Juliana Asta: paisagista por amor, advogada por formação

Autor: Isabela Silva - Data: 10/03/2021

Paisagista Juliana Asta



Na edição deste mês da revista AuE Paisagismo convida nossos queridos leitores a conhecer mais sobre a trajetória profissional e projeto executado com nosso software, VisualPLAN, da paisagista e jardinista Juliana Asta.

Aue Paisagismo: Conte-nos sobre você, sua formação, trajetória e de seu trabalho.

Juliana Asta: Sou de Campinas/SP e a vida inteira fui apaixonada por plantas. Contudo, cursei a faculdade de Direito, em Bragança Paulista e segui a carreira do meu pai, advogando por 20 anos. Foram 20 anos de muito aprendizado. Não me arrependo, principalmente por aprender a lidar com diferentes personalidades, além de ter ajudado outras pessoas a seguirem seus caminhos. Estive, também, ao lado de uma das pessoas que mais admiro, meu pai. Entretanto, entre os Códigos e livros processuais, eu me perdia no mundo das plantas, o que me levou a assinar, mensalmente, revistas de plantas; comprar enciclopédias que abordam sobre o uso das plantas; obter livros e mais livros; todos sobre PLANTAS!

Casei e tive duas filhas. Fiz o jardim da minha casa e, corriqueiramente, era procurada pelas minhas amigas e irmãs para ajudá-las quanto à elaboração do jardim de suas casas.

Os anos se passaram até que, em 2015, devido ao trabalho do meu marido, minha família se mudou para Lima, Peru. Foi uma grande surpresa. Mas, após a adaptação de todos, fui à busca de estudo e descobri o paisagismo. Fiz curso de jardinagem e depois alguns cursos intensivos de paisagismo, junto ao Programa de Investigación en Ornamentales - Departamento de Horticultura da Universidad Nacional Agraria La Molina, por cerca de 1 ano.

Voltamos para o Brasil no início de 2017. Aqui, procurei pelo Centro Paisagístico Gustaaf Winters, em Holambra/SP, e me comprometi com várias outras modalidades de cursos.
Hoje, apaixonada pelo que faço, durmo e acordo pensando em flores e como posso, cada vez mais, entendê-las e espalhá-las pela cidade, seja através da própria natureza, seja através de projetos residenciais e comerciais. Além de realizar projetos paisagísticos, dou assessoria para a melhora da qualidade de vida das plantas (através do solo, reposição de mudas e treinamento de pessoas que lidam com jardinagem). Cuido, mensalmente, da evolução do jardim de hotéis e de casas residenciais. Trabalho com pessoas de extrema confiança e sempre fico atenta a TODOS os projetos realizados, com o acompanhamento integral dos mesmos.


Aue Paisagismo: Como é o mercado na sua região? Quais os pontos positivos e as dificuldades que encontra neste mercado?

Juliana Asta: Não posso reclamar da minha região quanto à busca e aquisição de plantas, uma vez que tenho à minha disposição um mercado vasto que me oferece qualidade e variedade de produtos. Eventualmente pode ocorrer variação de preço. Por isso, é importante ficar atento e pesquisar antes da compra, além de se assegurar quanto à correta variedade da planta (aquela que se deseja), do seu porte e da época da sua florada, para que não haja frustração após a compra.

Juliana Asta

Juliana Asta

Aue Paisagismo: Como você enxerga a importância do paisagismo na rotina das pessoas, em suas casas, trabalho, lazer? Quais benefícios você aponta para um local com paisagismo?

Juliana Asta: Existem inúmeros estudos que comprovam que as plantas podem mudar, até mesmo, o seu humor. Antigamente, escritórios, consultórios médicos, hospitais, ou seja, locais fechados, possuíam poucas plantas em seus ambientes internos. Várias eram as justificativas, sendo a principal delas, que as mesmas morreriam com facilidade. Atualmente, você consegue através da internet, dicas de plantas para ambientes internos e de como cuidar das mesmas. Elas terão a função, muito além, de "embelezar" o local. Elas trarão vida, claridade, cor, refrescarão o ambiente, etc.

Além disso, as plantas nos "ajudam" a respirar melhor. Existem plantas específicas que melhoram a qualidade do ar interno da sua casa, do seu trabalho. Por outro lado, as plantas são "geradoras" de sorrisos. Os hospitais, por exemplo, estão aderindo ao paisagismo para trazer alegria e consequentemente, melhora na recuperação de seus pacientes.

E não podemos esquecer que a jardinagem, por exemplo, é indicada para pessoas com depressão, para crianças, para pessoas da melhor idade. Por isso, é tão importante ter plantas ou plantar uma muda que seja, acompanhar o desenvolvimento das plantas nos traz inúmeros benefícios.
Apostar em um profissional que auxilie com a elaboração de um projeto paisagístico trará uma linda combinação de plantas que, certamente, irá mudar a sua vida! A Planta traz alegria, traz memórias com seus perfumes, ela "fala" através de suas folhas, flores e raízes; e somos todos capazes de entender. Isso é mágico!


Aue Paisagismo: Quais principais pontos você considera na hora de projetar? Por quê?

Juliana Asta: Para elaborar um bom projeto, sempre considero todas as vontades e necessidades do meu cliente, sob pena de fracassar, por melhor que o mesmo seja. Com isso em mente, passo a elaborar o projeto de acordo com o clima do local e, consequentemente, as melhores plantas que se encaixam naquele clima. Somente, então, escolho as plantas de acordo com o local que serão plantadas, considerando a posição do sol e quantidade de luz solar que cada uma precisa. Assim, consigo conciliar a vontade do meu cliente e um projeto adequado.


Aue Paisagismo: Como conheceu nosso software e como ele agrega na sua rotina?

Juliana Asta: Sim, uso vários programas da AuE Software, que conheci após indicação de uma amiga paisagista. Depois que conheci o programa, me encantei com todas as ferramentas que ele possui. Para falar a verdade, nunca usei um software semelhante na minha vida e pensei que ficaria louca! Mas a própria equipe da AuE me ajudou com a instalação, aprendizado e logo depois, eu já estava elaborando os meus projetos. Gosto muito porque facilita a visualização, pelo cliente, do projeto, além de ter uma biblioteca imensa de plantas com várias especificações botânicas das mesmas. Hoje, não fico sem esse programa e tenho, sempre que necessito, o contato direto da equipe AuE.


Aue Paisagismo: Conte-nos sobre como este cenário que estamos vivendo, da pandemia, afetou no seu trabalho. Como ficou a procura por profissional de paisagismo e como enxerga que ficará o mercado futuramente.

Juliana Asta: No início da pandemia fiquei receosa, pois, na verdade, tudo era incerto. Mergulhamos em um mundo sem respostas. Contudo, passados dois meses, fui procurada para executar jardins residenciais e dar assessoria (para melhora da qualidade) de jardins outrora elaborados. E, mais adiante, foi surpreendente a quantidade de pedidos e a retomada total para assessoria e elaboração de novos projetos paisagísticos para hotéis, o que eu adoro fazer!
Entendi, com todo o cenário que estávamos vivendo (e ainda estamos), que as pessoas passaram a ficar mais em casa e, com isso, pretendiam (e pretendem) melhorar a qualidade de vida agregando o paisagismo no seu cotidiano. Além disso, os hotéis brasileiros estavam recebendo inúmeros hóspedes pelo fato de todos estarem exaustos e não poderem sair com facilidade do Brasil.
Para o futuro, acredito que o paisagismo estará cada vez mais presente em nossas vidas!

Aue Paisagismo: Conte-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer.

Juliana Asta: Trata-se de um projeto realizado junto a um Hotel localizado no estado de Minas Gerais. O local é todo vestido de montanhas e de verde. Contudo, me deparei com inúmeros taludes, pedras e incontáveis áreas para execução do paisagismo. Primeiramente, estudei toda a vegetação do local e adaptei-a de acordo com a vontade e necessidade do cliente. Muitos espaços precisavam de privacidade, outros de beleza, outros de "contenção" de poeira. Corrigi o solo e agreguei matéria orgânica. Inúmeros foram os desafios, pois era necessário integralizar o paisagismo. Mas o local que mais me desafiou, foi um "imenso talude", que poderia ser uma área aproveitada por todos ou apenas para se transformar em um lindo e intransitável espaço. Então, adaptei os dois. Conseguimos executar um "cantinho" para relaxar, transformando-o em um pequeno "platô" com um muro de contenção e, em simultâneo, "enfeitamos" o que estava sem vida.

3D do projeto realizado com VisualPLAN

3D do projeto realizado com VisualPLAN

Projeto em execução

Projeto em execução

Aue Paisagismo: Qual o maior desafio deste trabalho?

Juliana Asta: Nesse caso, como se trata de um hotel, nossa comunicação foi primordial para que eu entendesse exatamente como o local funciona e qual era a real necessidade do paisagismo; já que, muitas vezes, não o elaboramos pensando somente na beleza. Muitas vezes, o paisagismo nos ajuda na praticidade do dia a dia.

3D do projeto realizado com VisualPLAN

3D do projeto realizado com VisualPLAN

Projeto em execução

Projeto em execução

Aue Paisagismo: Quais eram as exigências do cliente?

Juliana Asta: Meu cliente pediu para transformar locais próximos aos quartos, trazendo mais privacidade e elaborar espaços para relaxamento espalhados pelo hotel. Assim, construímos pergolados, fontes, platôs e cantinhos com bancos, todos atrelados ao paisagismo.

Mobiliário da área de descanso

Mobiliário da área de descanso

Aue Paisagismo: Quais foi a sua ideia principal ao criar o projeto?

Juliana Asta: O hotel se encontra no meio da mata, como se fizesse parte de uma floresta com muitas araucárias. Assim, minha ideia principal foi trazer o paisagismo sem perder essa característica.

Aue Paisagismo: Já foi executado/concluído?

Juliana Asta: Grande parte já foi executado. Mas hotel é muito dinâmico e o paisagismo segue essa tendência. Por isso, estamos sempre cuidando do que já existe e trazendo maiores facilidades para quem trabalha no local.

Mobiliário da área de descanso

Mobiliário da área de descanso

Aue Paisagismo: Qual a maior dificuldade na execução?

Juliana Asta: A maior dificuldade foi em executar as "obras de alvenaria", como as fontes, muros de contenção, pergolados. Porque a execução não é rápida e estávamos trabalhando em um hotel, em local com vários curiosos e tínhamos que tentar manter a ordem.

Área com projeto de paisagismo concluído

Área com projeto de paisagismo concluído

Contato:

Juliana Asta

E-mail: astamachado@yahoo.com.br


Instagram


Celular: (19) 99661-2977


Veja também

Jardins ecológicos: o seu jardim como uma parte de um todo

PhotoLANDSCAPE- Dica 1 de 5: Escolha uma boa imagem para trabalhar
Websérie " Parques de BH" apresenta beleza das áreas verdes na cidade



Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
7 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Juliana Asta: paisagista por amor, advogada por formação
Juliana Asta: paisagista por amor, advogada por formação

Aprecie o bate-papo com a paisagista e jardinista sobre carreira e perspectivas no mercado paisagístico

Lançamentos
eBook: Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis
eBook: Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis

Destaque-se no mercado, aprenda a executar jardins ecológicos!

SAVE THE DATE: VI Concurso de Fotomontagem com PhotoLANDSCAPE
SAVE THE DATE: VI Concurso de Fotomontagem com PhotoLANDSCAPE

Se inscreva, concorra a prêmios e divulgue seu trabalho!

Ensino de paisagismo
Live com Guilherme Motta e Marcelo Zlochevsky é sucesso no Instagram
Live com Guilherme Motta e Marcelo Zlochevsky é sucesso no Instagram

Especialista em irrigação conversou sobre projetos de irrigação

Acompanhe como foi o 1ª Semana de cursos On-line da Universidade AuE Software
Acompanhe como foi o 1ª Semana de cursos On-line da Universidade AuE Software

Os cursos proporcionaram uma imersão em Paisagismo e Softwares de Projetos

Curso de criação de Orçamento para Projetos de Paisagismo com o CalcLANDSCAPE® 2018
Curso de criação de Orçamento para Projetos de Paisagismo com o CalcLANDSCAPE® 2018

Não deixe para última hora e garanta sua vaga com nossos consultores

AuE Network
Coleção com lareiras e fogueiras para áreas externas - Março/2021
Coleção com lareiras e fogueiras para áreas externas - Março/2021

Veja lareiras de jardim que selecionamos para você usar em seus projetos com os programas da AuE Software.

Coleção de postes de iluminação para os programas AuE Software
Coleção de postes de iluminação para os programas AuE Software

Estamos publicando este mês, março de 2021, uma coleção com postes de iluminação para usar em jardim e área externa.

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE- Dica 2 de 5: inserção de forração
PhotoLANDSCAPE- Dica 2 de 5: inserção de forração

Insira a forração de modo correto e torne sua fotomontagem mais realista

VisualPLAN- Dica 2 de 5: Criação de canteiros
VisualPLAN- Dica 2 de 5: Criação de canteiros

Faça alterações no seu projeto sem utilizar o AutoCAD

CalcLANDSCAPE: como zerar e comparar preço do orçamento
CalcLANDSCAPE: como zerar e comparar preço do orçamento

Opção permite controlar preços no momento de fechar orçamento com fornecedores

LandMANAGER: Como importar projeto
LandMANAGER: Como importar projeto

Ferramenta possibilita importar arquivos de projetos desenvolvidos em nossos software, para o LandMANAGER

Novidades
Laboratório da USP estuda o cultivo de jardins verticais em ambientes fechados com uso de LED
Laboratório da USP estuda o cultivo de jardins verticais em ambientes fechados com uso de LED

Projeto desenvolve sistema de luz artificial para uso residencial.

Projeto de requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin
Projeto de requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin

Projeto proporciona melhoria na paisagem e introduz áreas de encontro para potencializar o uso dos espaços

Dicas para escolher luminárias para área externa
Dicas para escolher luminárias para área externa

Iluminação garante segurança, beleza e conforto para a área externa.

Notícias
Adiamento do evento da 17ª Garden Fair e curso presencial da AuE Software em Holambra
Adiamento do evento da 17ª Garden Fair e curso presencial da AuE Software em Holambra

O adiamento ocorreu devido ao aumento de contaminação pela COVID-19.

Conheça o projeto do Centro de Arte Cívica de  Zhuhai Jinwan, Zaha Hadid Architects
Conheça o projeto do Centro de Arte Cívica de Zhuhai Jinwan, Zaha Hadid Architects

Projeto em execução fica em nova cidade ecológica na China!

Hospital no Pará realiza humanização ambientes com pintura e paisagismo
Hospital no Pará realiza humanização ambientes com pintura e paisagismo

Humanizar os espaços valoriza a vida, acolhendo familiares e pacientes

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 201 / Fevereiro de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*