Hospital no Pará realiza humanização ambientes com pintura e paisagismo
Autor: Isabela Silva - Data: 12/03/2021
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) iniciou um processo de humanização dos ambientes construídos visando acolher pacientes e familiares. A iniciativa está transformando e revitalizando as áreas verdes, inserindo pinturas especiais em áreas assistenciais, substituindo as tradicionais cores dos espaços de saúde.
As áreas de brinquedoteca e UTI Pediátrica foram as primeiras a passarem por reformas estruturais e em seguida, receber cores e desenhos temáticos. A escolha considerou o perfil do público atendido e o conceito de ambiência proposto pela Política de Nacional de Humanização (PNH).
Humanização de ambientes no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). Fonte: http://www.gasparvianna.pa.gov.br/site_novo/wp/2021/03/01/hospital-de-clinicas-humaniza-ambientes-com-pintura-e-paisagismo/
A requalificação dos ambientes vão muito além da criação de um espaço lúdico, demandando estabelecer novos protocolos médicos que envolvem a equipe médica, de enfermagem e a própria direção da instituição.
Estes espaços resgatam a dimensão humana e influenciam no tratamento médico.
. “O cuidado com o usuário deve ser considerado com muita delicadeza através de diversos estímulos ofertados e apreendidos. A arte em suas mais variadas formas de expressão propicia conforto, satisfação, acolhimento e melhoria nas relações entre o usuário e a equipe profissional e, quando alinhada com a Política Nacional de Humanização (PNH), se torna importante para a recuperação de pacientes e melhoria dos processos de trabalho” Karla Aita, Terapeuta Ocupacional no HC
Humanização da UTI Pediátrica com traços florais feitos pela arquiteta Erica Saraiva.
Fonte: http://www.gasparvianna.pa.gov.br/site_novo/wp/wp-content/uploads/2021/03/IMG_8204.jpg/
A UTI Pediátrica foi contemplada com traços florais da Arquiteta Erica Saraiva. Ela destaca a importância de um estudo prévio do ambiente, para que os usuários se sintam de fato acolhidos. Por isso, foram analisados a projeção e proporção do desenho, considerando a luminosidade e a escolha das cores e suas respectivas tonalidades.
Além das belas pinturas nas paredes do Hospital de Clínica, foram iniciadas a revitalização das áreas verdes presentes para que futuramente possam ser disponibilizadas para atividades terapêuticas. A intenção é explorar ainda mais estas áreas, contribuindo com o atendimento a pacientes de outras clínicas.
Fonte: Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Veja Também:
Guilherme Motta comenta a revista AuE Paisagismo Numero 200
VisualPLAN - Dica Rápida - Criação de Desnível utilizando a ferramenta TALUDE
84 mil mudas nativas e exóticas serão plantadas na zona da Mata
Anterior Próximo