Incluindo nova planta: Criando mapas
Autor: Brenda Melo - Data: 11/07/2022
Nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir uma nova planta do zero na nossa nova base de dados!
Nesta terceira etapa, vamos aprender a recortar e tratar os mapas que serão usados no VisualPLAN e no PhotoLANDSCAPE.
Primeiramente, precisamos entender quais tipos de mapas funcionam pra cada situação.
Mapa simétrico: Mapa tratado para ser inserido no VisualPLAN com o eixo de simetria coerente (faz com que o 3D não fique distorcido ou descentralizado). Mapa assimétrico: Mapas que não tem um eixo de simetria, isso faz com que ele fique descentralizado.
Os mapas assimétricos, são usados com mais força para as fotomontagens, pois ele carrega a verdadeira curvatura do tronco.
Mapa simétrico e assimétrico.
1 Agora que já sabemos um pouco sobre os mapas, vamos abrir o VisualManager para visualizar a ficha da planta que inserimos e conseguir editar as fotografias.
Abrindo o VisualManager
Após encontrar a ficha da planta, conseguimos ver que as fotografias inseridas na etapa um das dicas técnicas deste mês, Incluindo nova planta: DataManager, se encontram todas aqui.
2 Para recortar esses mapas, vamos clicar em cima da foto com o botão esquerdo do mouse e clicar em "Alterar".
Alterando mapa.
O programa a ser aberto se chama RasterEdit. Ele é o responsável pelo tratamento e gerenciamento de todos os mapas do banco de dados.
Assim que abrirmos, vamos conseguir ver a tela inicial do programa, e ela é basicamente subdividida em:
Verde: É a nossa área de trabalho, onde vamos ver e mexer no mapa.
Vermelho: É o grupo lateral de ferramentas, onde a gente tem funções como recortar, apagar com borracha, desfazer borracha, selecionar área, etc.
Laranja: É o grupo superior de ferramentas, onde temos funções mais gerais, como arrumar saturação da imagem, cor, filtros, fundo, etc.
Tela inicial do programa.
O grupo superior de ferramentas contém 3 abas, que são:
Início: Nessa aba, conseguimos editar coisas relacionadas a imagem, como nitidez, tom, desfazer ação, filtros, etc.
Exibir: Aqui temos algumas funções gerais, que são: o tipo de fundo que desejamos ver, eixo de simetria e a camada da imagem que você deseja ver.
Opções: Nessa parte, conseguimos alterar o tamanho, a forma e a opacidade do lápis/borracha/carimbo que você quer usar, e temos também a ferramenta deformar, que serve para conseguirmos arrumar o eixo de simetria de uma planta, criando assim um mapa simétrico para uso no VisualPLAN.
Grupos de ferramentas.
3 Depois de abrir a nossa imagem, vamos recortar o fundo para transformar em um mapa utilizável.
Para isso, vamos usar a ferramenta Borracha Polilínea. Ela basicamente serve para selecionar a área que você quer excluir com o auxílio de uma polilinha.
Para usar, você deve iniciar a seleção com o botão esquerdo do mouse e criando os pontos com o mesmo botão. Notem que dentro da polilinha é colorido com uma cor roxa, toda essa área roxa será apagada.
Para finalizar a seleção e realizar o recorte, você deve criar o último ponto, clicar no botão direito e em seguida no esquerdo do mouse.
Uso da ferramenta Borracha Polilínea.
Para salvar a edição, basta clicar no disquete que se encontra no canto superior direito da tela, e assim você poderá fechar o programa. Quando você encontrar seu item no Visualmanager, seu mapa estará lá recortado.
Salvando o mapa recortado.
4 Agora precisamos reabrir o mapa para fazer o processo final.
Depois de fazer o recorte usando a borracha polilínea, se clicarmos no botão Recortar a figura, podemos ver que a imagem ficou com bordas. Isso acontece por causa das subcamadas da foto. Aqui na AuE, usamos essas subcamadas para a subtração do recorte, que é salva em .jpg fazendo com que o peso dessa imagem seja menor que uma foto sem fundo .png.
Quando recortamos a foto com a borracha polilínea, o volume é apagado apenas na camada negativa, para que seja feita a remoção do fundo, então a camada da foto colorida permanece intacta gerando essas bordas.
No caso do uso desse mapa no VisualPLAN, ficará distorcido e flutuante, e no caso do uso no PhotoLANDSCAPE, a imagem ficará distorcida.
Imagem com as bordas e suas camadas.
Agora com os mapas recortados, estão prontos para serem usados no VisualPLAN e no PhotoLANDSCAPE.
Nota: É necessário entender que a planta humanizada e a textura do item são associados aleatoriamente e automaticamente, já que ainda não criamos as específicas pro item.
Mapa no VisualPLAN.
Mapa no PhotoLANDSCAPE.
Não deixe de ver as próximas etapas desse processo nas outras dicas técnicas!
* Incluindo nova planta: DataManager
* Incluindo nova planta: Associando DWG
* Incluindo nova planta: Criando mapa simétrico
* Incluindo nova planta: Criando material
* Incluindo nova planta: Criando planta humanizada
* Passo a passo: Inserindo planta
Anterior Próximo