Exposição “O Tempo completa: Burle Marx”
Autor: Jéssica de Souza - Data: 09/11/2021
Fonte: Casa Roberto Marinho.
Roberto Burle Marx era um homem de muitos talentos, além de paisagista ele também era botânico, arquiteto, escultor, pintor, entre outras funções. E toda essa trajetória está sendo mostrada em uma exposição inaugurada no final de outubro e programada para ir até dia 06 de Fevereiro.
O local nada mais é que o Instituto Casa Roberto Marinho, situado no Rio de Janeiro, local onde residiu o amigo de longa data de Burle Marx. Inclusive o jardim do local é o primeiro residencial feito pelo paisagista.
O tema da exposição é inspirado em uma citação de autoria do homenageado:
“O tempo completa” fala da participação orgânica das espécies na criação da beleza. Mas, também, nos alertava que os lentos processos da milenar natureza podem ser destruídos em simples horas pela ignorância e ação mecânica violenta.
Trecho de Lauro Cavalcanti - Diretor-executivo do Instituto Casa Roberto Marinho
Os visitantes iniciam o trajeto pelo jardim de autoria do paisagista. Ao entrar no instituto podem entender um pouco de como era formada a sua mentalidade, conhecer seus projetos espalhados pelo Brasil (Av. Atlântica, Parque do Flamengo, Palácio Gustavo Capanema, Grande Hotel Pampulha, Ministério da Educação, Itamaraty), o seu percurso no caminho das pinturas, maquetes e painéis.
Para aqueles que querem conhecer, a exposição funciona de terça-feira à domingo, horário de 12h até 18h, no endereço Rua Cosme Velho 1105 - Rio de Janeiro.
Mais informações acesse o site http://www.casarobertomarinho.org.br/exposicao/33?locale=pt-BR
Veja também:
Ciclo Internacional de palestras sobre Paisagismo Ecológico da PUC-RIO
Jardim Botânico do Rio de Janeiro sob a luz da lua
Morfologia de Arecaceae: os aspectos da família das Palmeiras
Anterior Próximo