AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7
Autor: Camila Innocêncio - Data: 17/11/2015
O AutoLANDSCAPE é um software que deve ser utilizado juntamente com algum outro programa de desenho 2D e 3D como o AutoCAD ou o CADian, por exemplo. A partir disso podemos elaborar projetos técnicos com um grau de detalhamento elevado, de uma forma muito simples e em certos aspectos automática, uma vez que a maioria dos dados necessários ao projeto o programa nos fornece.
Além da grande diversidade de espécies de plantas, mobiliários, pisos, divisores e representações gráficas disponibilizadas, é oferecida uma grande quantidade de informações técnicas como por exemplo: espaçamento necessário entre as mudas, dimensões, formas de distribuição no terreno e um fator de extrema importância tanto para o projetista quanto para o cliente: a quantificação de itens e consequentemente, a criação de um orçamento.
Nesta edição começaremos a ver o passo-a-passo da elaboração de um projeto paisagístico, abordando desde a escolha e inserção de itens e geração de orçamentos, até a criação de pranchas impressas para serem apresentadas aos clientes e utilizadas na execução do projeto.
1º passo: Escolha da escala a ser utilizada no projeto
Com o projeto básico efetuado em CAD, o primeiro ponto a ser pensado é a escala e consequentemente o formato do papel em que o projeto será impresso. Para fazermos essa configuração, no painel de ferramentas do AutoLANDSCAPE devemos ir no ícone onde está indicada a escala, escolhendo a mais adequada (neste caso utilizamos 1:200 devido às dimensões do projeto apresentado) e posteriomente na aba Paper Space.
Figura 1: Configurando a escala de impressão no AutoLANDSCAPE 2016
Na aba "Paper Space" devemos escolher o formato do papel a ser utilizado e clicar em "Avançar". Para o projeto apresentado, foi escolhido o formato A2.
Figura 2:Escolhendo o formato do papel no AutoLANDSCAPE 2016
Figura 3: Configurando o formato do papel e as margens no AutoLANDSCAPE 2016
Posteriormente, selecionaremos a escala utilizada, no caso, 1:200 e novamente na opção "avançar" para continuarmos a configuração.
Figura 4: Configurando a escala de impressão no AutoLANDSCAPE 2016
Como última etapa deste processo, escolheremos o tipo de legenda a ser utilizada na prancha que será impressa. Ela é importante pois traz dados essenciais do projeto, como por exemplo o nome do projetista, a escala utilizada e o tipo de projeto apresentado.
O programa já possui alguns modelos, mas se for necessário é possível incluir novos na opção "incluir". No exemplo apresentado, não foi inserida a legenda por ser um projeto meramente demonstrativo.
Figura 5: Definindo o tipo de legenda no AutoLANDSCAPE 2016
Na próxima edição da "Revista AuE Paisagismo", daremos continuidade ao tutorial de elaboração de um projeto paisagístico no AutoLANDSCAPE 2016, mostrando como é feita a escolha e inserção de itens no desenho.
Veja também:
* AutoLANDSCAPE 2016: Configuração das penas para impressão e criação de arquivo ".ctb" - parte 6 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Inserção de legendas e modificação na escala do desenho - parte 5 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de pranchas e inserção de chaves - parte 4 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de áreas com formas orgânicas e inserção de mobiliários - parte 3 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Escolha de itens e modos de inserção no projeto - parte 2 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7
Anterior Próximo