Incluindo nova planta: Criando planta humanizada
Autor: Brenda Melo - Data: 14/07/2022
Nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir uma nova planta do zero na nossa nova base de dados!
Na última etapa desse processo, vamos ensinar a criar uma planta humanizada para que seja usada no VisualPLAN. Para isso, vamos conhecer um pouco do software 3DEdit.
Ele é o responsável por gerenciar os 3Ds dos mobiliários do banco de dados, mas no nosso caso, iremos usar para basicamente inserir a textura em um sólido esférico e retirar o mapeamento da vista de cima da moita de flores.
Ele também se trata de um software secundário do VisualManager, então vamos aproveitar que este está aberto e clicar no ícone do 3DEdit no canto inferior direito da tela.
Abrindo o 3DEdit.
Conhecendo algumas funções da interface.
Vermelho: Área destinada a seleção de entidades do item. As entidades são partes da peça que são separadas para inserção de material.
Verde escuro: Área de visualização do 3D. Por ela, também conseguimos selecionar os componentes.
Verde claro: Área destinada a filtros de pesquisa de material. Por ela, podemos filtrar diversos tipos de materiais através de suas características.
Laranja: Área de seleção de materiais. Por ela, você consegue pesquisar materiais, olhar seu mapeamento e inseri-lo no desenho.
Conhecendo a interface do programa.
Logo em cima da nossa tela, temos os menus:
Início: Nessa janela, você tem alguns botões que auxiliam na exibição de coisas gerais, como grid, céu, rotação e formas.
Exibir: Nessa janela, você tem alguns botões que te ajudam a escolher a melhor forma de visualização do item. Mais precisamente, o tipo de fundo, opções de câmera, de acabamento, iluminação e três opções importantes de visualização que são:
Remoção da face traseira;Materiais avançados;Auto sombra.Renderizar: Aqui, você encontra opções de geração de imagens.
Mapeamento: Nessa aba você pode editar o tipo de mapeamento, escala e opacidade que você vai inserir na peça.
Conhecendo a interface do programa.
1 Agora que já conhecemos o software que vamos usar, iremos clicar em Início e logo em seguida em Inserir esfera. Essa vai ser nossa base para a textura.
Inserindo esfera.
E a partir desse sólido, iremos aplicar a textura da nossa planta para gerarmos a humanizada. É preciso selecionar a entidade, procurar a textura no campo de busca, selecioná-la e editar a seu gosto.
Depois, basta ir em Renderizar e selecionar Gerar Humanizada.
Inserindo textura.
2 Ao terminar de gerar a humanizada, vai abrir o HumEdit, ele é o software que gerencia todas as humanizadas do banco de dados, e tem uma estrutura bem semelhante ao RasterEdit.
É melhor que se preencha toda a ficha de identificação da humanizada e salve antes de irmos pro próximo passo.
Inserindo textura.
3 O próximo passo é bem simples, vamos pegar a ferramenta Borracha Polilínea e recortar em volta da humanizada para pegar o formato das flores.
Recortando humanizada.
Agora, já podemos associar a humanizada nova e desassociar a humanizada aleatória. Podendo assim, já ser inserida no VisualPLAN!.
Item no VisualPLAN.
Nota: É necessário entender que esse processo funciona para plantas que são facilmente aplicadas em área. Casos específicos a parte são feitos com o uso do Photoshop.
Não deixe de ver as próximas etapas desse processo nas outras dicas técnicas!
* Incluindo nova planta: DataManager
* Incluindo nova planta: Associando DWG
* Incluindo nova planta: Criando mapas
* Incluindo nova planta: Criando mapa simétrico
* Incluindo nova planta: Criando material
* Incluindo nova planta: Criando planta humanizada
* Passo a passo: Inserindo planta
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