A importância dos Corredores Ecológicos
Autor: Letícia Costa - Data: 19/09/2022
Quando se fala de biodiversidade, o Brasil se destaca como sendo a mais significativa do planeta, abrange de 10% a 15% de toda a flora e fauna do mundo. Mas para que essa grande riqueza natural seja conservada, é preciso algumas medidas de proteção ao meio ambiente, como os corredores ecológicos.
Os corredores ecológicos, também chamados de corredores verdes, promovem a ligação de fragmentos florestais ou áreas de conservação separados por ação humana diminuindo os efeitos de rompimento dos ecossistemas ao possibilitar a ligação entre diferentes áreas.
Essa estratégia, além da importante manutenção do ecossistema, oferece diversas oportunidades para a população, como a criação espaços de recreação, transporte e desenvolvimento da coesão social. Para o espaço urbano os corredores verdes desencadeiam a função importante de regular as altas temperaturas, reduzindo o fenômeno conhecido como ilhas de calor.
Fonte:Brisbane City Council
Existem por todo o mundo alguns exemplos desse trabalho, inclusive no Brasil, contudo eles só se tornam oficiais quando são reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Até a presente data existem três corredores ecológicos federais em nosso país:
Corredor Capivara-Confusões: liga o Parque Nacional da Serra da Capivara ao Parque Nacional da Serra das Confusões ambos no Piauí.
Fonte: Guilherme Jofili
Corredor Caatinga: integra 8 unidades de conservação entre os estados de Pernambuco, Bahia e Sergipe.
Fonte: A. Duarte
Corredor Ecológico Santa Maria: formado pela Bacia do Rio Apepú, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual da Fazenda Santa Maria, a Fazenda Santa Maria, a Bacia do Rio Bonito e a sua conexão com as áreas protegidas do Lago Itaipu, no Estado do Paraná.
Fonte: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.
Existem também os corredores estaduais:
Dois localizados Santa Catarina: Corredor Ecológico Chapecó e Corredor Ecológico Timbó, ambos protegendo remanescentes das Mata das Araucárias e Campos de Altitude.
Outro no Rio Grande do Sul: o Corredor Ecológico da Quarta Colônia que abrange onze municípios e dois adjacentes à região.
Referências:
Archdaily
Ibama
Iberdrola
Minas Bio Consultoria
((o))eco
Veja também:
O uso medicinal das plantas
Bambu: do simbolismo de Sorte até o paisagismo
O SIGRA está chegando!
Anterior Próximo