No Limiar da Sobrevivência: O Impacto das Mudanças Climáticas nas Espécies Vegetais

Autor: Matheus Augusto P. Leôncio - Data: 03/01/2024

Entendendo os Ciclos Naturais:

Chamamos de ciclos biogeoquímicos os processos naturais pelos quais ocorrem a reciclagem dos elementos químicos no meio. Através desses ciclos que os elementos conseguem interagir com o meio ambiente e os seres vivos, ou seja, eles garantem a presença desses elementos na atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Esse é um fator de extrema importância, já que vários elementos são importantes para os seres vivos, e se não houvesse a reposição desses elementos, ocorreria a extinção de espécies.

Podemos citar como elementos importantes para a existência da vida e que possuem ciclos para se manterem constantes na Terra o Nitrogênio (N) que é importante, por exemplo, na formação de proteínas e dos ácidos nucleicos (moléculas que controlam a síntese proteica, armazenando e transportando as informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA). O Oxigênio (O) que é extremamente importante para a sobrevivência dos seres vivos, por exemplo, ele atua na respiração celular (processo em que ocorre a oxidação da glicose e é produzido a energia). Já o Carbono (C) é o elemento que faz parte de todas as moléculas orgânicas, além disso, ele está presente em uma parte significante do material que compõe o planeta. O ciclo da água, ou ciclo hidrológico, como também é conhecido, trata-se também de um importante ciclo que faz com que esse recurso natural esteja sempre no ambiente. Esses elementos, assim como outros, vem sofrendo interferência direta ou indireta do aquecimento global em seus respectivos ciclos e as consequências disso tendem a ser dramáticas.

Foto 1: Pinheiro De Lodgepole (Pinus contorta):

Imagens do INaturalist



Causas e efeitos:

Nas últimas décadas, muito se tem falado sobre as mudanças climáticas globais e sempre atrelado a esse assunto está o homem, colocado como um catalisador diretamente ligado a essas mudanças. A principal causa dessa alteração no clima é a intensificação do Efeito estufa, fenômeno natural que, em tese, era para ajudar a manter o calor na Terra de maneira benéfica, só que por conta de ações antrópicas vem apresentando uma maior intensidade devido a poluição do ar. A eliminação de certos gases está intensificando esse processo, principalmente o gás carbônico e o metano, através da queima de combustíveis fósseis. O desmatamento e as queimadas também são problemas que estão provocando o aquecimento global, já que os vegetais absorvem parte do dióxido de Carbono disponível na atmosfera e através da transpiração, liberam água no formato gasoso, o que contribui para a formação de nuvens e, eventualmente, para a ocorrência de chuvas. Portanto, as florestas desempenham um papel vital na manutenção dos ciclos hidrológicos, ajudando a fornecer água e interferindo no clima não apenas dos ecossistemas locais, mas também de regiões distantes.

Os efeitos do aquecimento global são diversos e interferem na atmosfera, hidrosfera e até na biosfera. Como consequências do aumento do calor podemos citar o derretimento de calotas polares (degelo) que estão elevando o nível dos oceanos.

Foto 2: Café (Coffea arabica) :

Imagens de Guilherme Motta



Impacto nas Espécies vegetais e Biodiversidade:

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Climate Change, algumas espécies animais e vegetais estão tendo seu tamanho diminuído devido a mudanças climáticas, algumas espécies são inclusive fonte vital de nutrição para mais de um bilhão de pessoas que vivem perto do limite da fome. Essa redução de espécies já aconteceu no passado e é observada através de registros fósseis, espécies que reduziram em 50% a 75% o seu tamanho. Muitos acreditavam que as plantas tendessem a crescer mais com o acúmulo de dióxido de carbono, mas isso foi um equívoco. Muitas plantas acabaram atrofiadas devido a essa alteração da temperatura, dos nutrientes presentes no solo e também da umidade.

Além disso, devido a alteração do ciclo da água, a sua escassez em regiões específicas pode afetar negativamente o crescimento das plantas, levando à diminuição da produção de alimentos e à mortalidade de vegetação sensível à falta de água. Processos biológicos relacionados a reprodução também são afetados pelo descontrole do clima (dormência, floração e frutificação), o estresse térmico vem diminuindo a produção agrícola em várias partes do globo, assim como o aumento de pragas. A migração de plantas para áreas mais frias ou elevadas também é observada, já que essas procuram lugares com condições climáticas adequadas, perturbando o equilíbrio de ecossistemas e afetando a interdependência entre plantas, animais e microrganismos. Fora que, espécies sensíveis e altamente específicas podem entrar em extinção devido a brusca mudança do clima, assim com as plantas endêmicas. O aumento das temperaturas e as condições mais secas aumentam o risco de incêndios florestais, representando uma ameaça direta para muitas espécies de plantas e ecossistemas.


Foto 3: Uva (Vitis vinifera) :

Imagens de Guilherme Motta e Freepik



Ciclos da Água, do Carbono e Mudanças Climáticas:

As mudanças climáticas pertubam os ciclos naturais e a atual tendência de aquecimento desempenha um papel crucial nas mudanças climáticas, sendo amplamente atribuída à intervenção humana e apresentando uma escalada nos últimos anos. Essa dinâmica transforma as condições climáticas, manifestando-se em taxas acentuadas de evaporação e precipitação. Como resultado, algumas regiões experimentam um aumento na umidade, enquanto outras enfrentam períodos de seca intensa. Essas mudanças climáticas têm ramificações profundas e impactam diretamente na vulnerabilidade de ecossistemas e comunidades em todo o mundo.

À medida que as mudanças climáticas se intensificam, as consequências para os ciclos da água e do carbono se tornam mais evidentes. A elevação das temperaturas afeta a evaporação da água, aumentando a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades e secas. Isso, por sua vez, perturba a dinâmica do ciclo da água, impactando a disponibilidade de recursos hídricos. Já no ciclo do carbono, o aumento do CO2 atmosférico contribui para o efeito estufa, resultando no aquecimento do planeta. Isso desencadeia feedbacks complexos, como o derretimento de geleiras, mudanças nos padrões de vento e alterações nos ecossistemas, todos interligados aos ciclos naturais.

Foto 4: Manguezáis: Rhizophora spp

Imagens do Inaturalist



Adaptação, Mitigação e Perspectivas futuras:

Atualmente, nos deparamos com o desafio crucial de atenuar os impactos das mudanças climáticas, restaurar os ciclos naturais e nos adaptar a um novo contexto climático. A preservação de ecossistemas, iniciativas de reflorestamento, promoção de práticas agrícolas sustentáveis e transição para fontes de energia limpa emergem como passos fundamentais nesse processo de restauração da harmonia nos ciclos da água e do carbono.

A compreensão da importância desses ciclos é essencial para orientar ações eficazes na preservação da saúde do nosso planeta. A "dança" contínua da água e do carbono constitui a base da vida na Terra, e cabe a nós assegurar que essa dança prossiga florescendo, proporcionando sustentabilidade e prosperidade para as gerações vindouras.

Referências:

As mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre as plantas e os ecossistemas
Desmatamento vai aquecer ainda mais o clima do planeta
Ciclo da água: o que é, etapas, mapa mental
Florestas tropicais esfriam planeta em mais de 1°C, indica simulação, e são armas contra aquecimento global
Mudanças climáticas estão “sufocando” as plantas em todo o mundo
Mudanças no clima estão encolhendo a flora e a fauna
Besouro de espécie invasora pode matar mais de 1 milhão de árvores nos EUA, alertam cientistas

Veja também:

Do Jardim para a Mesa: A Revolução Culinária das PANC
A Catharanthus roseus: Uma Aliada Poderosa na Luta Contra o Câncer
O declínio populacional das abelhas e sua interferência na reprodução das flores
Conhecimento Tradicional e Uso de Plantas: a Etnobotânica em Foco


Compartilhar:


Anterior Próximo

Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
7 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Florescendo com o Tempo: Maria Paula Orlando e sua Trajetória de 26 Anos como Paisagista
Florescendo com o Tempo: Maria Paula Orlando e sua Trajetória de 26 Anos como Paisagista

Maria Paula Orlando compartilha as vivências de uma paisagista com 26 anos de profissão.

Botânica
No Limiar da Sobrevivência: O Impacto das Mudanças Climáticas nas Espécies Vegetais
No Limiar da Sobrevivência: O Impacto das Mudanças Climáticas nas Espécies Vegetais

Como as mudanças climáticas estão afetando o comportamento das plantas, o florescimento, a distribuição geográfica e a interação com outros organismos

Ensino de paisagismo
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Fevereiro de 2024
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Fevereiro de 2024

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em fevereiro de 2024.

Webnários AuE Software: PhotoLANDSCAPE
Webnários AuE Software: PhotoLANDSCAPE

Veja uma aula gratuita de PhotoLANDSCAPE, mostrando vários recursos do programa.

AuE Network
Móveis - 2024 - Churrasqueiras
Móveis - 2024 - Churrasqueiras

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção de churrasqueiras.

Mapas - 2024 - Herbáceas e suculentas
Mapas - 2024 - Herbáceas e suculentas

Veja a coleção herbáceas e suculentas disponibilizada para download pela AuESoftware, em janeiro de 2024.

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2022: Esquema de plantio
AutoLANDSCAPE 2022: Esquema de plantio

Aprenda a definir características da espécie em relação ao projeto, com esquema de plantio

AutoLANDSCAPE 2022: Como alterar informações na chave de identificação
AutoLANDSCAPE 2022: Como alterar informações na chave de identificação

Vamos aprender a editar chaves e modelos através do AutoLANDSCAPE

VisualPLAN: Aplicando volume e plantação em 3D
VisualPLAN: Aplicando volume e plantação em 3D

Nesta dica técnica iremos aprender a melhor maneira de aplicar marcações de linhas (volume) e inserir plantação, no formato 3D, através do VisualPlan.

Notícias
Retrospectiva 2023 AuE Software - Marcos e Recordações
Retrospectiva 2023 AuE Software - Marcos e Recordações

Venha relembrar com a gente todos os momentos de destaque da Aue em 2023!

A Magia dos Parques Temáticos: Explorando o Mundo do Paisagismo Criativo
A Magia dos Parques Temáticos: Explorando o Mundo do Paisagismo Criativo

Explore algumas das funções e dicas de paisagismo quando inserido em parques de diversões.

As Tendências de Paisagismo que dominarão 2024
As Tendências de Paisagismo que dominarão 2024

Confira as 10 maiores tendências emergentes no mundo do paisagismo para 2024.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 235 / Dezembro de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*