Plante uma palmeira para o seu neto
Autor: Regina Motta - Data: 03/12/2019
A partir da publicação de Floração de palmeiras plantadas por Burle Marx vira atração no Rio de Janeiro recebemos solicitações de nossos leitores sobre o cultivo desta palmeira.
Palmeira Talipot de florescência em Foster Botanical Gardens, Honolulu, Havaí
Foto: By Cumulus Clouds - Own work, CC BY-SA 3.0, wikimedia
Procuramos nos informar mas, como a espécie é exótica, nativa do Sri Lanka e Índia, as informações são poucas aqui.
Pelo que vimos, esta palmeira demora até 80 anos para florir e, logo após, ela morre. Aqui no Brasil o relato é de que ela floresce antes, por volta dos 40 anos, devido ao nosso clima e também por estar plantada em áreas abertas, onde há maior insolação.
Sua florada, em cachos, pode atingir cerca de 5m de altura no tronco e ter um milhão de microflores. Os frutos têm entre 4 e 5cm de diâmetro e demoram 1 ano para amadurecerem. Logo após o amadurecimento dos frutos a árvore começa a morrer.
Este tempo tão dilatado para seu florescimento, justifica o título desta matéria: Provavelmente somente os netos de quem a plantou verá o seu florescimento.
As informações que conseguimos dizem que seu cultivo é simples e só requer que a cova onde foi plantada a semente seja bem marcada, pela lentidão com que ela cresce. A cova deve ter 40cm X 40cm e usar 10 colheres de adubo NCK de 10-10-10.
Ela pode crescer até a 70m, então é preciso levar isso em conta na escolha do local.
Vimos também que não é difícil conseguir as sementes e até mudas. Resta saber se estas serão legítimas.
Neste artigo publicado por nós, A palmeira do amor: Talipot ou Corypha umbraculifera você encontra mais informações.
Veja também:
Anterior Próximo