As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 02

Autor: Milayne Ferraz - Data: 04/05/2023

Mulher paisagista

Nesta matéria iremos dar continuidade ao assunto anteriormente abordado na revista do mês de maio sobre as etapas para se iniciar um projeto de paisagismo. Na primeira matéria vimos sobre as primeiras etapas (1 a 3), e agora iremos ver um pouco sobre as partes finais! (Caso deseje relembrar clique aqui para ver a parte 01)

Veja abaixo as etapas de 4 a 9, e tenha mais conhecimento sobre os processos para um projeto de paisagismo:

4. Montando o programa

Dado o exposto anterior da etapa 3, é hora de colocar a mão na massa e começar de fato a organizar a apresentação de todas as informações e ideias que foram obtidas durante o processo.

Você precisa montar um programa que atenda todas as necessidades do cliente (o que varia de perfil para perfil), nesse caso deve anotar todos os itens desejados mas também opinar se é viável ou não. Também é preciso levar em consideração o gosto do cliente na escolha das plantas, como os odores exalados, as espécies de frutas, muita ou pouca densidade entre outros.

Com todas as informações reunidas é hora de partir para o tão esperado desenho de zoneamento! Nessa etapa você irá distribuir e estudar de maneira geral todos os elementos, não apenas os construídos, mas os a construir, a vegetação, a morfologia do terreno e tudo o que for pertinente. Não se assuste se o seu programa de necessidade sofrer ajustes, afinal é nessa etapa que você irá ver o que de fato funciona e fazer os ajustes necessários de acordo com o local.

Mesmo se optar por não fazer o projeto integrado ao entorno, busque fazer com que ao menos converse com os demais elementos já existentes ao redor, para que o projeto não fique destoando do ambiente, isso claro, se tratando de macro paisagismos.

Para paisagismos residenciais, por exemplo, você não possui muitas limitações, uma vez que geralmente o entorno será também de habitações.

Por fim, é esperado de maneira geral que o paisagista preveja as áreas na qual irá projetar, se estão de acordo com as características do local e como serão realizadas. Seu desenho não precisa ser perfeito, você precisa esboçar através de formas, por exemplo, em qual área terá o que.

5. Estudo preliminar

Aqui o zoneamento é destrinchado, de fato irá representar as áreas no projeto bem como seus elementos de maneira mais definida para o entendimento do seu cliente sobre suas soluções. Você pode detalhar algumas características das plantas como folhagens, cores, texturas… afinal tudo isso pode mudar após conversar com o cliente.

Essa etapa é optativa, se seu projeto for pequeno, pode partir direto para a reunião com o cliente a partir de um zoneamento bem definido, mas se for algo mais complexo é melhor apresentar de maneira mais completa e exata suas soluções.

6. Reunião com o cliente

É uma das etapas mais importantes, então para se ter sucesso é necessário que o paisagista saiba a maneira correta de expor suas ideias. Seja apenas com sua conversa ou apresentando também bons elementos visuais, o entendimento deve ser facilitado, afinal você sabe de tudo mas seus cliente leigo no assunto precisa compreender o que será feito no projeto dele, afinal é a concretização de um sonho que impactará diversas vidas.

Sempre busque iniciar falando coisas boas do projeto, suas ideias gerais, e depois desse suspense mostrar as imagens. Tente mostrar as experiências e sensações que os usuários terão naquele local, quais caminhos podem ser percorridos no espaço a partir de sua entrada, essas sensações de experiências contam muito!

Apresentado seu estudo, questione a ele se possui dúvidas e sugestões e já deixe evidente os possíveis problemas que podem surgir para que não seja uma surpresa para o cliente. Além disso, frise também estimados custos para a obra, como o plantio da vegetação, a possível irrigação, etc..

7. Anteprojeto

Nesta etapa o processo do estudo preliminar é concluído. Mostre as soluções definitivas em termos de formatos, circulações, espécies, materiais e demais elementos existentes no projeto, além de uma previsão concreta para a execução de sua proposta.

Use e abuse de cores e elementos gráficos que facilitem o entendimento do cliente. Além disso, busque fazer um projeto bem elaborado, pois o mesmo servirá como base para os seus desenhos finais e os desenhos dos demais profissionais especializados que participarem do trabalho, como para a luminotécnica, irrigação e segurança.

Exemplo de Anteprojeto realizado com o software VisualPLAN

Exemplo de Anteprojeto realizado com o software VisualPLAN

8. Projeto executivo

Aqui temos reunidas todas as informações necessárias para que o projeto seja executado, pertinentes aos mais diversos processos. A quantificação deve ser exata ou calculada com base na possível perda de alguns itens para que não gere imprevistos na execução. Toda a obra grossa é detalhada com especificações e medidas para minimizar a possibilidade de erros para que tudo seja realizado dentro do tempo esperado. Não tenha medo do detalhamento, ele é super necessário para evitar dor de cabeça e passar confiança a seu cliente.

Busque fazer um projeto de plantio, detalhado a sua maneira. Seja através de desenhos, textos ou tabelas, especifique as plantas e todas suas informações para que não existam dúvidas na implantação

9. Fiscalização das obras

O profissional é responsável por acompanhar os trabalhos no canteiro, afinal primeiro faz todas as visitas ao local para elaborar seu projeto, mas posteriormente é necessário acompanhar o plantio da vegetação.

É interessante já constar na proposta dos honorários antes de fechar o projeto, pois assim o valor pago já inclui essas visitas, ou se preferir pode deixar claro que pode acompanhar a parte mediante a futuros pagamentos não inclusos no fechamento do projeto.

Siga todas essas dicas e tenha mais sucesso em seus futuros projetos. É interessante que todo o processo seja bem feito e com qualidade, afinal é o seu nome no trabalho, é a sua credibilidade em jogo. Aposte em bons conteúdos, sejam pagos ou gratuitos, se dedique em aprender e tente manter uma rotina de aprendizagem contínua pois todos os dias surgem novidades no mercado e estar atualizado faz toda diferença!

Conte conosco para ter as melhores soluções do mercado de paisagismo para a elaboração e apresentação de projetos para o cliente!

Veja também:
* A importância do planejamento da arborização urbana
* As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 01
* Os segredos dos biomas: como a ciência estuda a flora e fauna em todo o mundo



Compartilhar:


Anterior Próximo

 eBook: Por que utilizar um software especializado em paisagismo?

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 8 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Saindo do “papel” e ganhando outras formas: O paisagismo comprometido de Cristiano Lopes
Saindo do “papel” e ganhando outras formas: O paisagismo comprometido de Cristiano Lopes

Uma matéria sobre, paisagismo, comprometimento, foco e uma trajetória de sucesso.

Botânica
Identificação e conservação de espécies vegetais ameaçadas
Identificação e conservação de espécies vegetais ameaçadas

São realizados estudos para identificar e conservar plantas ameaçadas.

Ensino de paisagismo
As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 02
As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 02

Paisagista, saiba todas as etapas de um projeto de paisagismo antes de iniciar um projeto! Parte 02

Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Julho
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Julho

Apresentação de programas para realizar projetos de paisagismo.

Webinários AuE Software: AutoLANDSCAPE
Webinários AuE Software: AutoLANDSCAPE

Aula para apresentar uma ferramenta que vai ajudar no dia a dia do projetista de paisagismo.

AuE Network
Móveis - 2023 - Assentos Diversos
Móveis - 2023 - Assentos Diversos

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção de Assentos diversos.

Móveis - 2023 - Mesas diversas
Móveis - 2023 - Mesas diversas

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção mesas diversas.

Dicas Técnicas
VisualPLAN: Usando Platôs para montar o terreno do projeto
VisualPLAN: Usando Platôs para montar o terreno do projeto

Veja algumas dicas de como usar a platôs no VisualPLAN para representar o terreno em 3D.

AutoLANDSCAPE: Entendendo e utilizando conjuntos de plantas
AutoLANDSCAPE: Entendendo e utilizando conjuntos de plantas

Veja como o AutoLANDSCAPE agrupa as plantas desenhadas no projeto, para colocar chaves com os conjuntos corretos de itens.

VisualPLAN LT x VisualPLAN FULL
VisualPLAN LT x VisualPLAN FULL

Veja as principais diferenças entre o VisualPLAN LT e o VisualPLAN FULL

Novidades
Congresso de paisagismo acontece em Holambra-SP no próximo mês
Congresso de paisagismo acontece em Holambra-SP no próximo mês

Confirmado o evento entre 16 a 18 de julho de 2023 em Holambra. Veja como receber um convite para participar da Garden Fair na sua casa.

Competição saudável e cheia de possibilidades: O concurso Internacional usando o PhotoLANDSCAPE
Notícias
Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental
Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental

Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental.

Paisagismo interno: uma semente de bem estar no dia a dia
Paisagismo interno: uma semente de bem estar no dia a dia

Matéria sobre o bem estar proporcionado pelo paisagismo em ambientes internos.

Tempo de qualidade: Webinário AuE Software x Escola de Paisagismo de Brasília
Tempo de qualidade: Webinário AuE Software x Escola de Paisagismo de Brasília

Um bate papo de apresentação de software para projetistas de paisagismo.

Holambra -SP receberá congresso de paisagismo em Julho
Holambra -SP receberá congresso de paisagismo em Julho

Enflor Garden Fair 2023 - O congresso acontece do dia 16 ao dia 18 de julho.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 19 No 228 / Maio de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
8 + 0 = ? *