AutoLANDSCAPE: Entendendo e utilizando conjuntos de plantas
Autor: Clayton Santana - Data: 09/05/2023
Na dica técnica deste mês da AuE Paisagismo, mostraremos como funciona e qual a finalidade dos conjuntos no software.
É importante entendermos as características que o software possuí, pois, através dessas informações conseguiremos trabalhar de forma mais rápida e assertiva.
Ao escolhermos o item que vamos utilizar no projeto, temos algumas ferramentas para inseri-lo no CAD, de formas diferentes, tendo cada ferramenta sua característica.
Diferentes ferramentas de inserção de itens
Quando escolhemos uma planta, por exemplo, cada vez que você clica em uma ferramenta para inserir o item, é criado um novo conjunto. Neste conjunto contém algumas informações que podem te auxiliar no desenvolvimento do projeto.
Inserindo o item no CAD
1º Escolher a planta;
2º Escolher a ferramenta de inserção no CAD;
3º Plantas inseridas pertencentes ao conjunto 1;
4º Plantas inseridas pertencentes ao conjunto 2;
Ao utilizar a ferramenta informa, ela trará informações, como, por exemplo, o número do conjunto e a quantidade de itens no conjunto selecionado.
Informações do conjunto
Para iniciar um novo conjunto, você deve encerrar o comando anterior utilizando a tecla ENTER, e clicar na ferramenta de inserção novamente.
Caso queira aumentar um conjunto, você pode copiar o item e colar, dessa maneira os itens copiados estarão inclusos dentro do mesmo conjunto de que foram copiados.
Copiar (Ctrl + C) e Colar (Ctrl +V)
Copiar (Ctrl + C) e Colar (Ctrl +V)
Outra ferramenta que traz as informações dos conjuntos é a chave. Quando utilizamos a chave, ela nos traz a informação de quantos itens foram inseridos naquele conjunto. Caso sejam feitas alterações e as chaves já estiverem inseridas no projeto, é necessário reinseri-las, pois, as informações não atualizam automaticamente nas chaves.
Inserindo chave no projeto
Segue vídeo tutorial:
Veja também
* VisualPLAN LT x VisualPLAN FULL
* VisualPLAN: Usando Platôs para montar o terreno do projeto
* Saindo do “papel” e ganhando outras formas: O paisagismo comprometido de Cristiano
Anterior Próximo