O paisagista Marcelo Novaes fala como o paisagismo é um diferencial em empreendimentos imobiliários
Autor: Anita Cid - Data: 06/04/2010
Marcelo Novaes é arquiteto, formado em 1980 pela PUC Campinas , associado à ABAP - Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas. Seus primeiros jardins foram executados em 1975, ainda estudante, quando começou a trabalhar no viveiro de produção de mudas da família, onde foi responsável pela elaboração e execução dos projetos de paisagismo por mais de 20 anos . Em 1999 Marcelo Novaes iniciou as atividades de suas novas empresas que atuam em todo o território nacional, a Marcelo Novaes Paisagismo - responsável pela criação e elaboração de projetos e planejamento de arquitetura paisagística em diversos segmentos e a Viveiro Novaes Plantas e Jardins - empresa capacitada para a execução e implantação de micro e macro jardins e produção e comercialização de plantas ornamentais.
AuE Soluções: Como o paisagismo contribui na qualidade de vida da população?
Marcelo Novaes: Neste momento em que as áreas verdes se tornam cada vez mais raras na paisagem urbana e a sociedade começa a voltar sua atenção para o meio ambiente e sua preservação, encontramos no paisagismo a única possibilidade de resgate da proximidade entre o ser humano e a natureza, principalmente nos grandes centros urbanos. É neste cenário que o paisagista se torna um profissional extremamente fundamental em qualquer tipo de empreendimento, independente de seu tamanho. O profissional é responsável por desenvolver projetos que integrem o peso da arquitetura com a leveza do paisagismo, devolvendo à população a tão desejada paz e tranquilidade que só a natureza é capaz de lhes oferecer.
AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser um diferencial de uma casa ou de um empreendimento imobiliário?
Marcelo Novaes: Com a intensa ocupação dos grandes centros urbanos os habitantes ficaram carentes de espaços de convívio e socialização. A violência e o trânsito intenso inibiram certas atividades, levando as pessoas a se fecharem em seus espaços privados. O paisagismo dos empreendimentos residenciais, seja de residências unifamiliares ou condomínios horizontais e verticais, nos proporciona áreas de lazer seguras onde as pessoas voltam a conviver e se integrar umas com as outras. A necessidade desses espaços de lazer e convívio dominou o mercado imobiliário e criou o conceito de condomínio clube. Os espaços comuns, altamente valorizados nos novos empreendimentos residenciais, se tornam um dos principais fatores de decisão na compra de um imóvel.
AuE Soluções: Quais são as peculiaridades quando se faz um projeto de paisagismo para propriedades rurais?
Marcelo Novaes: Jardins em propriedades rurais devem fundamentalmente proporcionar pouca manutenção pois, geralmente são áreas muito grandes. Na utilização de arbustos e forrações deve-se tomar o cuidado de utilizar plantas perenes e não anuais, o que facilita a manutenção.
É também de extrema importância utilizar espécies frutíferas como a pitanga, jabuticaba e lichia não só com a finalidade de criar um pomar, mas sim com o intuito de atrair pássaros valorizando, além da flora, também a fauna.
A inclusão de plantas com visual marcante também se faz necessário, por isso pode-se fazer uso de espécies vegetais escultóricas como as palmeiras, Dracena arbórea (Dracaena arborea), Pandanus (Pandanus utilis) e Nolina (Beaucanarnea recurvata), entre outras.
Por fim também é imprescindível saber identificar os locais que requerem privacidade ou destaque, como por exemplo a sede de uma fazenda.
AuE Soluções: Um dos temas mais discutidos na atualidade é a sustentabilidade. Como você usa este conceito em seus projetos de paisagismo?
Marcelo Novaes: É fundamental usar cisternas, sistemas de armazenamento de água das chuvas, para a irrigação dos jardins e limpeza das casas. Além disso, o uso de luminárias que consomem menos energia, como as de LED (diodo emissor de luz), é uma ótima opção para o meio ambiente e duram mais que as outras. Em jardins de grande porte é aconselhável utilizar toda a grama, folha e flores provenientes das podas para fazer a compostagem.
Acima de tudo devemos sempre tomar cuidado ao especificar o uso de qualquer material, verificar sua procedência e especificar os que não agridem a natureza, como as madeiras certificadas e o eucalipto tratado, além de nunca fazer uso das madeiras de lei.
AuE Soluções: Qual a receita para se fazer um bom projeto de jardim bonito e agradável, que possa ser utilizado por aqueles que utilizam o local?
Marcelo Novaes: Um belo jardim desperta a curiosidade de seu usuário e o surpreende com sua composição de diferentes e surpreendentes elementos que se revelam pouco a pouco. É um jardim agradável, rico em detalhes e que apresenta variados artifícios como água, flores e frutas, estas com a intenção de atrair pássaros trazendo ainda mais vida e movimento ao espaço.
AuE Soluções: O que não pode faltar em um projeto paisagístico?
Marcelo Novaes: Acima de tudo harmonia. Um bom jardim deve apresentar equilíbrio e coerência entre seus diversos elementos, proporcionando um ambiente agradável que transmita paz e faça com que o usuário se sinta bem por estar ali.
AuE Soluções: Como você faz a seleção das plantas que você usa em seus projetos?
Marcelo Novaes: Procuro sempre utilizar plantas exuberantes e tropicais de acordo com a especificidade de cada jardim. Gosto de plantas com formas escultóricas como as palmeiras: Bismarckia (Bismarckia nobilis), Rabo de raposa (Wodyetia bifurcata), veitchia (Veitchia montgomeryna), Ptycosperma (Ptychosperma elegans).
Das espécies arbustivas gosto de utilizar Dracena arbórea (Dracaena arborea), Pandanus (Pandanus utilis), Nolina (Beaucanarnea recurvata) entre outras que se destacam na paisagem.
Outro critério para minha seleção de plantas é a utilização de plantas nativas e de lei. O Brasil possui espécies vegetais maravilhosas como o Pau ferro (Caesalpinia ferrea), os Ipês e as Quaresmeiras que enriquecem o jardim. Também é importante pensar no uso de cada local, por exemplo, em um estacionamento onde queremos uma planta para fazer sombra e que não solte muitas folhas costumo utilizar a Mirindiba (Lafoensia glyptocarpa). Por fim levo em consideração as épocas de floração das plantas, para ter um jardim sempre florido uso espécies que florescem em épocas distintas do ano.
AuE Soluções: Como você utiliza o software AutoLANDSCAPE em seu dia-a-dia profissional? Quais as vantagens de usar o programa?
Marcelo Novaes: Utilizo o AutoLANDSCAPE em todos os meus projetos paisagísticos, pois o programa é um grande facilitador para desenhos no Autocad. Uma das grandes vantagens desse software é a velocidade que ele proporciona, já que anteriormente a contagem de todas as espécies de um projeto era feita manualmente. E isso é muito importante para um escritório pois muitos dos nosso projetos precisam ser finalizados rapidamente.
AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre o projeto da residência Amparo (projeto mostrado nas fotos)
Marcelo Novaes: Área da residência praticamente plana foi construída primeiro junto com o pergolado e espelho d´água. O terreno da piscina foi comprado posteriormente, o nível mais alto possibilitou a criação de um fundo infinito amenizado esse desnível e criando um visual de continuidade e integração com as demais áreas de lazer.
A idéia foi integrar as áreas de lazer ao surpreendente jardim tropical e ao caminhar pelo jardim, fazer com que os convidados se deparassem com diversas espécies de plantas.
O projeto oferece diversos atrativos na pequena área de jardim valorizando a arquitetura. Sob o pergolado criou-se um ambiente de estar em meio ao jardim de onde é possível admirar o belíssimo visual. O deck que se estende sobre o lago de carpas vermelhas e douradas convida-nos ao relaxamento ao som da cascata. Durante uma caminhada no jardim entre as palmeiras rabo de raposa, surpreendemo-nos a cada instante: ao depararmos com a escultural nolina; as palmeiras rabo de raposa e a palmeira azul. O cliente já conhecia um pouco de plantas e queria ser surpreendido. O resultado é um jardim tropical com árvores e palmeiras que não são encontradas facilmente. O resultado é um jardim tropical de 300m² com espaços agradáveis, acolhedores e cheios de surpresas, um verdadeiro refugio para a família e ponto de encontro para receber amigos e familiares.
Veja outras fotos e o projeto feito em AutoLANDSCAPE
Anterior Próximo