VisualPLAN: Modelando a arquitetura no projeto
Autor: Lucas Rodrigues Barra de Oliveira - Data: 27/10/2021
Na dica técnica de VisualPLAN deste mês vamos ensinar você a modelar a arquitetura do seu projeto para valorizar sua entrega e representar melhor para seus clientes.
O conceito que vamos usar é básico, trabalhando com polígonos e aplicando volume neles, ferramentas que são optimizadas no VisualPLAN e fáceis de usar.
Paredes simples
Vamos criar os polígonos com as medidas certas, para isso, selecione a ferramenta Retângulo e comece a desenhar.
No primeiro campo de medidas coloque 0,15, referente à 15 cm - espessura média de parede. Aperte a tecla TAB do seu teclado para trocar o campo de dimensão e digite o valor que será o comprimento da parede - 1m; 2,75m; 5,64m; etc.. A ordem dessas medidas dependerá se a parede está na horizontal ou na vertical.
Clicando no botão Volume, o polígono se torna um objeto 3d, o qual você pode alterar o preenchimento 2d e 3d, ajustar a altura adequada - aqui foi usado um pé direito de 3,06m - e ajustar a Posição 3d.
Paredes com vãos de janela e portas
Vamos seguir o mesmo método para desenhar, porém no caso das janelas, vamos fazer meia parede, seguindo a altura do peitoril, que aqui foi usado 1,6m para a báscula e 1,1m para as janelas.
Em seguida, desenhe as laterais das paredes, deixando o espaço das janelas entre elas. Neste passo é importante lembrar de mudar a posição 3d do objeto para 1,6m em báscula, ou 1,1m em janelas.
Por fim, usando o mesmo método, desenhe a viga para fechar a janela, usamos ela com 0,40m de altura e posição 3d de 2,66m. Pronto, sua parede com vão está pronta.
Janelas
Vamos usar o mesmo método, com polígono e volume, sempre lembrando de ajustar a altura do objeto e a posição 3d, para encaixar corretamente com o vão. No preenchimento 3d, usaremos cores azuladas ou esverdeadas e aplicaremos transparência para que cause a impressão de que esse objeto é de vidro.
Portas
O conceito é o mesmo, porém não é necessário o volume para o peitoril.
Laje de cobertura
Desenhe o polígono em volta de todo o perímetro da arquitetura, aplique volume, na altura, coloque a espessura da laje, aqui foi usado 0,12m, e a posição 3d de 3,06m.
O mesmo processo será feito nas lajes da garagem e da entrada da casa. Neste caso, finalizamos a cobertura com uma platibanda, com o mesmo método, com altura de 0,20m e posição 3d de 3,18m.
Com essa técnica, você conseguirá criar qualquer elemento arquitetônico, como escadas, pilares, muretas, janelas, portas e esquadrias.
Veja também:
VisualPLAN: Objetos Flutuantes
VisualPLAN: Como inserir Escadas e Rampas em Platôs
VisualPLAN: Criando Lagos e Piscinas
Anterior Próximo