Participe da palestra da AuE Soluções na Conferência Internacional "Espaços Verdes - Que Futuro?"
Autor: Camila Fonseca - Data: 02/03/2012
no dia 15 de março, de 10h às 18h acontece a Conferência Internacional "Espaços Verdes - Que Futuro?", com realização da Associaçaõ Portuguesa de Espaços Verdes (APEV). De acordo com o Presidente da Associação, Atónio Pedro Moniz, este tema foi escolhido para 2012, devido a Portugal encontrar-se numa profunda crise econômica. As empresas de espaços verdes, passando pelos arquitectos paisagistas, pelos viveiros e terminando nas empresas de construção e manutenção, tentam enfrentar um desafio até agora nunca conhecido: a falta de projetos e obras. Para ajudar, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), subiu de 6% para 23%, dificultando ainda mais a situação difícil das empresas.
"Este tema foi escolhido para permitir aos participantes que conheçam o trabalho que se faz dentro e fora do país. Para além da discussão que irá ser feita, em mesa redonda, sobre os principais problemas do sector e quais os caminhos a percorrer, de forma a combater a já referida falta de projectos e obras. Uma mensagem de esperança e de que é possível fazer um trabalho diferente, especializado e único em prol dos espaços verdes, com um sector forte e sustentável, mais amigo do ambiente e mais adaptado aos dias de hoje, é a razão pela qual a APEV luta, sendo para isso necessário que o sector se una e trabalhe a uma só voz", exemplifica.
Para este ano, António afirma que as expectativas são as melhores. "A APEV defende que o cidadão comum participe nesta discussão sobre o futuro dos espaços verdes, pois é o cidadão comum que vai utilizar e usufruir destes ambientes", relata. Em sua visão, a escolha dos palestrantes foi predominante para definir a qualidade da Conferência. "O Arquitecto João Nunes, da PROAP, é o arquitecto paisagista mais reconhecido em Portugal e estrangeiro, tendo uma postura pioneira e inovadora na apresentação de novas soluções. Os Arquitectos Antonio Angelillo, da Itália, e Guilherme Motta do Brasil, vêm nos dar a conhecer os seus trabalhos e suas realidades. O Mark Long, do GreenForum, de Inglaterra, vem-nos apresentar as directrizes para as Cidades Verdes (Green Cities), sendo da máxima importância para os técnicos dos municípios de todo o País. O Dusty Gedge é um dos grandes nomes das coberturas verdes, sendo, por si só, já uma grande atracção para esta conferência", afirma.
António Moniz ainda ressalta que a proposta é iniciar um ciclo de palestras e conferências anuais pela Associação, pois a APEV aposta num trabalho contínuo e atento, sempre a postos para fortalecer o setor. A instituição está iniciando, agora em 2012, formações práticas low cost que, mesmo antes de iniciarem, já se tornaram um sucesso. Ele mantém sua página na internet, o site da APEV, que contém muita informação para os profissionais, mas considera que ainda tem muito o que fazer. "A procura de temas actuais e diferentes é essencial para a sobrevivência desta conferência internacional, a realizar todos os anos", conclui.
Anterior Próximo