Natureza em nós e por nós!
Autor: Camila Fonseca - Data: 07/05/2011
Estar em sintonia com o mundo em que vivemos é agradável para o corpo, mente e coração. Poder desfrutar de bons momentos em contato com a natureza proporciona boas experiências.
Alguns paisagistas, clientes da AuE Soluções, se pronunciaram, externando seu prazer em trabalhar com áreas verdes. Eles contam como entendem a relação homem/natureza e expressam o sentimento em desenvolver um trabalho voltado para se apreciar o que há de mais simples na vida e, ao mesmo tempo, mais belo: a natureza!
| "Quem não se preocupa em preservar a natureza é porque tem medo de assumir o seu papel dentro dela." - Vininha Carvalho. | | |
Edna de Melo
Desde os primórdios, o homem já manifestava a sua relação com a natureza. Seja na caça, na produção de seus alimentos, nas observações das paisagens transformadas em belas pinturas, visto que até hoje nos deleitamos com estas produções.
Por isso, creio que esta relação se dá pelo equilíbrio, pela vontade de observar e sentir as similitudes que há entre nós. O contato com a natureza nos modifica (mesmo sem percebermos de imediato), pois ela nos convida à contemplação, aquieta a mente e nos torna mais delicados e sensíveis. Enfim, nos humaniza.
O paisagismo se propõe a cuidar, preservar e "esculpir" o belo, realçando as diferenças e a convivência entre as diversidades das plantas, construindo dessa forma, ambientes extremamente confortantes e aconchegantes, como também, transforma nosso olhar cotidiano, permitindo ancorarmo-nos cada vez mais na sensibilidade, que efetivamente a beleza produz.
Diego Simon Zimmermann
O Paisagismo é importante, pois além de valorizar a residencia dá a sensação de bem estar aos clientes. "Ele mantém as espécies de plantas nativas já existentes no local e ainda tem a possibilidade de introduzir novas espécies." Sendo assim, ajuda a manter e preservar áreas verdes nos grandes centros urbanos.
Gisele Rodriguez
Infelizmente, o impacto ambiental provocado pelo homem na natureza é grande, gerando um desequilíbrio considerável no meio ambiente. Esses efeitos podem ser minimizados através de políticas públicas de desenvolvimento sustentável e de iniciativas privadas de conservação da natureza. O paisagismo tem um papel fundamental na conservação do meio ambiente, preservando espécies nativas em seus projetos ou inserindo-as em seu habitat natural. Um dos objetivos do paisagista é projetar jardins mais sustentáveis e diminuir o impacto do homem no meio em que vive, reproduzindo a natureza de forma harmônica e esplêndida. Além disso, os jardins são uma oportunidade para o homem, principalmente no espaço urbano, de restabelecer o contato com a natureza.
Raquel Cury
No mundo de hoje, a correria do dia-a-dia, trânsito, o estresse mental, são tantas coisas que fazem com que o homem não tenha tempo pra mais nada a não ser trabalhar. Com isso tudo, o homem tornou-se cada vez mais materialista, e fez com que ele deixasse de lado as pequenas e simples coisas da vida, como o simples fato de apreciar, por exemplo, a pequena flor desabrochada no jardim.
Mas tudo isso vem mudando e muito... Esse homem moderno que citei acima, agora vem sentindo a falta que faz um simples jardim e, em busca disso, cada vez mais nos procuram para "trazer" essa natureza para dentro de sua casa e ambiente de trabalho.
É muito recompensador para nós profissionais do ramo ouvir de clientes que a sua árvore deu frutos, ou que seu quintal passou a ser frequentado por pássaros... São esses pequenos detalhes que fazem a diferença na relação cliente X profissional, pois ele passou a notar que a natureza pode estar dentro da sua casa ou apartamento e não há recompensa melhor para o paisagista saber que o homem moderno está preocupado e interessado na natureza, até mesmo com a loucura do mundo atual.
Anterior Próximo