Porque encerramos as licenças permanentes dos programas AuE Software
Autor: Guilherme Motta - Data: 27/04/2020
Até 31/10/2019 a AuE Software comercializava licenças permanentes e subscrições dos seus programas. Hoje só comercializamos licenças no modelo de subscrição.
Há muita confusão a respeito deste assunto, então espero trazer informações para todos.
A licença permanente muitas vezes é uma armadilha, porque a licença pode ser permanente mas o suporte técnico não é. O problema é que programa de computador é um serviço, não é um produto.
A lei brasileira prevê que todo programa de computador tem prazo de validade técnica, ou seja, quem fabrica um programa é responsável pela manutenção por um determinado tempo. Então a lei já prevê que existe um prazo para que o código fique obsoleto e precise de manutenção ou que seja finalmente descartado. Isto significa que mesmo um programa permanente tem fim, depois de algum tempo fica obsoleto e seu uso inviável.
Por outro lado, existe suporte técnico e suporte funcional. O suporte funcional, para muitos usuários de programas de computador é desnecessário, a pessoa assiste vídeos no youtube, procura tutoriais e Wikis, fuça no programa e não procura o fabricante com dúvidas de uso. Ou seja, depois que a pessoa aprende precisa menos de suporte funcional. Mas mesmo assim, é preciso que alguém esteja produzindo e distribuindo conteúdo sobre o uso dos programas.
Porém o suporte técnico é sempre necessário, o sistema operacional muda, os antivírus mudam, as ferramentas e tecnologias mudam. Tecnologias surgem e desaparecem muito rápido no ambiente de informática, para manter a compatibilidade do sistema é preciso equipe de TI trabalhando no software constantemente.
Por exemplo, o fim do suporte da Microsoft, para uma determinada versão do Windows, encerra a viabilidade de se usar este sistema operacional. As atualizações do windows, que muitas vezes atrapalham nosso dia a dia, quando são encerradas deixam o sistema muito vulnerável e rapidamente obsoleto.
Do ponto de vista dos programas da AuE Software, o download de um update é suporte técnico, manter um servidor com webservice e banco de dados funcionando para o acesso de informações é serviço de suporte técnico e manutenção de software. Então estes serviços são encerrados para versões antigas dos programas da AuE e quando a pessoa opta por não assinar o serviço de suporte e atualização dos programas, com o tempo a falta destas atualizações comprometem a qualidade e disponibilidade dos programas.
A assinatura, entre outros serviços de suporte técnico e funcional, dá direito ao download no Aue Network. Após o fim da assinatura, por um prazo limitado, ainda permitimos ao usuário baixar coleções de itens do banco de dados, mas estes downloads passam a ser pagos. Assim como o suporte técnico, que é gratuito por um ano, depois pago por mais algum tempo e depois não temos mais disponível.
Por exemplo, hoje, quem tem uma licença permanente da versão 2009 já não tem suporte gratuito nem pago, não consegue baixar itens no Aue network, etc. mas ainda consegue usar o programa dentro dos limites de compatibilidade, por exemplo, a versão 2009 não funciona no windows 10 ou com o AutoCAD 2020.
As coleções de itens que tiverem sido baixadas ficam no computador do usuário, o programa não apaga os itens baixados quando vence a assinatura. O programa só exclui itens do banco de dados quando o usuário clica no botão excluir ou em desinstalar. Por outro lado, se o usuário formatar o computador terá de fazer um backup antes, pois o acesso ao sistema de download de coleções, AuE Network, fica indisponível;
O recurso de download de banco de dados do sistema é fortemente acoplado a versão do programa. Uma coleção de itens é montada para uma versão específica do sistema. Por isto o Aue network é um serviço limitado, considerado suporte e disponível somente no prazo de assinatura e para a versão corrente do sistema.
No lançamento de uma nova versão do sistema da Aue, o Aue Network antigo pode parar de funcionar. Isto porque as novas versões do sistema da Aue tem sistematicamente alterado o funcionamento do Aue Network, por exemplo os 3Ds da versão 2016 usam outro sistema de aplicação de materiais incompatível com o sistema da versão 2018, provavelmente as alterações que serão feitas para a próxima versão do sistema vão deixar as coleções incompatíveis. Além disto a infraestrutura de hospedagem do sistema muda e paramos de fazer updates que são suporte técnico. Então as coleções são incompatíveis com versões diferentes do sistema, uma coleção para a versão 2016 pode não funcionar com a versão 2018. Precisamos avançar com os programas, melhorar, aprimorar, por isto não ficamos investindo esforço de TI criando compatibilidade do Aue Network entre diferentes versões do sistema, então o mecanismo vai naturalmente parando de funcionar.
Quem tem a versão 2016 ou anterior já não tem acesso ao mesmo sistema de download que a versão 2018. Então mesmo se o usuário quiser pagar por uma coleção, o 2016 já não consegue baixar as coleções atuais.
Isso quer dizer que após o download o cliente que planeja não assinar e ficar com a licença permanente sem serviço de suporte e atualizações tem de fazer o backup antes de formatar e reinstalar o programa, porque sem fazer o backup tudo o que ela tiver baixado vai sumir.
Existem sites que disponibilizam modelos 3D, mapas de opacidade ou desenhos de CAD livremente, de forma gratuita.
Porém são sistemas muito diferentes. Você pode baixar arquivos de 3D, 2D e fotos e incluir nos programas da AuE, manualmente. Veja que o sistema da AuE em todas as versões sempre permitiu que o próprio usuário cadastre novos itens. Manter um site com arquivos para download também é bem mais simples, do ponto de vista de programação que o serviço integrado que oferecemos possui.
O Aue Network forma uma comunicação de banco de dados entre o nosso servidor e o programa do cliente. Esta comunicação é bem mais complexa porque o banco de dados tanto do lado do servidor quanto do lado do cliente muda a cada intervalo de tempo e os dados adicionados precisam "combinar". Em outras palavras, os dois computadores tem de falar a mesma língua. Neste caso mudanças em um ou outro precisam ser sincronizadas, ajustadas, adaptadas, programadas e este esforço nós fazemos para uma única versão do sistema, a versão atual.
Agora, o cadastro manual, baixando fotos e desenhos na internet e incluindo as informações no sistema sempre estará disponível e mesmo quem tem a licença antiga pode fazer.
Na licença permanente depois que o cliente adquire a licença existem outras despesas com update, upgrade, suporte técnico avulso, assinatura, enfim, uma parafernália de produtos associados a licença permanente.
A licença de software por subscrição simplifica o licenciamento. Na subscrição existe somente a subscrição, o cliente sempre tem a última versão do sistema, sempre consegue fazer download, sempre tem suporte técnico e suporte funcional, enfim, na subscrição a AuE estabelece uma parceria com o cliente.
Por outro lado, existe uma mudança mundial chamada de capitalismo circular, em oposição ao capitalismo linear. No capitalismo linear o consumidor adquire um bem e depois de um tempo descarta e compra outro. No capitalismo circular o bem continua sendo do fabricante, o consumidor paga pelo uso e o fabricante é que recicla ou melhora o bem para oferecer ao consumidor sempre um serviço de qualidade. O Uber é um exemplo disto, já está sendo comum pessoas optarem por não ter carro e usar serviços. Ainda sobre carros, outro exemplo é ter carro por assinatura, onde você paga um valor fixo anual e tem sempre um carro zero na garagem. Afinal, carro tem valor na compra, na venda já não tem valor.
A mudança interna na AuE tem sido grande na passagem da licença permanente para subscrição. Criamos um departamento novo na empresa, chamado "Sucesso do Cliente", pois o conceito é que a empresa só vai "ganhar dinheiro" se o cliente tiver sucesso. Veja que na licença permanente a empresa ganha dinheiro na venda do software, então existe um esforço grande em vender, mas não existe um esforço grande para que o cliente tenha sucesso. Muitas iniciativas como as aulas introdutórias, pós venda, investimento constante na publicação de itens para download, tudo isto está focado em proporcionar maior sucesso aos clientes.
A proposta de mudança que a AuE vem trazendo desde 2015 (quando introduzimos a opção de licença por subscrição) tem sido mudar o foco da empresa que estava no produto para focar na experiência do cliente. A mudança tem acontecido e os clientes que optaram pelo novo tem elogiado muito, porém clientes que se mantem "agarrados" no modelo anterior tem tido bastante resistência.
Como diz a Elis Regina "(...) o novo sempre vem (...)", novos tempos, novas soluções. Aqui na AuE somos apaixonados pelo que fazemos, nosso objetivo sempre foi ter os melhores produtos e serviços do mundo nas áreas em que atuamos. Espero que você, leitor, queira fazer o futuro conosco!
Um abraço, até a próxima.
Veja também:
Desafio 10 anos PhotoLANDSCAPE 2009 x PhotoLANDSCAPE 2018!
Coleção de espreguiçadeiras Jardim Móveis
Anterior Próximo