PhotoLANDSCAPE: Dicas para ajustar forrações em tipos de perspectivas diferentes.
Autor: Rafael Paulo Lino - Data: 13/05/2014
Quem utiliza o PhotoLANDSCAPE sabe que é prático e muito simples inserir uma grama ou piso dentro de uma seleção. No entanto, reparei que alguns clientes possuem uma certa dificuldade em ajustar esses item de acordo com a perspectiva da foto em que estão trabalhando. Nesta matéria, vamos dar algumas dicas de como proceder nesses casos.
Vamos utilizar o terreno 3D acima como exemplo. Ele já está com uma seleção criada no chão para inserirmos uma forração.
Utilizaremos uma grama para preenchê-la. Escolhi a Grama-Americana (STSE) que vai ser ideal para o exemplo que irei demonstrar.
Depois de digitar o nome ao lado na busca do Banco de Dados, basta clicar no quadrado com o nome do item e ele será inserido dentro da seleção.
A grama foi inserida e o resultado não ficou ruim. Porém, se formos mais detalhistas e observamos essa inserção, notamos que a grama está parecendo um pouco grande em relação a perspectiva da foto que estamos utilizando. Deixando uma impressão de está grande demais para o seu tamanho.
Com os recursos do PhotoLANDSCAPE, é possível que melhoremos isso. Se formos até a Aba Formatação e clicarmos no botão Editar com a grama selecionada:
Iremos ter essa visão na área de trabalho:
Apenas a seleção com a grama está sendo exibida e ao clicarmos nela o retângulo de seleção também aparece em volta. Se a seleção está visível, é possível que redimensionemos. Repare que esse retângulo pontilhado está maior do que a área preenchida, então vamos clicar na parte de cima e arrastar um pouco para baixo. Achatando mesmo o mapa da grama.
Iremos fazer o mesmo com a parte de baixo:
O Resultado será o da foto abaixo:
Repare que a única opção que está em Editar Recorte é Finalizar Edição. Clique nesta opção para aplicar suas alterações e voltar a fotomontagem.
O que mudou agora? Note que o tamanho da grama ficou muito mais realista em relação a perspectiva e o tamanho da área em que está ocupando. Na área da frente gramas maiores e ao fundo gramas bem pequenas.
O mesmo caso pode ser aplicado nesse ponto de vista. Em que a grama grama está com um tamanho maior do que seu tamanho real em relação a casa e o terreno da foto. Ali apenas movi um pouco mais abaixo o mapa da Paspalum Notatum (PANO). Repare a diferença de naturalidade entre as duas.
Isso também pode ser feito com pisos e algum outro tipo de imagem que possua o tamanho necessário. Além disso se for preciso você pode inverter os lados, trocar os mapas ou tentar algo que se aplique melhor a situação. Experimente testar as ferramentas e tentar meios diferentes para descobrir outras possibilidades.
Até a próxima.
Anterior Próximo