Entrevista com Roberto Reis, Pool Designer de SP
Autor: Jéssica de Souza - Data: 22/11/2021
Antecipando o clima de verão a Revista AuE Paisagismo entrevista este mês o Pool Designer Roberto dos Reis para falar sobre piscinas, as tendências, dicas de projeto e muito mais. Confira!
Aue Paisagismo: Para começar fale sobre você, sua formação e por que seguiu esse ramo de piscinas.
Roberto dos Reis: Roberto dos Reis, empresário administrador de empresas nascido em Abril de 1957.
Cursos técnicos:
- JACUZZI DO BRASIL - curso de instalações hidráulicas ano 1987;
- ASY POOL COMPANY CORP.- Orlando Florida – USA. Curso Projetos arquitetônicos para piscinas comerciais 1997;
- ABRA- ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTES unidade Alphaville Cursos – Desenhos em perspectivas - Auto Cad. 2 e 3 D –ano 2004.
Iniciou no ramo de piscinas em 1976 na empresa HIDROSPORT Engenharia, tendo participado da introdução das primeiras piscinas pré-fabricadas importadas pela Jacuzzi Canadense, pioneira na fabricação das piscinas de alumínio, aço naval e vinil no mercado Brasileiro.
Em 1985 fundou a empresa Nado Livre piscinas em São Bernardo do Campo
Em 1996 Fundou a empresa FREESTYLE POOLS em Orlando -FLÓRIDA-EUA, da qual trabalhou com as piscinas dos parques aquáticos da Disney e Resorts
Atuou também em construção e reformas de piscinas com revestimentos monolíticos especiais para Resorts e hotelaria.
No ano de 2003 Lançou no Brasil o revestimento monolítico para piscinas com as marcas "Cristal Pool e Quartzo Livre".
No ano de 2009 Lançou no Brasil o sistema de aquecimento Domo Solar.
Atualmente a empresa Nado Livre e Brazil Pool Design tem sua sede própria e Show Room na cidade de Barueri- Alphaville SP e atua na área de projetos técnicos para piscinas de grande porte voltadas ao segmento de Resorts Condomínios e também residenciais.
Fonte: Roberto dos Reis
Aue Paisagismo: O mercado depende de temporada ou o fluxo de projetos consegue se manter ao longo do ano?
Roberto dos Reis: Existem três nichos de mercado distintos para projetar as piscinas:
1 - Para aqueles clientes que desejam executar uma piscina em concreto armado do qual tem uma expectativa de vida útil em aproximadamente 50 anos. Estes planejam a obra procurando com boa antecedência um arquiteto ou projetista especializado em piscinas, que são chamados de Pool Designers, que dedicam sua carreira a projetar piscinas e espelhos de água interativos.
2 - Já os clientes que adquirem uma chácara no interior, ou uma casa de praia, e desejam comprar uma piscina instalada a curtíssimo prazo normalmente procuram uma piscina pré-moldada, como fibra de vidro ou vinil, tendo em vista que seu prazo de instalação gira em torno de 15 a 45 dias. Os fabricantes oferecem uma coleção de modelos com medidas padronizadas com uma expectativa de vida útil aproximada de 8 a 15 anos.
3 - Para as piscinas de uso coletivo ou para competições esportivas, a demanda é o ano inteiro, independente da época do ano.
Aue Paisagismo: Para quem quer iniciar neste meio, que dicas você dá?
Roberto dos Reis: Aos que desejam trabalhar com piscinas a dica e ´se candidatar ao estágio em alguma empresa que tenha boa experiência no mercado de piscinas. Existem muitas empresas que buscam interessados em trabalhar na área, mesmo sem experiência anterior. Vale pesquisar e se oferecer ao mercado, uma vez em atividade no ramo de piscinas o trabalho vai formando o profissional com o tempo.
Fonte: Roberto dos Reis
“Tanto a forma de uma piscina como a paisagem em seu entorno dependem um do
outro para alcançar sua beleza plena.” Roberto dos Reis
Aue Paisagismo: As piscinas entram dentro do conjunto de elementos que compõem o paisagismo. De quais formas ela pode agregar a esses ambientes?
Roberto dos Reis: O ideal para se criar projetos de piscinas com o paisagismo incorporado é que ambos atuem com sinergia para uma criação que visa alcançar a melhor qualidade possível, considerando o cenário como um todo.
As piscinas não são apenas reservatórios de água, elas devem ser projetadas de forma multifuncional para atender as diferentes faixas etárias, sejam para os membros da família, condomínios, para um grande e variado número de hóspedes em hotéis, onde se espera atender com uma boa acessibilidade para idosos e crianças, até para fuga de animais domésticos evitando acidentes.
Também deve se considerar a prática de esportes, seja a natação ou jogos de biribol, spas incorporados ou não na piscina. Sistemas de fluxo de água através de fundo infinito, além de acrescentar uma beleza fenomenal no cenário, mantém a superfície da água constantemente limpa. Acessórios e seus opcionais tais como aquecimento - solar, elétrico ou sistemas a gás - , tratamento automático da água e turbinas para natação, etc.
Todos os itens devem ser considerados no momento de se projetar uma piscina.
Tanto a forma de uma piscina como a paisagem em seu entorno dependem um do outro para alcançar sua beleza plena.
Daí a recomendação para que ambos os profissionais trabalhem juntos, tendo como o propósito final gerar um bom impacto visual em suas formas criativas dentro do contexto escolhido pelos proprietários.
Aue Paisagismo: Na pandemia o paisagismo deu uma guinada devido às pessoas estarem em isolamento e sentirem a necessidade de ambientes mais acolhedores, com a natureza mais próxima. O ramo de piscinas também cresceu nessa época ou sofreu uma queda?
Roberto dos Reis: No início da Pandemia, ou melhor dizendo, no início da divulgação massiva por parte da imprensa, o mercado parou de forma radical, porém, após 6 meses o mercado experimentou uma crescente procura que resultou em grande número de vendas no setor.
A tendência para os próximos anos é de mais crescimento porque nosso país já é o segundo maior mercado em número de piscinas construídas anualmente. Ter um território com dimensões continentais, mais de 200.000.000 habitantes vivendo sob o clima tropical, faz a indústria se fortalecer cada vez mais.
Fonte: Roberto dos Reis
Aue Paisagismo: Você é considerado um Pool Designer, profissional que projeta piscinas. Como é projetar piscinas?
Roberto dos Reis: Projetar piscinas é a nossa praia desde 1985 e nos sentimos felizes na realização de cada novo projeto.
Nossa empresa foi fundada em 1985 e ao longo destes anos formamos diversos colaboradores e estagiários que orgulhosamente cresceram conosco. Hoje somos uma grande equipe de projetistas pool designers.
Projetar é criar do intangível ao tangível, buscando compreender exatamente os desejos e sonhos da família que nos contrata. Isso é, sem dúvida, uma das chaves mais importantes para acertar na criação do projeto. As expectativas de cada membro da família são importantes, afinal a piscina é um bem durável que atenderá a todos os desejos desta família.
Aue Paisagismo: Existe um leque de formatos de piscinas para se basear?
Roberto dos Reis: Os formatos e dimensões são ilimitados, uma vez que são desenvolvidos sob medidas. Hoje contamos com um grande acervo de fotos e vídeos que normalmente ajudam muito a servir de inspiração aos clientes. Isso permite eles analisarem e descobrirem quais os desenhos que mais lhes agradam ajudando a definir com clareza qual o conceito do projeto, envolvendo formas curvas ou retilíneas, praias, spa , raia, etc.
Fonte: Roberto dos Reis
Aue Paisagismo: E qual é a tendência no momento?
Roberto dos Reis: A grande procura hoje são as piscinas temáticas, que na realidade são cenários de praia natural. O visual é bem melhor em relação às piscinas retangulares
tradicionais.
Aue Paisagismo: Entrando na parte projetual, quais etapas normalmente você segue ao projetar uma piscina?
Roberto dos Reis: Na primeira etapa realizamos uma visita na obra, preferencialmente junto com os proprietários, paisagista e arquiteto para verificar no local itens como acessibilidade de máquinas, logística de materiais, dimensões, face norte, muros, etc.
A segunda etapa é a criação de um projeto preliminar do qual pode se analisar a implantação da piscina, sua funcionalidade, local de casa de máquinas, entre outros itens.
A Terceira etapa é o projeto executivo completo com cotas de profundidades e cortes.
A quarta etapa é o projeto hidráulico contemplando o dimensionamento dos equipamentos de filtragem, iluminação, aquecimento e dos opcionais, como hidromassagem, turbinas, etc.
Aue Paisagismo: Quais seriam os pontos essenciais para uma piscina de qualidade?
Roberto dos Reis: Um bom projeto para se construir uma piscina é aquele que busca atender as expectativas do cliente e da sua família. Além do aspecto decorativo, a piscina valoriza o imovel em até 20 % do seu valor bruto se for bem sucedida em sua implantação.
Aue Paisagismo: Em relação à iluminação, quais tipos de fontes de luz são indicadas?
Roberto dos Reis: As melhores opções são os leds RGB ou Branco que tem vida útil em torno de 11.000 horas. Mas tem opções mais sofisticadas como exemplo a fibra ótica perimetral.
Aue Paisagismo: Como é feito no projeto a questão da segurança e da acessibilidade nas piscinas?
Roberto dos Reis: Os projetos passam por revisões rígidas para que obedeçam as normas técnicas de segurança ABNT atualizadas.
Aue Paisagismo: E a questão da sustentabilidade, visto o grande debate que está ocorrendo atualmente sobre a escassez da água.
Roberto dos Reis: Cada vez mais a sustentabilidade vem se afirmando como um item prioritário para cada projeto de piscina e todos são oferecidos já antes do início dos trabalhos. Porque, mesmo que o cliente não deseje investir nos equipamentos necessários para tornar sua piscina mais sustentável energeticamente, nossos projetos já deixam previsões para facilitar suas futuras instalações. Alguns exemplos são:
- Aquecimento Domo Solar ou painel solar para água da piscina;
- Sistema Fotovoltaico exclusivo para as bombas e demais equipamentos para piscina;
- Sistemas de purificação e tratamento da água como: ultravioleta, ozônio, ionizadores ou geradores de cloro a base de sal marinho natural;
- Iluminação com leds de baixa voltagem e alta eficiência;
- Robot para limpeza de fundo e paredes;
- Sistemas de fundo infinito com captação de água de reuso.
Fonte: Roberto dos Reis
Aue Paisagismo: Na hora de tirar o projeto do papel, existe uma “ordem” de construção?
Roberto dos Reis: Sim, sem dúvida. A construção de uma piscina necessita, além do bom planejamento, um cronograma das etapas de construção, muitas vezes executada com diferentes equipes de mão de obra em cada especialidade.
Exemplo:
Etapa 1: escavação, mecanizada ou manual - remoção de terra total ou parcial prevendo reaterro;
Etapa 2: acertos de escavação, preparação do solo e gabarito de implantação;
Etapa 3: forração do solo , armaduras de laje de fundo e paredes;
Etapa 4: concretagens;
Etapa 5: rede hidráulica e infraestrutura;
Etapa 6: casa de máquinas e montagem dos equipamentos;
Etapa 7: impermeabilização;
Etapa 8: teste de eficiência de estanqueidade da água;
Etapa 9: teste de eficiência hidrostática;
Etapa 10: acabamento interno e externo;
Etapa 11: paisagismo e plantio;
Etapa 12: balanceamento químico da água;
Aue Paisagismo: Como é feita depois a manutenção da piscina?
Roberto dos Reis: A manutenção é comum a qualquer tipo de piscinas , onde se deve controlar a água e mantê-la dentro dos parâmetros de acidez, dureza cálcica , níveis de cloro e alcalinidade.
Aspirar 2 vezes por semana e manter o conjunto filtrante em funcionamento 6 horas por dia.
Aue Paisagismo: Se o local possui animais de estimação que entram também na água, existe um tratamento específico?
Roberto dos Reis: Todo o tratamento químico é preventivo, ou seja, a dica é manter sempre a água da piscina tratada corretamente. Se houver uma carga maior de resíduos, ou mesmo um maior número de banhistas em algum evento, a dica é tratar a água na dosagem de choque descrita nos rótulos dos fabricantes de produtos químicos.
Aue Paisagismo: Nesses anos trabalhando no ramo, qual foi o projeto mais desafiador que fez?
Roberto dos Reis: Sem nenhum exagero, posso afirmar que todos os projetos se apresentam como um grande desafio, todos exigem foco e dedicação e todos têm a mesma grandeza e importância. Naturalmente os projetos de grande porte, como Resorts e condomínios, trazem maior impacto na mídia , porém todos foram criados no mesmo critério e na mesma sequência. Portanto são como o resultado de uma criação onde tiveram o
mesmo empenho de toda equipe.
Doma Solar. Fonte: Roberto dos Reis
Aue Paisagismo:Fale sobre um projeto que você realizou e mais gosta.
Roberto dos Reis: Quando se trata de criação de um projeto, fazendo uma analogia, é como ter vários filhos, a gente tem ligação e amor por todos iguais, não temos distinção ou preferência entre eles.
Costumo repetir as palavras do meu filho que iniciou sua carreira de pool designer aos 15 anos conosco. Certa vez eu perguntei a ele qual o seu melhor projeto e sua resposta foi: “Pai, o melhor projeto é o próximo”. Esta frase foi marcante e eu a repito como exemplo de definição sobre criar novos projetos.
Ele iniciou sua trajetória no ramo de piscinas em 2001, estudou e se formou na própria Autodesk. Hoje ele tem sua própria empresa de revestimentos monolíticos para piscinas. É sem dúvida um dos melhores “pool designers” que temos a honra de ter em nossa equipe.
Confira alguns vídeos publicados pelo Pool Designer para aqueles que desejam construir sua primeira piscina:
Site: https://www.nadolivrepiscinas.com.br/
Facebook: Nado Livre Piscinas
Instagram: @nadolivrepiscinas
Youtube: nado livre piscinas
Telefone: (11) 4191-3131 / (11) 4191-7828
Endereço: Rua Caldas Novas, 50 - Salas 18 e 19 - Bethaville, Barueri/SP
E-mail: nadolivrereis@gmail.com
Veja também:
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem
Marcelo Nascimento e sua paixão por orquídeas
O Paisagismo Vertical de Cláudia Cândido Moscardini
Anterior Próximo