Bambu: do simbolismo de Sorte até seu uso no paisagismo
Autor: Letícia Costa - Data: 26/09/2022
Planta tipicamente conhecida pela sua versatilidade, resistência, rápido crescimento e presença marcante na flora brasileira, o bambu é uma ótima opção para se ter dentro de casa. Nas culturas orientais, ele representa prosperidade e sorte, trazendo consigo várias utilidades no artesanato, em construções sustentáveis, na decoração e em projetos paisagísticos.
Fonte: themonnie
O bambu é ideal para o clima tropical predominante em nosso país se adapta bem ao sol, umidade e vento nas folhas, além de possuir uma beleza rústica e evitar a erosão devido às suas raízes.
Outro ponto importante para levar em consideração é a sua contribuição ecológica pois o bambu tem a capacidade de absorver gás carbônico da atmosfera e consegue substituir o uso da madeira, colaborando com a manutenção do bioma local e claro, aumentando a sustentabilidade.
Fonte: Antonio Campoy
No paisagismo, o bambu pode ser usado em todas as suas etapas, desde pergolados até suportes para plantas e mobiliários. Além disso, essa planta tem aplicação em jardins externos para criar cercas vivas, fazer divisórias, em jardins de inverno e em jardins verticais, entre outros tipos de bambu para vaso.
Fonte: Freepik
Dentre todas as suas espécies, as mais comuns para o paisagismo são:
Bambu gigante: com sua espessura grossa e cônicos, o bambu gigante é muito utilizado em fechamento de grandes áreas como estradas, fechamento de aterros, fábricas, delimitando terrenos ou espaços dentro de propriedade;
Bambu guadua: é um dos tipos de bambu mais vistos na arquitetura, tendo como uso para formação de sombras, túneis em estradas ou espaços mais tranquilos. Exerce função também como barreira acústica e contenção de ventos;
Bambu mossô torto: possui aspecto entortado e se adequa a ambientes internos e externos, tem resistência às baixas temperaturas e sua haste pode ser moldada como desejar;
Bambu gracilis: o bambuzinho de jardim pode formar maciços e vai bem em muros e renques, sendo contemplada em jardim japonês.
Fonte: Freepik
Referências:
Blog Tão Bambu
Gazeta do Povo
Jardinagem e Paisagismo
Sítio da Mata
Veja também:
A importância dos Corredores Ecológicos
O uso medicinal das plantas
Luis Monti, sua participação no WorldSkills e o paisagismo no seu trabalho
Anterior Próximo