Projeto de mestrado aponta AutoLAND como ferramenta facilitadora
Autor: Adriana Corrêa - Data: 05/08/2005
A arquiteta Ana Cecília Rocha concluiu o seu projeto de mestrado sobre "Plano de manejo para espaços culturais", apontando o software AutoLANDSCAPE como ferramenta facilitadora para projetar paisagens. A defesa do estudo ocorreu em abril deste ano, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo horizonte. O trabalho obteve nota máxima pelas argumentações e soluções apresentadas à banca examinadora.
Segundo a acadêmica, o programa ainda pode ser mais explorado e sugere o seu uso, também, para o mapeamento urbanístico. "A minha idéia é utilizar o AutoLANDSCAPE em um processo inverso para o qual ele foi destinado, ou seja, ao invés de projetar, registrar situações já existentes."
O diretor da AuE Soluções, Guilherme Motta, explica que a empresa já está trabalhando em um novo software, exclusivo para a manutenção de projetos de paisagismo já implantados. No entanto, ainda não há previsão para o seu lançamento. "Este é um estudo complexo, que demanda de um a dois anos para o seu desenvolvimento", afirmou.
A arquiteta ainda apresentou como novidade, a utilização da tecnologia de escaneamento a laser em 3D, e a adaptação das fichas de plantas do AutoLANDSCAPE em fichas de diagnósticos. De acordo com Ana Cecília, a tecnologia tem se mostrado uma grande parceira nas soluções e representações de projetos arquitetônicos e paisagísticos. "Com os recursos tecnológicos, fica muito mais fácil para o cliente entender o que será feito na sua propriedade, pois ele pode visualizar a obra pronta antes mesmo dela ser iniciada."
Anterior Próximo