O Declínio Populacional das Abelhas e sua Interferência na Reprodução das Flores
Autor: Matheus Augusto P. Leôncio - Data: 02/08/2023
Chamamos de Angiosperma o grupo dos vegetais superiores que têm como característica a presença das flores e frutos (estrutura responsável por proteger o embrião) que são produzidos a partir da fecundação do ovário de uma flor que foi fecundado e desenvolvido. Esses vegetais são classificados como superiores pois são os únicos que se apresentam como plantas completas, o fruto aumenta sua capacidade de dispersão quando comparados com as gimnospermas e seu ciclo de vida é mais rápido.
Assim como os animais, as plantas possuem órgãos sexuais podendo ser Monóicas (cada indivíduo apresenta flores unissexuais masculinas e femininas, mas distribuidas pelo vegetal), Dióicas (possuem flores unissexuais distribuídas por indivíduos diferentes) Hermafroditas (apresentam flores com os orgãos masculinos e femininos) e podem ser Poligamas (apresentam flores unissexuadas e bissexuadas no mesmo indivíduo)
A polinização é o processo pelo qual o pólen sai das anteras (órgão masculino) e é transferido para o estigma (órgão feminino) da mesma flor ou de outra. Esse processo pode ocorrer de maneira abiótica, através do vento e da água ou de maneira biótica, através da transferência não intencional por outros animais, chamados de polinizadores. Ao se alimentar do Néctar (substância aquosa e açucarada responsável por atrair esses polinizadores) esses animais passam pelo pólen fazendo com que fiquem grudados em seu corpo e ao pousarem em outra flor acabam fazendo a transferência desse material genético, permitindo assim a reprodução desses vegetais.
Fenologia: Floração e Frutificação
O processo de floração e frutificação é divididos em 6 fases, são elas :
Surgimento de botões florais Floração: momento em que a maior parte das flores está abrindo nas inflorescências, passando pela fase de sua expansão até a que já tenha ocorrido a liberação do pólen Senescência: as flores já começam a apresentar aparência descolorida e os estames já estão murchos e escuros Formação dos frutos: já pode se notar o início da formação dos frutos que já despontam dos receptáculos florais Maturação dos frutos: os frutos já possuem seu tamanho final e já se observa mudança da sua coloração
Final da deiscência: fase final na qual as sementes já foram disseminadas ou apresentam poucos frutos aderidos ao vegetal.
Existem vários animais que são considerados polinizadores, entre eles diversos artrópodes como abelhas e borboletas, algumas aves como o beija-flor, e até certos mamíferos, como os morcegos. Esses são de grande importância para o ciclo reprodutor de milhares de espécies vegetais interferindo assim diretamente na vida desses vegetais. Dentre os animais polinizadores as abelhas são as mais eficientes, isso devido a algumas características do seu comportamento e adaptações morfológicas que as definem como as melhores. Podemos citar como diferencial em comparação com outros polinizadores a presença de pelos, a constância floral e também algumas estruturas especiais para coleta e transporte do pólen.
As trepadeiras floridas são conhecidas como atrativas de polinizadores. Como exemplo temos o amor-agarradinho(Antigonon leptopus) e a ora-pro-nóbis( Pereskia aculeata) como espécies de flores indicadas para atrair abelhas.
Amor-agarradinho (Antigonon leptopus) Fonte: Guilherme Motta
Cerca de 90% das espécies de abelhas procuram as flores atras de recursos para alimentação como o néctar e o pólen e essas são responsáveis por 85% das plantas com flores das florestas e matas. Nas culturas agrícolas, essas espécies contribuem significantemente na produção, estima-se que os serviços prestados por esses polinizadores estão avaliados em US$ 54 bilhões por ano, uma pesquisa levantada pela ONU em 2010 aponta que que as abelhas polinizam 71 das 100 colheitas que alimentam e vestem a humanidade.
Como exemplo de espécies de abelhas ameaçadas podemos citar : Fonte: Perito Animal
De acordo com uma pesquisa elaborada pela BPBES (Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos) e da REBIPP (Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador) juntamente com outros 12 especialistas, é estimado que mais de 30 alimentos consumidos aqui no Brasil dependem essencialmente da ação de polinizadores. Foram estudadas 289 plantas silvestres e cultivadas que são utilizadas diretamente e indiretamente para a produção de alimentos.
As pesquisas apontam para uma dependência significante da agricultura com esses polinizadores. De 91 espécies que temos conhecimento suficiente sobre a polinização, 69 apresentam certa dependência de polinizadores para a reprodução. Podemos citar a Acerola, o maracujá, melancia, melão, tangerina, maçã, como exemplos de espécies que se enquadram dentro dessas 69 espécies dependentes.
As abelhas vêm sofrendo uma diminuição populacional seríssima, sendo um processo gradativo de ameaça a extinção. Cerca de 20 mil espécies que já estão catalogadas estão sob ameaças de extinção, os danos por essas perdas são de ordem ecológica e econômica. Acredita-se que diversos fatores veem contribuindo para o estresse e estão debilitando esses animais, entre eles o desmatamento, as variações climáticas, agentes transmissores de doenças (como virus, bactérias e ácaros) e o uso de pesticidas, interferindo assim em seus ciclos de vida.
A ausência desses polinizadores afeta de maneira negativa a reprodução sexuada e a variabilidade genética das plantas, além de interferirem na produção de alimentos e outros produtos relacionados. Além do forte impacto econômico, surgem vários efeitos cascatas relacionados a saúde humana e ao ambiente, podendo ocasionar a extinção de milhares de espécies vegetais e animais. Devido a sua importância ecológica, as abelhas têm a necessidade de que sejam criadas ações de conservação para que essa diminuição populacional pare, principalmente através do manejo adequado de colmeias e preparando a terra para plantio com cuidado com a intenção de manter os ninhos de abelhas que ficam no chão, e também do uso sustentável do mel, visando assim acabar com essa problemática.
REFERÊNCIAS:
Relatório aponta a importância da polinização para a agricultura brasileira. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41144724/relatorio-aponta-a-importancia-da-polinizacao-para-a-agricultura-brasileira#:~:text=A%20poliniza%C3%A7%C3%A3o%20atua%20diretamente%20na.
Biologia Reprodutiva e Fenologia. Disponível em: https://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/temp/biolo.htm#:~:text=Planta%20hermafrodita%3A%20apresenta%20flores%20mon%C3%B3clinas. Acesso em: 3 ago. 2023.
Flores bissexuais - Pages 1 - Conhecimento enciclopédico Mundo. Disponível em: https://pt.swewe.net/word_show.htm/?161460_1&Flores_bissexuais. Acesso em: 3 ago. 2023.
THATIANE. AMDA. Disponível em: https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/informacoes-ambientais/5508-no-brasil-76-das-fontes-de-alimento-dependem-de-polinizadores#:~:text=Acerola%2C%20castanha%2Ddo%2Dbrasil. Acesso em: 3 ago. 2023.
Veja também:
Identificação e conservação de espécies vegetais ameaçadas
Conhecimento Tradicional e Uso de Plantas: a Etnobotânica em Foco
O melhoramento Genético na Produção de Cultivares Vegetais
Anterior Próximo