Projeto de requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin
Autor: Isabela Silva - Data: 12/03/2021
O Escritório Snøhetta divulgou seu projeto de reformulação no terreno do Museu de Arte de Blanton, na Universidade do Texas em Austin; com intuito de unir e requalificar o campus do museu, fazendo melhorias no paisagismo e arquitetura. O museu foi fundado em 1963 e é popularmente conhecido por abrigar uma das maiores coleções de arte abertas ao público do Texas.
O museu é, atualmente, a porta de entrada para o campus da Universidade, situada no eixo norte-sul da cidade. Já o edifício de instalação permanente do artista Ellsworth Kelly, denominado "Austin", se encontra no lado norte. E o Capitólio do Estado do Texas pode ser visualizado ao sul do terreno.
Projeto 3D do pátio do Museu de Arte de Blanton voltado para o sul com Capitólio do Estado do Texas ao fundo
O paisagismo é definido por uma série de novos jardins e a remodelação das entradas dos edifícios, expandindo a coleção de arte do museu para além das galerias e cria um espaço público das e para as artes em Austin.
“Abrindo o museu para a cidade, convidando as pessoas não apenas a apreciar a arte, mas também permanecer, se reunir e se inspirar antes e depois de cada visita”, comentou a diretora da instituição, Simone Wicha.
A unificação do campus do museu com avenida proeminente da cidade se dá através de uma coreografia de plantio, geometria e arte.
Projeto 3D da avenida de acesso ao pátio do Museu de Arte de Blanton
O pátio criado conta com 15 estruturas de painéis perfurados de pétalas com 12 metros de altura, e copa de 9 metros de diâmetro. Juntos, estes painéis formam uma nova varanda frontal e enquadra as vistas do Capitólio do Texas. E ainda, fornecem sombra sobre os novos assentos.
Projeto 3D do pátio do Museu de Arte de Blanton voltado para o norte, com a obra do artista Ellsworth Kelly, denominado "Austin".
Projeto 3D do pátio do Museu de Arte de Blanton.
A construção tem previsão de conclusão no fim de 2022 e tem como uma das propostas, o plantio de 25 mil novas mudas na propriedade, 95% das quais são nativas do Texas.
Fonte das imagens: Blanton Museum of Art Grounds Redesign e Archdaily
Veja Também:
Ebook: Apresentação de projetos de paisagismo - ESPAÇO DE APOIO À SAÚDE
VisualPLAN: Como criar cobertura de vidro no VisualPLAN
Guilherme Motta comenta a revista AuE Paisagismo Numero 200
Anterior Próximo