Plantas aquáticas para seus projetos de lagos ornamentais
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 12/03/2012
Foto: Guilherme Motta
Criando espaços que proporcionem um bem-estar, um momento de descanso, ou até mesmo para apreciação de belas plantas, principalmente aquelas que mostram suas belezas em forma de flores, o ser humano está trazendo a natureza para seu convívio diário.
Os lagos ornamentais estão sendo cada vez mais utilizados em projetos de jardins para expressar esses sentimentos.
Com toda essa busca, a escolha das espécies botânicas deve estar em repleta sintonia com o ambiente que será projetado. As plantas aquáticas possuem baixa manutenção, sendo uma ótima opção para a ausência de tempo que é enfrentado pela população das grandes cidades.
Abaixo um vídeo do desabrochar da flor de Victoria amazonica.
As espécies da família botânica Nymphaeaceae Salisb., estão na escolha dos principais projetos, devido sua maravilhosa floração.
Magestosa e encantadora, a Victoria amazonica, conhecida popularmente como Vitória-régia, é nativa da região Amazônica. Possui folhas que podem atingir 2 metros de comprimento e pode comportar um peso bem distribuido de até 40 quilos. É uma planta de cultivo delicado, devendo ser cultivada a sol pleno, só vegetando sob calor equatorial e tropical pois não é tolerante ao frio. Suas flores são brancas e, após a polinização, se tornam róseas.
Victoria amazonica - Foto: Diego Gonzaga
Flor de Victoria amazonica - Foto: Diego Gonzaga
As Nymphaea sp., são conhecidas popularmente como Ninféias, e são nativas principalmente da África. Com folhas lisas e brilhantes, ficam submersas na água, possuindo flores solitárias de diversas cores como brancas, azuis, róseas e rubras. Elas são muito adequadas para pequenos lagos ornamentais devido as suas folhas atingirem tamanho em torno de 30 centímetros. Seu cultivo deve ser a pleno sol, não tolerante a climas frios. A maioria das espécies florescem na primavera e no verão.
Nymphaea rubra - Foto: Guilherme Motta
Nymphaea rubra - Foto: Diego Gonzaga
Da família botânica Nelumbonaceae A.Rich, se destaca o Nelumbo nucifera que é muito utilizado em lagos de jardim oriental. Conhecido popularmente como Flor-de-lótus ou Lótus, apresenta flores de diversas colorações que surgem no verão. Originária da Ásia, prefere climas mais amenos a pleno sol, onde a floração se intensifica. Suas folhas grandes e arredondadas são elevadas sob a altura da água por um longo pecíolo. No budismo a planta simboliza a vida perpétua e renovação.
Nelumbo nucifera - Foto: Guilherme Motta
Se encante e escolha de acordo com cada trabalho as espécies adequadas para seu projeto de lago ornamental ou espelho d`água, melhorando, assim, seu espaço verde e sua aproximação com a natureza!
No próximo mês veremos mais opções de plantas aquáticas para enriquecer seus projetos de paisagismo. Até a próxima!
| "Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso." Aristóteles | | |