PhotoLANDSCAPE: Fotomontagem passo-a-passo parte 5
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 29/02/2012
Na revista de Julho do ano passado, iniciamos uma sequência de tutoriais que mostram como aproveitar o máximo das ferramentas do PhotoLANDSCAPE para obter resultados mais realistas que, consequentemente, causarão mais impacto na apresentação da proposta. Continuando a sequência, nesta edição vamos aprender a trabalhar mais rápido utilizando os comandos "Duplicar" e "Carimbo", que se encontram na aba "Formatação". Além ganhar agilidade, vamos trabalhar duas técnicas que utilizam que utilizam estes comandos.
Caso você tenha perdido a sequencia, acesse todos os passos anteriores através dos links abaixo:
Fotomontagem passo-a-passo parte 1
Fotomontagem passo-a-passo parte 2
Fotomontagem passo-a-passo parte 3
Fotomontagem passo-a-passo parte 4
No final da matéria anterior, vimos um pouco sobre a aba formatação e as opções "Duplicar" e "Carimbo". Estas opções podem ser acessadas através dos botões da aba formatação ou através de teclas de atalho. A vantagem de utilizar as teclas de atalho é que você tem acesso a elas de forma rápida e fácil.
Para utilizar os botões, clique na aba "formatação" com o item desejado selecionado. Os botões "Duplicar" e "Carimbo" aparecerão da seguinte forma:
Atenção: O item deve ser selecionado para que a aba formatação exiba estas opções. Quando não há item selecionado, outras opções aparecerão nesta aba.
Abaixo, os comandos de atalho:
.Ctrl+D = Duplicar (cria uma cópia da figura selecionada)
.Ctrl+B = Carimbo (transforma o cursor do mouse em um carimbo, que irá inserir cópias da figura selecionada através de cliques)
Para finalizar o uso de qualquer uma das ferramentas selecionadas, clique com o botão direito do mouse.
Trabalhando com itens duplicados
Quando inserimos um item no projeto, e através deste criamos cópias com as opções "duplicar" ou "carimbo", geramos cópias idênticas do objeto selecionado. Sendo assim, todo efeito aplicado em uma das cópias, será adicionado em todas as outras e também no objeto principal.
Na segunda matéria desta sequência falei sobre iluminação e mostrei um exemplo em que a mesma espécie aparece na sombra e exposta a luz, e mostrei a diferença de brilho e contraste entre os contextos.
Como no exemplo utilizei a mesma planta na luz e na sombra, eu poderia ter utilizados a opção duplicar ali? Não! Ao escurecer a planta que está na sombra, as duas ficariam escuras e a que está exposta a luz ficaria artificial.
Esta situação de meia área sombreada acontecerá frequentemente e você terá que trabalhar com os efeitos de brilho e contraste, sem cometer o erro de escurecer todos os itens.
A técnica para adicionar efeitos em apenas uma das cópias é simples:
- Insira o item desejado na área sombreada ( apenas a quantidade que receberá sombra )
- Ajuste a iluminação deste item reduzindo o brilho
- Insira o item que ficará exposto a luz ( não copie os que estão sombreados, pegue o item na barra )
- Aumente um pouco do brilho e do contraste ( se for necessário, pois geralmente os itens já são naturalmente bem iluminados )
Pronto! Os itens foram inseridos e cada um deles recebeu um efeito diferente sem interferir no outro.
O que aconteceu de diferente no processo de inserção dos itens que possibilitou a edição diferenciada de cada um? A ordem dos passos.
Normalmente nós inserimos os itens em todos os lugares da foto para depois aplicar os efeitos. O certo é, em primeiro lugar, analisar o terreno e perceber a diferença de iluminação de cada local, definir quais plantas vão para onde e em seguida, inserir os itens e os efeitos para o local escolhido.
Uma boa forma de saber quais plantas ficarão na sombra ou na luz é criar uma fotomontagem de esboço, para um estudo de como ficará o trabalho final. Primeiro, faça uma fotomontagem rápida, sem se preocupar com efeitos. Insira todos os itens se preocupando apenas com o projeto, deixe a parte visual (que será exibida para o cliente) para depois. Depois de decidido, clique em "exportar" e crie uma imagem JPG do esboço. Agora, abra um novo arquivo e comece a montagem novamente, porém desta vez, inserindo as plantas e seus efeitos.
Garanto que, trabalhando desta forma, você terá um projeto mais rico, tanto na parte funcional quanto na visual.
Dicas de utilização: Criar uma bordadura de plantas com o Carimbo
Primeiro insira a planta desejada e deixe-a selecionada. Em seguida, pressione as teclas CTRL + B e clique, deixando com a o espaço de uma planta, nos pontos ao lado. Utilize o botão direito do mouse para encerrar o comando carimbo.
Ajuste a iluminação da planta, diminuindo um pouco do brilho. Perceba que todos os mapas da mesma planta que você inseriu irão ficar com o mesmo nível de iluminação, porque são cópias, como vimos anteriormente.
Agora, insira um mapa da mesma planta, porém sem copiar o que já está na fotomontagem. Clique na barra de banco de dados para que a planta seja inserida sem nenhum efeito.
Posicione-a entre as plantas que foram inseridas anteriormente, nos espaços que deixamos e utilize a opção de carimbo novamente pressionando CTRL + B.
Clique na planta mais clara, clique na aba formatação e escolha a opção "Espelhar Horizontalmente".
As plantas da frente, com a posição e iluminação diferentes da de trás tiram um pouco do efeito "clone". Aconselho, sempre que for utilizar a mesma planta várias vezes e muito próximas umas das outras, mudar um pouco de cada uma. Exemplo: Insira uma planta e altere um pouco do brilho. Na outra, corte um galho e na próxima mude um pouco do tamanho...
Na próxima matéria, vamos criar um jardim vertical utilizando a opção duplicar. Não perca!
Até lá!
Anterior Próximo