Os benefícios e a versatilidade do uso de pedras naturais no paisagismo
Autor: Brenda de Melo Esteves - Data: 26/01/2024
As pedras naturais são utilizados nos jardins, desde o início da humanidade, a milhões de anos atrás! As preciosidades do uso deste material em ambientes, tanto internos quanto externos, vai além da sua beleza imensurável na composição desses espaços.
Imagem de aopsan no Freepik
A versatilidade de uso de pedras no paisagismo também é incalculável. Ela pode ser usada de diversas maneiras para a formação dos jardins.
1. Delimitar espaços
Elas podem ser usadas para dividir canteiros, criar meio-fio, delimitar áreas só com marcação das pedras, ou preencher uma área delimitada de pedras soltas.
2. Enfeites e esculturas
Podem também serem em formatos de esculturas, mobiliários, ou até usada em sua forma natural dimensionadas pelo chão ou dentro de rios e/ou lagos.
3. Pisos e caminhos
Criar pisos e caminhos também é uma possibilidade de criação de ambiente envolvendo as pedras naturais! Podem ser feitas como caminho de pedras unitárias, caminho de pedras polidas, encaixadas, com microsseixos ou granilite.
4. Revestimento nas paredes externas
Podem ser implementadas também como revestimento de paredes externas. Inclusive, esse método possibilita conforto térmico para o ambiente interno, já que as pedras não retém calor e humidade.
Imagem de aopsan no Freepik
Além da versatilidade, as pedras naturais também possuem grandes benefícios de uso.
1. Estética
As pedras são componentes que tem uma variedade imensa. É muito comum encontrar pedras com diferentes cores, formas e texturas. Elas fazem com que você tenha um ambiente único, já que as pedras nunca serão iguais, uma das outras.
2. Conforto climático
As pedras não retém de calor e umidade. Por isso, as pedras conseguem manter o ambiente mais fresco e suscetível ao toque (por este motivo, também, é justificável o uso da pedra em caminhos).
3. Longa vida útil
São materiais que demandam pouca manutenção. São altamente duráveis e resistentes, o que faz com que sua aparência possa permanecer intacta por anos, apenas com cuidados básicos e pouco invasivos.
4. Sustentável
São itens que podem ser coletados de maneira manual e podem ser reaproveitados de um projeto para o outro. Considerando que, com uma manutenção básica, o resultado da realocação é imperceptível. Também, produtos feitos a base deste material (como pisos e revestimentos), geralmente possuem processos de baixo impacto ambiental.
Este mês estamos publicando as coleções:
Pisos - 2024 - Microsseixos Pietra e Coleção de pisos de granilite da marca Grani-Torre
Não deixe de acessar o AuENetwork para realizar os downloads!
Referências:
5 vantagens das pedras naturais na arquitetura sustentável - https://blog.pedrassaotome.com.br/5-vantagens-das-pedras-naturais-na-arquitetura-sustentavel/
Os Benefícios do Uso de Pedras Naturais na Decoração - https://marmorariasahara.com.br/os-beneficios-do-uso-de-pedras-naturais/#:~:text=Além%20de%20sua%20beleza%2C%20as,poeira%20e%20alérgenos%20no%20ambiente.
Pedras: Marcando a História da Humanidade - https://suadecoracao.com/o-papel-das-pedras-na-historia-da-humanidade/
Pedras: Elementos Essenciais no Paisagismo - https://meuverdejardim.com.br/o-papel-das-pedras-no-paisagismo/
Pedras de Jardins - https://blog.pedrassaotome.com.br/pedras-de-jardins/
Veja também:
Paisagismo em Pequenos Espaços: Dicas para Criar belos Jardins
Design Biofílico: Conectando o Ambiente Construído com a Natureza
Jardins Verticais: A Última Moda no Paisagismo
Anterior Próximo