Saiba como o paisagismo e a irrigação trabalham juntos com Samuel Pádua!
Autor: Stéphanie Magalhães - Data: 30/03/2023
Samuel Pádua, nasceu em São Paulo e aos 05 anos de idade foi morar em Taubaté, onde anos depois se formou em publicidade e propaganda. Em 2003 formou pelo IBRAP - Instituto Brasileiro de Paisagismo, em São Paulo e fez ainda pós-graduação em Paisagismo na UNESP.
Contou pra gente que seu contato com o verde, começou a muito tempo, ainda na infância, seu pai se tornou sócio de uma companhia de lojas de plantas em Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba, sendo que ele chegou a trabalhar nas 3 lojas.
Pádua comenta também que teve contato com algumas chácaras em Santo Antônio do Pinhal, Tremembé e Campos do Jordão, o que possibilitou ter afinidades e experiências de cultivos em diferentes climas e altitudes.
Início de carreira no paisagismo e irrigação
Samuel explica que foi forçado a entrar no ramo do paisagismo devido as grandes demandas que o mercado de arquitetura solicitava. Com a grande demanda, ele começou a procurar também cursos de irrigação e após seus estudos ficou completamente apaixonado pela irrigação.
Como lojista de planta não teve muitos problemas, pois, já entrou no mercado bem estruturado em lojas que já possuíam uma tradição, porém como paisagista e irrigante encontrou alguns problemas devido à falta de portfólio e as exigências dos clientes o que foi contornado a partir do momento que oportunidades de trabalho em escritório de arquitetura foram surgindo, sendo o mesmo muito grato a estes parceiros que acreditaram em seu potencial.
“A natureza ensina a gente, você não planta uma semente e colhe no outro dia, tem que cuidar, regar, tem de adubar, ou seja, tem que tá de olho. E nossa profissão é muito assim, você não colhe frutos de uma hora para outra. Paciência e tempo são fundamentais”.
Enfatiza ainda que a concorrência é muito grande, e uma dica que ele dá para quem está começando é procurar bons parceiros, e profissionais que possuem um poder de indicação, além de saber lidar com clientes, habilidades empresariais, uma boa técnica de marketing e buscar sempre conhecimento, pois o mercado é muito vasto com uma enorme variedade de plantas.
Inspiração pra criar os projetos de paisagismo
As viagens são grande fonte de inspirações para Samuel, teve a oportunidade de conhecer países como a Índia, EUA e Japão, onde destaca a habilidade dos japoneses de trabalhar com as plantas. Porém, é com brilho nos olhos que ressalta a beleza dos biomas brasileiros, principalmente a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.
“Sou um observador de biomas e plantas, quando viajo passo grande parte do tempo observando a natureza nativa do local”.
Versátil, possui uma linha de criação no paisagismo mais tropical, contudo, não deixa de atender demandas de cliente que solicitam jardins mais clássicos. Movido por desafios, enfatiza a necessidade de desenvolver habilidade investigativa para conseguir contornar eventuais obstáculos que possam surgir no trabalho.
Trabalhando com os Softwares da AuE
Quando perguntado sobre seu trabalho usando o HydroLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE, conta que depois que começou a usar não ficou mais sem, relata que o fato de o software já possuir os cálculos, um banco de dados e produtos cadastrados agrega muito em seu trabalho, pois, ganha tempo e consegue desenvolver projetos mais técnicos com maior qualidade, o que ajuda também no contato com os clientes, uma vez que o uso de um software passa mais credibilidade e confiança.
“O HydroLANDSCAPE é fantástico, o uso da tecnologia é fundamental para o ser humano em todas as áreas. Antigamente se fazia projetos a mão, com o software tudo é resolvido quase instantaneamente, o programa calcula tudo na hora. Quem não faz o uso do Hydro perde tempo”.
Um grande auxílio na utilização destes softwares, segundo Samuel, é a economia de tempo, relata que qualquer ferramenta que acelere a produtividade no dia a dia e de grande valia para qualquer profissional da área.
Mercado brasileiro de irrigação cresce cada vez mais
O setor de irrigação no Brasil está em crescimento visto que a biofilia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e para se ter bons resultados com o paisagismo é necessário um sistema de irrigação moderno.
Um paisagismo de sucesso e qualidade está profundamente relacionado a diversos fatores, como tratamento do solo, um bom projeto, bom fornecimento de matérias, plantas, boa mão de obra de execução e um sistema de irrigação para conseguir um jardim espetacular.
“Um paisagismo de qualidade está intimamente ligado com o sistema de irrigação, seu uso é imprescindível”.
Por fim, Pádua agradece o trabalho da AuE, pois o uso do software o auxilia e facilita seu dia a dia, além de todo apoio e assistência que é oferecido pela própria empresa que fornece o software. Ressalta que conhece a empresa a muito tempo e acompanhou seu crescimento e o desenvolvimento de vários programas que ajudam muito o trabalho do paisagista, tornando mais prático, rápido e com ferramentas que possibilitam ter maiores ganhos e produtividade.
Assista a entrevista completa:
Veja também:
Ney Sílvio Laignier fala sobre como o paisagismo e a jardinagem vão muito além das flores.
Iniciantes no paisagismo - Dicas para evitar erros e sair na frente no mercado
Vem aí o Concurso de PhotoLANDSCAPE 2023!
Anterior Próximo