Especial Inspirações Paisagísticas: 1 - Espaço Público Little Island, Nova York
Autor: Jéssica de Souza - Data: 06/08/2021
Píer 55 - Little Island, Nova York. Fonte: Standard Architects
Little Island, ou Ilha Flutuante, é um parque público situado no bairro de Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, mais precisamente no Pier 55. O escritório Heatherwick Studio e o MNLA foram os responsáveis pelo projeto que foi financiado por Barry Diller (executivo) com apoio da Hudson River Park Trust (responsável pelo espaço público ao longo da orla da ilha de Manhattan).
O Pier 55
O Pier 55, antigo pier 54, está localizado entre a costa da ilha de Manhattan e o Rio Hudson. No séc IX se tornou um movimentado porto que recebeu vários transatlânticos da Cunard-White Star (maior empresa de navegação do mundo na época), o RMS Carphatia com os sobreviventes do Titanic e também de onde saiu o RMS Lusitania ( transatlântico que teve grande repercussão ao afundar 5 dias depois de sair do porto durante a Primeira Guerra Mundial).
Antigo Pier 54. Fonte: Heatherwick Studio
Durante um período ficou em desuso e foi ocupado novamente em 1970 por um grupo da comunidade LGBTQ. Em 1986 iniciou o evento Dance on the Pier (que celebrava o orgulho LGBTQ) e em 1998 ele foi integrado na construção do Hudson River Park.
Por fim, em 2012, foi atingido pelo furacão Sandy, sobrando somente as estacas de madeira no rio.
O Projeto
O parque surgiu através de uma doação filantrópica, feita pela fundação de Barry Diller e sua esposa Diane von Furstenberg, de cerca de US$260 milhões para a construção e US$120 milhões para a manutenção do local por 20 anos.
Diller montou uma equipe e, juntamente com a fundação Hudson River Park, selecionou as empresas Heatherwick Studio (estrutural) e MNLA (paisagismo) para criar o projeto.
Projeto Píer 55 - Little Island. Fonte: Heatherwick Studio
A ideia principal era trazer ao visitante a sensação de sair da cidade e entrar em meio à vegetação, que integrasse natureza e arte, em uma área de 11000 m². Teoricamente o projeto iniciou-se em 2013, houve uma pausa devido a problemas supostamente relacionados à opositores, e em 2018 voltaram com a construção finalizando o píer agora em 2021.
Píer 55 - Little Island. Fonte: Heatherwick Studio
Os pontos que mais chamam a atenção na construção são o paisagismo e a estrutura. A Heatherwick Studio, liderada por Thomas Heatherwick, e uma equipe qualificada de engenheiros, designers e construtores criaram uma estrutura composta por 132 potes em concreto que são usados de base para o pier. A forma dos potes foi inspirada em gelos, que se formam quando a água congela ao redor deles, e cada um possui uma forma diferente que se conecta ao outro formando uma estrutura que lembra uma folha flutuando sobre as águas. As estacas de madeira do antigo pier foram mantidas para proteger o habitat marinho. Sob a estrutura temos espaços para entretenimento composto por um anfiteatro com 700 lugares, um palco mais intimista com capacidade para 200 pessoas e ao centro um grande espaço para eventos. Como a equipe não queria prédios no local, trouxeram esses espaços em forma de diferentes alturas dos potes, como nota-se nos que ficam ao fundo, e abaixo deles criaram espaços para banheiros e salas de vestimenta. Essas diferenciações de altura também ajudam na separação de espaços e locais para observação.
Planta baixa e Foto da Ilha vista de cima. Fonte: Heatherwick Studio
Planta Baixa Pavimento Inferior - Onde ficam os banheiros e salas de vestimenta que dão suporte ao Teatro. Fonte: Standard Architects
Corte Little Island. Fonte: MNLA
Corte Estrutura Potes. Fonte: MNLA
O paisagismo, feito pelo escritório MNLA e tendo Signe Nielsen como responsável, possui 35 espécies de árvores, 65 espécies de arbusto e 290 variedades de gramíneas, perenes, trepadeiras e arbustos escolhidos pelas fragrâncias e por atrair pássaros e polinizadores. Cada canto da ilha representa um microclima diferente que varia de acordo com os níveis e a quantidade que recebem de ventos e exposição solar. Em relação às estações do ano, na primavera tem-se árvores e arbustos floridos, no verão plantas perenes, outono folhagens em tons que combinam com o gramado e no inverno diversos arbustos. Possui cerca de 536m de área caminhável e áreas com gramado para relaxar.
Paisagismo Humanizado das Estações do ano. Fonte: MNLA
Paisagismo Little Island. Fonte: MNLA
Como inspiração para seu projeto Nielsen baseou-se no Parque Nacional de Acádia, em Maine, que possui uma topografia de penhascos que contrastam com as águas; a segunda inspiração foi a distância que a ilha ficaria da terra dando a impressão de como se uma folha flutuasse; e por último os jardins japoneses que possuem caminhos emoldurados por paisagens definindo os trajetos a serem seguidos pelos visitantes. Ela quis criar um espaço de contemplação, onde a cada vez que se visita tem uma sensação diferente com o local, pois, conforme muda-se as estações, muda também a paisagem do local.
Paisagismo Little Island. Fonte: MNLA
Para saber mais informações mais detalhadas sobre o projeto acesse o site da Little Island, que contém todas as informações sobre as etapas de projeto e construção, empresas que participaram, diversos vídeos com Thomas Heatherwick e Signe Nielsen explicando a concepção do projeto (em inglês), e uma filmagem em time-lapse do início até o final da edificação. No site da Heatherwick Studio você consegue ter acesso a um catálogo de imagens da ilha, além de etapas do projeto como volumetria da estrutura, croquis de concepção, plantas baixas, etc.
Little Island. Fonte: MNLA
Little Island. Fonte: MNLA
Little Island. Fonte: MNLA
Little Island. Fonte: MNLA
Little Island. Fonte: MNLA
Referências:
Projects Little Island, New York/United States. Heatherwick Studio. Disponível em: http://www.heatherwick.com/projects/infrastructure/pier55/. Acesso em: 04 de Agosto de 2021.
Little island. Conteúdo geral sobre o Píer 55. Disponível em: https://littleisland.org/. Acesso em: 04 de Agosto de 2021
Projects Little Island. MNLA. Disponível em: https://www.mnlandscape.com/projects/Pier_55. Acesso em: 04 de Agosto de 2021
Veja também
Jardins ecológicos: o seu jardim como uma parte de um todo
PhotoLANDSCAPE- Dica 1 de 5: Escolha uma boa imagem para trabalhar
Websérie " Parques de BH" apresenta beleza das áreas verdes na cidade
Anterior Próximo