Os jardins temáticos de Inhotim
Autor: Jéssica de Souza - Data: 27/12/2021
Fonte: Site Inhotim.
Todos conhecem ou já ouviram falar do Instituto Inhotim, um museu contemporâneo e também jardim botânico situado na cidade de Brumadinho (MG). O jardim teve início no ano de 1980 com o paisagista Pedro Nehring e atualmente possui uma área de 140 ha que se conecta a 250 ha de reserva particular entre os biomas do Cerrado e Mata Atlântica. Mas foi somente em 2010 que foi reconhecido como Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos.
A área é composta por mais de 4 mil espécies, entre nativas e exóticas, e um viveiro para produção de mudas e pesquisas. São destaques no acervo botânico do instituto o bambuzinho, agave-polvo, areca-dourada, árvore-do-viajante, bromélia-imperial, buritirana, canela-de-ema, cica, cipreste-do-brejo, coco-de-pedra, coité, copaíba, corifa, filodendro, inhame-roxo, ipê-amarelo, jacarandá-preto, jequitibá, macaúba, palmeira-anã, palmeira-azul, palmeira-juçara, palmeira-ráfia, pata-de-elefante, pau-brasil, paxiúba, samambaia-gigante, tamareira-das-canárias, tamboril e xaxim.
Ao percorrer o local os visitantes passam por espaços projetados de forma temática compostos por espécies selecionadas que trazem, além de uma linda paisagem, reflexões e educação ambiental. Ao todo são 8 jardins que se distribuem em dois eixos:
Eixo laranja:
- Jardim de todos os sentidos;
- Jardim de transição;
- Jardim desértico;
- Jardim veredas;
- Largos das orquídeas;
- Vandário;
- Jardim sombra e água fresca.
Eixo amarelo
- Jardim pictórico.
Jardim de todos os sentidos
No local estão presentes mais de 75 espécies de plantas aromáticas e medicinais dispostas em três jardins em formato de mandala, A primeira mandala possui plantas aromáticas, a segunda contém as de uso medicinal e, por fim, a terceira com plantas que causam efeitos tóxicos. O conjunto oferece aos visitantes uma experiência sensorial que ativa os cinco sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição) e, através de monitores, promove ações educacionais como o uso das plantas na fitoterapia e culinária.
Jardim de transição
Como o próprio nome já diz, ele faz a transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado através de uma trilha onde o visitante pode caminhar e sentir a diferença de temperatura e umidade entre os biomas, além de ter contato com cerca de 150 espécies, sendo algumas com risco de extinção.
Jardim desértico
Neste jardim estão as espécies do grupo das cactáceas, crassuláceas e euforbiáceas presentes em regiões áridas e semi-áridas (México e Brasil) e que possuem características fisiológicas que fazem com que consigam se adaptar às altas temperaturas e à escassez de água. Com isso o espaço traz ao visitante uma reflexão sobre a crise de recursos hídricos que o mundo vem passando e como a natureza se adapta a essa situação, mas que mesmo assim a água é um elemento essencial e o uso racional do elemento precisa ser praticado.
Jardim veredas
Este seria o jardim poético de Inhotim se lembrarmos do romance de Guimarães Rosa, onde o protagonista Riobaldo se aventura pelo Cerrado. Nele se fala das veredas, consideradas um oásis do sertão, que são espaços que surgem em meio ao cerrado e apresentam um solo mais úmido com formação de pequenos lagos e margeados pelos conhecidos buritis. Através dessa inspiração o paisagista Pedro Nehring criou o Jardim Veredas em um espaço de 7000m² composto por espelhos d’ água, espécies de plantas aquáticas e anfíbias, além de esculturas mobiliárias do designer Hugo França.
Jardim pictórico
Como o próprio nome diz, este jardim se assemelha a uma pintura e poderia facilmente ter inspirado um quadro de Monet. Em 8900 m² o visitante caminha entre espécies de plantas tropicais, onde destacamos a palmeira-ráfia e o inhame roxo, além de diversas obras de arte expostas a céu aberto.
Largos das orquídeas
Composto por mais de 17 mil orquídeas plantadas em palmeiras, o local é o único que concentra um número tão grande da espécie Cattleya walkeriana.A orquídea enfeita o jardim com suas flores de cor lilás nos meses de abril e maio, além de exalar um perfume intenso.
Vandário
As orquídeas presentes neste jardim são pertencentes ao grupo das vandáceas. Originárias da Ásia, elas se adaptaram bem ao clima do Brasil e cerca de 400 espécies e híbridas estão presentes no local. Entram no grupo de plantas ameaçadas de extinção onde a Vanda javierae já é considerada extinta.
Jardim sombra e água fresca
Fechamos a apresentação dos jardins temáticos com o Jardim sombra e água fresca, o maior jardim de Inhotim com 32.000 m² e cerca de 700 espécies de palmeiras e frutíferas.
. . . . . . . . . . . . . .
Para conhecer o Instituto Inhotim é necessário adquirir um ingresso pela plataforma Sympla. O local funciona de quarta à sexta de 09h30 até 16h30 e aos finais de semana e feriados de 09h30 às 17h30.
Mais informações no site https://www.inhotim.org.br/
Veja também:
Guilherme Marques Mattos e o paisagismo em Shopping Center
Pisos para compor o projeto de paisagismo
Projetos de paisagismo vencedores do 5° Prêmio Rosa Kliass
Anterior Próximo