Saiba mais sobre lagos ornamentais conhecendo o trabalho de quem ama o que faz
Autor: Camila Fonseca - Data: 01/09/2011
Barulho, muito trabalho, trânsito e uma vida agitada. É assim que vive a grande maioria da população atualmente e, para se livrar do estresse diário, o refúgio encontrado para quem busca calma, beleza e o agradável som da natureza, são os lagos ornamentais. Esse tem sido o espaço daqueles que desejam recarregar as energias e contemplar um belo espelho d´água.
Lago Ornamental desenvolvido pela empresa Genesis Ecossistemas
"Desde menino, sempre fui apaixonado por peixes e aquários ornamentais, tanto que na faculdade defendi minha tese em aquários ornamentais", conta Ricardo Caporossi Junior, Veterinário e Paisagista, proprietário da empresa Genesis Ecossistemas. Ele comenta que quando foi morar em Holambra - SP percebeu que lá havia um mercado promissor. Assim, começou a estudar sobre assunto e, quando que fez seu primeiro lago ornamental, descobriu um verdadeiro dom. "Então abri minha empresa e comecei a me aprofundar mais no assunto: fui estudar na Alemanha e depois fui para os Estados Unidos em busca de mais conhecimento", informa.
Ricardo Caporossi explica que a escolha do espaço é feita levando em consideração aqueles mais arejados, seja em ambiente interno ou externo. "De preferência, procuramos manter longe de árvores caducas ou frutíferas, escolhemos ambientes mais altos para impedir que desemboque água de chuva e também nos preocupamos em estar longe dos telhados ou, se for inevitável, a desviamos, pois nem toda água pode ir para o lago, porque ela pode desequilibrar o ecossistema", afirma.
Lago Ornamental desenvolvido pela empresa Genesis Ecossistemas
Segundo ele, diversas espécies de peixes podem ser escolhidas para fazer parte do lago, como: Corimba, Tucunáre, Pintado, Dourado, Ciclídeos, Aruanã; ou seja, peixes tropicais e/ou ornamentais. Mas sempre respeitando seu ecossistema e a cadeia alimentar a qual pertecem. Contudo, aquelas que mais se adaptam a um lago ornamental são as carpas. "São um dos poucos peixes que suportam as grandes variações de temperatura, principalmente águas muito frias", elucida.
Já os vegetais para ornamentação dos lagos, o profissional explica que devem ser selecionadas as espécies que mais se adaptam aos ambientes úmidos. "É importante respeitar suas necessidades de insolação. Lembrando, ainda, que as mesmas são selecionadas conforme o ambiente onde será implantado o ecossistema, pois, como em qualquer projeto paisagístico, respeitamos formas e cores para um perfeito equilíbrio na criação de nossos ambientes", avalia.
Lago Ornamental desenvolvido pela empresa Genesis Ecossistemas
Ricardo Caporossi garante que seus lagos são desenvolvidos conforme a solicitação e o desejo de cada cliente, sempre levando em consideração as condições do espaço em que será trabalhado. Ele repara que a escolha das espécies vegetais e das pedras - tanto naturais ou artificiais - são de extrema importância para que haja harmonia na ornamentação.
Não pensando apenas no contorno estético da obra, o Veterinário tem trabalhado em cima do ideal de desenvolver ecossistemas de baixo impacto ambiental. "Somos muito gratos a Deus por termos o privilégio de trabalhar junto da natureza. A criação de ecossistemas perfeitos só é possível através da grande flora e fauna existente onde vivemos. Dessa maneira reunimos o conjunto das mesmas na criação de nossos projetos, procurando sempre respeitar o meio ambiente e reduzir impactos ambientais", revela.
Assim surgiu a iniciativa de implantar, em sua empresa, o processo de certificação ambiental ISO 14001 - Uma norma desenvolvida com o objetivo de criar equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e redução do impacto ambiental; com o compromentimento de toda organização. "Também com a qualidade de nossos filtros, diminuímos as trocas de água e proporcionamos aos nossos clientes, a decisão de armazenamento e reuso dessas águas para regas de jardins e espelhos d´água", completa.
Mas seu objetivo não termina por aí. Ricardo Caporossi manifesta seu desejo de, além de fazer ornamentação, dar motivo à existência de um lago, qualquer que seja o local de implantação. "Integramos nosso lago ao paisagismo e à arquitetura existente, proporcionando uma área de convívio e bem estar", pontua.
Lago Ornamental desenvolvido pela empresa Genesis Ecossistemas
De acordo com o profissional, a maior demanda se concentra nas residências. "Um imóvel com um jardim bem cuidado e com um lago bem implantado, tem uma valorização de 16% no mercado imobiliário. No entanto, para quem aprecia o contato com a natureza dentro de seu próprio lar, isso não tem preço", anuncia. Para Ricardo este trabalho não só dá a oportunidade de incentivar o cliente a amar seu lago, mas, também, lhe proporciona um ambiente de paz, tranquilidade e maior respeito ao meio ambiente. E ele conclui: "Acredito que o amor e o respeito naquilo em que trabalhamos sempre gera um boa aceitação."