PhotoLANDSCAPE: Trabalhando com polígonos - AVANÇADO (Parte 2)
Autor: Rafael Paulo Lino - Data: 14/10/2014

Em uma matéria anterior iniciamos uma explicação de uma forma mais simples, porém detalhada de como utilizar a ferramenta polígono de forma avançada. Caso você não tenha visto a matéria anterior, ou mesmo gostaria de revê-la para escalarecer algum ponto (recomendo ler caso ainda não tenha visto):
PhotoLANDSCAPE: Trabalhando com polígonos - AVANÇADO
Em alguns atendimentos, notei que alguns clientes tem dificuldade em desenhar curvas usando a ferramenta polígono. Como já foi dito na matéria anterior, o desenho de uma curva feito com essa ferramenta na verdade são pequenas retas que quando unidas dão a impressão de curva. Entendedo esse aspecto, para alguns já é o suficiente para desenhar as formas desejadas. No entanto, se você que está lendo ainda assim possui dificuldade em usar a ferramenta, vou propor um treinamento que acredito melhorar suas habilidades de utilizá-la. Vamos tentar?
Iniciaremos, colocando uma forma no PhotoLANDSCAPE. Você pode usar a ferramenta Spline para criar uma forma aleatória com curvas, de preferência uma com poucas de início.

Depois aplique um Preenchimento (em uma cor que você desejar) e remova a Borda.
Ainda no menu Formatação com a forma selecionada, vá até a opacidade e baixe um pouco (não precisa ter uma numeração exata).
Clique com o botão direito e escolha Tranca as entidades.
Agora que temos uma base, vamos clicar na ferramenta Novo Polígono. Tente agora criar o traçado da forma ligando as retas da ferramenta. Primeiramente você pode utilizar retas mais longas para se acostumar. Mas o ideal é entender que em alguns pontos voê irá utilizar cliques com intervalos bem menores e outros um pouco maiores, dependendo da situação.
Lembre-se: Caso erre durante um ponto do tracejado você não precisa criar tudo novamente. Basta pressionar a tecla Delete para voltar um passo atrás. Quando o desenho com os polígonos estiver concluído, pressione o botão direito do mouse para finalizar.
Quando se sentir com mais segurança você também pode pegar alguma imagem da internet que possui um desenho de um caminho, por exemplo, e realizar o mesmo processo.
Praticando e entendo os conceitos você conseguirá facilmente desenhar caminhos como na imagem abaixo:
Até a próxima!
Anterior Próximo