Incluindo nova planta: Associando DWG
Autor: Brenda Melo - Data: 10/07/2022
Nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir uma nova planta do zero na nossa nova base de dados!
Nesta segunda etapa, vamos aprender um pouco sobre associar os desenhos DWGs que irão representar o item no CAD.
Lembrando que os itens deverão ser criados e inseridos no programa DWGsManager (na matéria Incluindo novo mobiliário: DWGsManager, dá pra ter uma noção de como inserir esses desenhos dentro da base de dados).
1 A primeira coisa a se fazer é abrir o programa AutoLANDSCAPE, pois iremos fazer as associações por ele.
Abrindo o AutoLANDSCAPE.
É necessário compreender que o AutoLANDSCAPE é um plug-in do AutoCAD, então depois de aberto, é necessário clicar em qualquer botão para que o CAD seja aberto.
Abrindo o AutoCAD.
2 O segundo passo é inserir o item em um arquivo vazio no AutoCAD pelo AutoLANDSCAPE. Devemos compreender que quando a ficha do item é criada, os arquivos auxiliares para representação gráfica são associados de qualquer maneira pelo sistema, pois as elas não podem ser salvas sem esses arquivos.
Para inserir o item basta: Clicar em "Start Drawing" no CAD -> Abrir o catálogo -> Selecionar o item que você acabou de criar -> Clicar em "Insere um único item" para inseri-lo.
Deve-se também colocar o item próximo ao eixo 0,0,0, para que o mesmo não se perca no arquivo, e para que não dê nenhum problema com o mesmo.
Inserindo item no AutoLANDSCAPE.
3 Agora vamos entender um pouco sobre quais são os desenhos representativos existentes.
Para identificá-los, é preciso clicar no botão onde aparece o ícone em miniatura (thumbnail) do item selecionado.
Identificando os tipos de desenhos de representação.
Esquema representativo dos tipos de desenho disponíveis.
No esquema acima, conseguimos ver os dois modos representativos existentes, que são:
Preenchimento em área (indicadas pra pisos e plantas com espaçamento de plantio até 0,30m);Unidade (recomendadas para mobiliários e plantas maiores, como árvores e arbustos).Em Unidade, temos também, marcado em vermelho, dois tipos de desenhos disponíveis, que são o simples e detalhado. Todos os desenhos presentes em unidade vão ter uma versão de cada tipo.
4 A partir disso, já podemos associar a planta com o desenho que chega mais próximo da forma e cor dele. Para isso, vamos subir a janela aberta e clicar em Controle de desenhos.
Esquema representativo dos tipos de desenho disponíveis.
Em Controle de desenhos existem as janelas:
Desenho;Hachuras.
Controle de desenhos, janela Desenho.
Em Desenho, você encontra os desenhos associados ao item aberto no AutoLANDSCAPE.
Nessa janela, existem as áreas:
Roxo: Área destinada à pesquisa de outras fichas para associação em outros itens;Laranja: Tipos de representações existentes para associação dos respectivos desenhos;Azul: Desenhos associados ao item na representação selecionada.
Controle de desenhos, janela Hachura.
Em Hachura, você encontra as hachuras e cores associadas ao diversos tipos de forrações.
Nessa janela, existem as áreas:
Roxo: Área destinada à pesquisa de outras fichas para associação em outros itens;Laranja: Espaço para busca, associação de hachuras, edição de escala e ângulo da mesma;Azul: Lista dos tipos de hachuras existentes e suas respectivas cores, com possibilidade de alteração.
4.1 Para associar um desenho, basta selecionar a opção de representação e clicar na imagem em miniatura (thumbnail) do desenho existente.
Irá abrir uma janela com todas os desenhos disponíveis, e você poderá selecionar um, visto que quando acontecer, todos os outros tipos de desenho (colorido, preenchido e degradê) vão ser associados automaticamente.
Você pode também clicar em cima do desenho colorido para escolher uma variação de cor.
Associando um desenho.
4.2 Para associar uma hachura ao item, você pode escolher entre clicar na setinha para baixo dentro da caixinha de hachura para abrir uma lista com os respectivos nomes, ou clicar no binóculo para abrir uma janela com o thumbnail das hachuras para visualização.
Em seguida, pode-se escolher uma hachura dentre as existentes para a representação por área.
Encontrando hachuras.
Para alterar a cor, você apenas clica no botão "+", que fica localizado a frente de cada tipo de hachura, e assim, pode escolher a cor que o corresponde da melhor forma.
Alterando cor da hachura.
Pode clicar em "Salvar" e fechar a janela.
Para alterar a representação no AutoCAD, você precisa excluir o item, digitar o comando "purge" e dar "purge all". Agora, só reinseri-lo.
Reinserindo item no AutoCAD.
Para inserir a hachura, é necessário ter uma forma delimitada. Depois, vá ao ícone pequeno do desenho (thumbnail) e clique na seta.
Existem os diversos tipos de representação de forração que organizamos nas etapas anteriores, e só é preciso escolher um, clicar em "Preenche uma PLINE ou SPLINE existente", e selecionar a forma na sua área de desenho.
A todo momento é possível que você entre na tabela de seleção de desenhos para formatar a hachura, clicando na seta lateral localizada também no tumbnail. Assim, é realizado pequenos ajustes como a escala e a cor com mais facilidade e rapidez.
Para inserir a hachura com alguma alteração, você pode só clicar em "Preenche uma PLINE ou SPLINE existente" e selecionar a forma na sua área de desenho. O AutoCAD, por padrão vai pedir permissão para poder substituir a hachura atual e é só responder "S" (ou apertar a tecla ENTER).
Inserindo forração no AutoCAD.
Não deixe de ver as próximas etapas desse processo nas outras dicas técnicas!
* Incluindo nova planta: DataManager
* Incluindo nova planta: Criando mapas
* Incluindo nova planta: Criando mapa simétrico
* Incluindo nova planta: Criando material
* Incluindo nova planta: Criando planta humanizada
* Passo a passo: Inserindo planta
Anterior Próximo