Especial Inspirações Paisagísticas: Al Fay Park - A natureza em meio à megacidade de Abu Dhabi
Autor: Jéssica de Souza - Data: 01/10/2021
Fonte: SLA.
Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e faz parte dos 7 emirados que compõem a federação. Sozinha ocupa cerca de 87% do território do país e é a mais famosa e visitada região devido ao grande polo de comércio, arquitetura futurista e onde está situada a mesquita Sheik Zayed.
Com um plano piloto projetado pelo arquiteto japonês Katsuhiko Takahashi a pedido do skeik Zayed, em 1967, a cidade virou um epicentro de comércio e cultura tendo um rápido desenvolvimento urbano.
Em meio aos arranha-céus que vão surgindo, a paisagem urbana vai mudando e a cidade se torna densa. Com isso se faz necessário espaços de respiros urbanos para uma melhoria tanto do clima local, como na qualidade de vida dos habitantes locais.
O Al Fay Park, projetado por designers da SLA, traz a natureza em meio aos edifícios de Abu Dhabi em um espaço de 27.500m² com o objetivo de melhorar o microclima, introduzindo mais biodiversidade, e trazer atividades sociais para apropriação dos habitantes. Tudo feito através de uma intensa pesquisa feita por biólogos da empresa que avaliaram as plantas nativas locais de acordo com o crescimento, condições de vida e como integrá-las da melhor maneira ao design do parque.
“Al Fay Park é um novo tipo de parque florestal em Abu Dhabi. Por meio de nossa extensa pesquisa na flora e fauna da região, criamos um novo paradigma de como pensar e projetar a esfera pública no Oriente Médio. Al Fay Park é uma celebração da natureza e cultura nativas de Abu Dhabi e um excelente exemplo de como maximizar a ação climática, aumentar a qualidade de vida e melhorar radicalmente a biodiversidade de uma cidade inteira - tudo em um antigo local de areia. ”
Stig L. Andersson, sócio fundador da SLA
Fonte: Archdaily
Planta baixa. Fonte: Archdaily
O resultado é um paisagismo que conta com mais de 2000 árvores, arbustos e gramíneas nativas da região. Destaca-se as árvores Ghaf, Prosopis Cinerea, que foram replantadas de viveiros locais reforçando a questão das espécies nativas; mas também são encontradas espécies como a Acacia Arabica, Lawsonia Inermis, Tamarix Aphylla, Vitex Agnus-Custus, Washingtonia Rubusta. Toda essa densidade de plantas reflete na redução dos ruídos do tráfego local e na melhoria da temperatura.
Al Fay Park - Árvore Ghaf. Fonte: Archdaily. Fotografia de Philip Handforth
Entrada que direciona as brisas para refrescar o parque. Fonte: Archdaily. Fotografia de Philip Handforth
Outros aspectos relacionados ao paisagismo que beneficiam o local são os gramados e arbustos que reduzem a infiltração da areia e a inclinação das entradas que direcionam os ventos do sul, mais frescos, ao longo do parque. Isso tudo, aliado ao moderno sistema de irrigação do parque, faz com que o local tenha uma economia de 40% de água se for comparado a média de consumo de outros parques.
Além das espécies de plantas, também compõe o paisagismo do parque espaços para a prática de basquete, mini-golfe, tênis de mesa, badminton, parede de escalada, skate park, pista de corrida, vôlei, parque infantil, espaço fitness e área de alimentação.
Quadras de basquete. Fonte: Archdaily. Fotografia de Philip Handforth
Fonte: Archdaily. Fotografia de Philip Handforth
Fonte: Site Departamento de Municípios e Transporte de Abu Dhabi
Fonte: SLA.
Para mais informações sobre o Al Fay Park acesse o site da SLA ou o site do Departamento de Municípios e Transporte de Abu Dhabi.
Veja também:
Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”
Especial Inspirações Paisagísticas: 1 - Espaço Público Little Island, Nova York
O Paisagismo como ferramenta na restauração do ecossistema
Anterior Próximo