Do Jardim para a Mesa: A Revolução Culinária das PANC

Autor: Matheus Augusto P. Leôncio - Data: 05/12/2023

V ivendo em uma realidade onde alimentos derivados de trigo, milho e arroz compõe metade dos alimentos consumidos no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), a inclusão das Plantas Alimentícias Não Convencionas (PANC) na nossa dieta surge como uma alternativa nutritiva e bastante promissora.

As Panc, como são designadas, são plantas pouco conhecidas pela maioria das pessoas principalmente de centros urbanos, que podem ser consumidas na culinária. Essa designação é pouco comum no dia a dia, causando estranhamento nas pessoas por não serem encontradas com facilidade em mercados, feiras e outros espaços de comercialização. O termo “não convencional “ quer dizer que essas plantas não são produzidas e comercializadas em grandes escalas. Há muitos anos que essas plantas vêm sendo utilizadas na cultura e alimentação local, principalmente de cidades do interior, ou encontradas em quintais, roças, ou terrenos baldios. Com o avanço da industrialização e dos alimentos processados, ficou mais difícil ver essas plantas presentes na alimentação, devido ao desaparecimento do conhecimento de como utilizá-las e também desaparecimento de muitas espécies.

Imagens de Guilherme Motta e dados da Embrapa



Atualmente, um pequeno número de plantas exerce um controle significativo sobre a maioria do mercado de vegetais, resultando em uma dieta carente de nutrientes essenciais e compostos bioativos essenciais para o metabolismo. Muitas das vezes essa lacuna é preenchida pelo uso de suplementos. Embora o Brasil possua um registro de aproximadamente 10 mil vegetais com potencial alimentício, a dieta da maioria dos brasileiros é restrita a apenas 20, sendo que quatro alimentos (arroz, trigo, milho e batata) compõem 70% do total consumido.

Uma alimentação variada é essencial para o melhor funcionamento do nosso corpo. A inclusão de nutrientes nas refeições como vitaminas, minerais, fibras, cálcio, proteínas e carboidratos é necessária para uma melhor qualidade de vida, tendo em vista vários benefícios como a prevenção de doenças, redução de dores, melhora de humor, melhora no metabolismo entre outros.

As Panc contêm concentrações mais elevadas de vitaminas e minerais em comparação com os alimentos tradicionais. Nestas plantas, raízes e grãos são abundantemente ricos em compostos bioativos com poder antioxidante significativo, desempenhando um papel crucial na redução do estresse oxidativo das células do corpo e, consequentemente, reduzindo o risco de doenças crônicas. Além do mais, por serem de origem vegetal, contribuem para a sensação de saciedade devido à sua alta quantidade de fibras.

Existem uma série de pesquisas científicas por trás das PANC, visando não só a segurança alimentar, mas também suas propriedades nutricionais e compostos bioativos presentes. A identificação da espécie deve ser correta, assim como qual parte da planta é comestível e a forma certa de preparo, considerando que algumas podem apresentar substâncias tóxicas para nosso organismo.

Imagens do INaturalist e dados da Embrapa


Em geral, essas plantas ainda são cultivadas por agricultores e comunidades fiéis as suas raízes, que resistiram a essa padronização das variedades cultivadas, então o consumo das PANC interfere diretamente na renda desses agricultores, tendo grande importância para a agricultura familiar. Por conta da sua rusticidade e baixa manutenção, essas plantas possuem facilidade de plantio podendo ser disseminadas com facilidade. A baixa necessidade de irrigação e resistência a pouca adubação atribuem a essas plantas caráteres fitoquímicos, diminuindo o risco de diabetes e doenças crônicas.

Se engana quem acha que esse grupo de plantas encontram limitações quanto a sua utilização. Existem várias maneiras e diferentes tipos de preparo na culinária. Saladas, recheios, sucos, refogadas, fritas, usadas na fabricação de geleias e doces, são algumas das várias formas conhecidas de preparo e utilização desses vegetais.
Receitas como “ Peixinho-da-horta empanado “ e “ Caldo de tucupi com jambu “ são exemplos de receitas presentes em algumas regiões do Brasil e que fazem bastante sucesso na culinária, outras estão presentes em várias regiões sendo bastante difundidas no país, como é o caso da Taioba refogada, excelente acompanhamento para pratos salgados.

Como cita Cristina Callegari, nutricionista especialista multiprofissional em Saúde da Família modalidade residência, “Saber identificar, cultivar e consumir as PANC contribui com a valorização das culturas alimentares nas quais essas plantas estão presentes e evita que elas desapareçam do nosso cotidiano. Contribui também com a valorização da biodiversidade, a promoção da segurança alimentar e nutricional, a soberania alimentar e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável”.



REFERÊNCIAS:

Plantas Alimentícias Não Convencionais & Saúde – Volume 1 / Valéria Paschoal, Flávio Luiz Schieck, Valente, Érica Lobato, Nuno Madeira -- São Paulo:
Valéria Paschoal Editora Ltda., 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/224204/1/Panc-para-nossa-Sau769de.pdf

Queiroz, Christina . “Panc Na Dieta Dos Brasileiros.” Revistapesquisa.fapesp.br, 5 Oct. 2022, revistapesquisa.fapesp.br/panc-na-dieta-dos-brasileiros/. Accessed 5 Dec. 2023.

Ramos Callegari, Cristina . “PANCs: O Que São E Quais Seus Benefícios? – Nutri Jr.” Nutri Jr, 29 Oct. 2020, nutrijr.ufsc.br/pancs-o-que-sao-e-quais-seus-beneficios/. Accessed 5 Dec. 2023.

Nascimento, Diogo Claudio. “POTENCIAL NUTRITIVO de PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) – ISSN 1678-0817 Qualis B2.” Revista Ft, 8 Nov. 2022, revistaft.com.br/potencial-nutritivo-de-plantas-alimenticias-nao-convencionais-pancs/.

Santos, Natália . “Pancs: Exóticas E Nutritivas.” Www.folhape.com.br, 22 Apr. 2018, www.folhape.com.br/sabores/pancs-exoticas-e-nutritivas/65887/. Accessed 5 Dec. 2023.

Veja também:

A Catharanthus roseus: Uma Aliada Poderosa na Luta Contra o Câncer
Interação planta X microrganismo: uma parceria de sucesso
O declínio populacional das abelhas e sua interferência na reprodução das flores
Conhecimento Tradicional e Uso de Plantas: a Etnobotânica em Foco


Compartilhar:


Anterior Próximo

Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Vencedoras do Concurso de paisagismo com VisualPLAN 2023

Saiba quais os projetos ganhadores do Concurso de Paisagismo com VisualPLAN 2023, veja como foi o evento de entrega dos prêmios.

Lançamentos
Acesse o ebook do Concurso de VisualPLAN 2023
Acesse o ebook do Concurso de VisualPLAN 2023

Faça o download e guarde o ebook do Concurso de Paisagismo com VisualPLAN 2023

Botânica
Do Jardim para a Mesa: A Revolução Culinária das PANC
Do Jardim para a Mesa: A Revolução Culinária das PANC

As Panc são um grupo de plantas pouco comercializadas, mas que apresentam alto valor nutricional podendo ser incluídas em diversos pratos e receitas

Ensino de paisagismo
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Janeiro de 2024
Demonstrações gratuitas de softwares para Irrigação e Paisagismo em Janeiro de 2024

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em janeiro de 2024.

Webinários AuE Software: VisualPLAN
Webinários AuE Software: VisualPLAN

Veja uma aula gratuita de VisualPLAN, mostrando vários recursos do programa.

AuE Network
Pisos - 2023 - Revestimento Cerâmica Atlas
Pisos - 2023 - Revestimento Cerâmica Atlas

Veja a nova coleção de pisos lançada pela AuE Software este mês!

Divisores - 2023 - Portobello
Divisores - 2023 - Portobello

Veja a nova coleção de divisores lançada pela AuE Software este mês! Estamos disponibilizando 19 divisores de porcelanato da marca Portobello!

Móveis - 2023 - Maquinário de academia
Móveis - 2023 - Maquinário de academia

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção de maquinário para academia ao ar livre.

Dicas Técnicas
VisualPLAN 2022: Gerar PDF do projeto
VisualPLAN 2022: Gerar PDF do projeto

Aprenda como gerar um PDF do projeto e a resolver eventual problema com a impressora

PhotoLANDSCAPE 2022: Como incluir templates e macros
PhotoLANDSCAPE 2022: Como incluir templates e macros

Esta ferramenta nos permite montar uma melhor apresentação para o cliente, principalmente se vamos diagramar em formato de prancha para impressão.

Notícias
Prêmio ABAP Roberto Burle Marx 2024
Prêmio ABAP Roberto Burle Marx 2024

Primeira edição do prêmio ABAP Roberto Burle Marx. O prêmio que presta homenagem ao maior paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx.

Conheça os cinco maiores projetos de paisagismo do mundo
Conheça os cinco maiores projetos de paisagismo do mundo

Neste artigo vamos falar um pouco sobre os cinco maiores projetos de paisagismo do mundo!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 234 / Novembro de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*