Decora
Hera-tricolor: (Heder-helix)
A Hera-tricolor é uma das diversas espécies existentes dessa forração. Apesar de ser uma planta rasteira ela é bem flexível e pode ser usada como pendente ou trepadeira.
É indicada para compor ambientes com pouca luminosidade e até mesmo com sol pleno (evitar sol forte da tarde). Por ser uma planta variegada, ao receber a luz do sol suas folhas adquirem contraste nos tons de verde.
Se adaptam bem tanto em ambientes quentes quanto nos frios, e para plantio o substrato precisa estar úmido e ter boa drenagem.
Fonte: Plantas em Casa
Fonte: Casa e Festa
Espada de São Jorge: (Sansevieria trifasciata)
Pertencente ao gênero Sansevieria, essa herbácea é extremamente resistente a ambientes com muito ou pouco sol. Possuem um crescimento lento, a rega é necessária quando o substrato está secando e filtram os poluentes deixando o ar mais puro. Uma adubação bem completa evita o surgimento de pragas, como as cochonilha, e caso surjam podem ser retiradas passando um pano umedecido em água com sabão de coco em suas folhas.
Para plantar sua Espada de São Jorge é simples. Elas devem ser colocadas em vasos pois não gostam de muita umidade! Caso queira usar, por exemplo, um cachepô como decoração, coloque o vaso dentro para que a água em excesso escoe e se atente ao fato de que a planta não pode ficar com mais da metade do tamanho dela dentro do cachepô. Use substratos para o plantio, podendo ser os para mudar, cactos e suculentas, ou outros mais porosos.
Fonte: Viva Decora
Espécies de Sansevieria.
Fonte: House Raccoon
Jibóia:
Também é uma folhagem bem resistente e se adapta muito bem em locais com sombras, mas cresce mais rapidamente quando recebe luz indireta. Assim como a Hera, a Jibóia pode ser uma rasteira, trepadeira ou pendente; basta direcioná-la para sua função na hora do plantio.
Apesar de se adequar a ambientes quentes e frios, é bom deixá-las longe de locais onde tenha uma corrente de ar gelada durante o inverno.
Para plantio é indicado um solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
Fonte: Pergunte ao Agrônomo
Fonte: Casa e Jardim
Samambaia:
Conhecida por todos, as samambaias são plantas de fácil cultivo.
São plantas tropicais e, por isso, não toleram o frio. Preferem ambientes com sombra, sendo ideal evitar que recebam luz solar direta. Gostam de umidade, então evite colocá-la em locais secos.
Para o plantio o solo precisa ser rico em matéria orgânica, úmido e de fácil drenagem. Em relação à rega é bom diariamente borrifar um pouco de água em suas folhas para manter a umidade.
Fonte: Tua Casa
Fonte: Gazeta do Povo
Antúrio:
Com suas conhecidas flores vermelhas, o Antúrio é uma planta de meia-sombra e não pode ter incidência do sol diretamente nela para evitar que suas folhas e flores queimem.
Ao plantar o solo precisa ser rico em nutrientes, matéria orgânica e estar úmido para que a planta se desenvolva melhor e floresça lindamente. Nessas condições a floração tende a ocorrer em um ano e suas flores duram cerca de 60 dias.
Fonte: Rangel Design de Interiores
Fonte: Pinterest
Lírio da Paz:
Conhecida como planta mística, por sugar as energias negativas do ambiente, o Lírio é ideal para locais com pouco sol e vivem bem em conjunto com outras plantas. Pode ser plantado em canteiros, como forração, e em vasos, como arranjos em salas, varandas, quartos, etc. É uma planta de ambientes úmidos, então evite locais com ar condicionado.
O substrato deve estar sempre úmido, bem drenado e rico em matéria orgânica.
Fonte: Viajando no Apê
Fonte: Viva Decora
Lembrando sempre de verificar outras informações sobre as plantas como se são tóxicas aos animais de estimação, periodicidade da adubação, forma correta de plantio em vasos, atenção ao surgimento de pragas, etc.
Veja também:
Especial Inspirações Paisagísticas: Al Fay Park - A natureza em meio à megacidade de Abu Dhabi
Arborização Urbana: Reestruturando o meio ambiente nas cidades
Birdscaping: Como atrair aves para o seu jardim
Anterior Próximo