O Poder Surpreendente das Plantas Anãs em Pequenos Espaços
Autor: Giulia Wogel - Data: 24/01/2024
Com o crescimento da população urbana, as pessoas estão morando em espaços cada vez menores nas cidades. Apartamentos, além de serem mais econômicos, são também mais práticos para a vida corrida das metrópoles. A partir disso, quando a vista está cercada por prédios, é importante ter um espaço verde dentro do seu próprio cantinho, e é aí que o paisagismo entra com novas soluções. Vocês já ouviram falar de plantas anãs?
As chamadas plantas anãs são como versões em miniatura das plantas tradicionais, seja por um fator genético, ou devido a enxertos e podas que restringem o crescimento. Elas são ideais para jardins pequenos, além de se adaptarem com facilidade ao ambiente, dando vida e cor para o lar. Ainda, sua diversidade permite milhares de composições, seja em vasos, jardineira suspensa ou pequenos terrários. Com elas, até mesmo os menores espaços podem ser aconchegantes e cheios e beleza.
Benefícios das Plantas Anãs
São inúmeras as vantagens que as plantas anãs trazem para o ambiente. No geral, por ocuparem pouco espaço, elas são perfeitas para ambientes internos. Ainda, essas plantas se adaptam melhor a ambientes com pouca luminosidade, podem ser usadas como elementos decorativos e são fáceis de cuidar, já que exigem menos água e nutrientes do solo. Também, elas trazem benefícios para nossa saúde, pois ajudam a purificar o ar, aumentar a umidade do ambiente e diminuir o estresse, melhorando a qualidade de vida.
Dessa maneira, desde flores até arbustos e árvores, essas plantas são ótimas para vasos e jardineiras em varandas e terraços, arranjos suspensos, assim como podem ser também usadas para criar mini jardins e pontos focais em uma paisagem. Em relação à sua venda, elas são fáceis de serem encontradas em lojas especializadas em jardinagem, online ou até mesmo em supermercados.
Variedade de Espécies
Quando se cultiva uma planta anã, começar com mudas é uma ótima opção para garantir um crescimento saudável. É importante também escolher os tamanhos adequados de vasos, a fim de que cada uma tenha espaço suficiente para se desenvolver. Não se esqueça de adubar regularmente para garantir os nutrientes necessários. Algumas das espécies que podem ser cultivadas em tamanhos menores são:
Macieira: principalmente a gala e a fuji são especialmente indicadas para o cultivo em vasosJabuticabeira: uma espécie tipicamente brasileira, a jabuticabeira híbrida é a escolha perfeita quando se trata de cultivar árvores frutíferas em vasosLimoeiros: para o cultivo em vasos, uma opção incrível é o limão sicilianoPitangueira: a pitangueira também é uma espécie nativa do Brasil, com um porte naturalmente pequenoCosmos Anão:são flores coloridas que precisam de meia sombra ou sol pleno para crescerem, podendo ser cultivadas em vasosMargaridas da Gazânia:são plantas anuais nativas da África do Sul, sua versão anã é chamada "mini-estrela"Suculentas:são extremamente resistentes e fáceis de cuidar. Além disso, existem diversas variedades de suculentas com diferentes formas e coresCactos:além de serem fáceis de cuidar, eles possuem uma grande variedade de formas e tamanhosVioleta africana: ela é perfeita para decorar ambientes internos, pois se adapta bem à luz indireta e não precisa de muita águaMini Samambaias Havaianas: uma versão de até 30cm da samambaia. De fácil cultivo, ela prefere climas amenos e úmidos e não tolera vento
Existem também arbustos anões e até mesmo hortaliças em tamanho reduzido. Com a variedade de opções disponíveis, é possível encontrar plantas anãs adequadas para diferentes tipos de decoração, solo e condições climáticas. Desde as clássicas rosas em miniatura até os encantadores bonsais, as possibilidades são infinitas. Algumas plantas anãs, como a lavanda e o alecrim, possuem propriedades medicinais conhecidas há séculos. Qualquer que seja a variedade de plantas anãs que você cultive, você será recompensado com uma infinidade de flores e frutas em uma quantidade mínima de espaço.
Decoração do Ambiente
Para compor ainda mais o ambiente, você pode criar um espaço de relaxamento próximo as suas plantas. Coloque uma rede confortável e uma mesinha para desfrutar da tranquilidade e perfume que elas proporcionam. É interessante também combinar suas árvores frutíferas com suculentas ou flores coloridas, a fim de trazer mais vida e diversidade para o lugar.
Explorar diferentes alturas ao posicionar suas plantas no espaço adiciona dimensão e contraste. Use prateleiras, pedestais ou suportes para vasos, deixando sua casa atrativa visualmente. Destacar os vasos é outra forma de chamar atenção para a vegetação, por isso opte por vasos elegantes, coloridos, com diferentes materiais, textura e designs únicos. Pode-se também adicionar pedras e musgos nos vasos para um acabamento melhor, ou até mesmo criar pequenos terrários misturando-os com as plantas.
Como Cuidar das Plantas Anãs
Apesar de serem mais fáceis de cuidar do que as espécies maiores, por precisarem de uma quantidade menor de nutrientes, elas ainda requerem alguns cuidados básicos para se manterem saudáveis. Essas plantas são fáceis de cuidar e requerem pouca manutenção, sendo perfeitas para pessoas ocupadas ou sem experiência em jardinagem. Ao escolher uma planta anã para a decoração de interiores, é importante levar em consideração a luminosidade do ambiente, os nutrientes e a quantidade de água que ela precisa. Assim, você garante que a planta irá se adaptar bem ao seu espaço. Aqui estão algumas instruções de cuidados:
Regue as plantas apenas quando o solo estiver seco. Plantas anãs não gostam de solo encharcado, então evite regá-las em excessoColoque as plantas em locais com boa circulação e iluminação, mas evite expô-las diretamente ao sol forteUtilize um substrato adequado para cada tipo de planta anãFaça inspeções periódicas para evitar as pragas e doenças que possam afetá-lasAtente-se ao crescimento dos galhos e ao momento de podar a planta, de forma que ela não fique grande demais para o vaso
As plantas anãs são perfeitas para serem cultivadas em vasos pequenos, pois não precisam de muito espaço para crescer. Porém, deve-se considerar que algumas delas possuem raízes maiores, como as árvores anãs. A partir disso, escolha o tamanho certo de vaso e garanta que ele tenha furos para a drenagem de água. Por fim, implemente o quanto antes as plantas anãs no seu ambiente, e aproveita sua beleza única.
Referências:
Tendências de Paisagismo: Por que as Plantas Anãs Estão Conquistando os Jardins? Visite: https://iloveflores.com/tendencias-de-paisagismo-por-que-as-plantas-anas-estao-conquistando-os-jardins/
Lista de plantas anãs. Visite: https://pt.ezgardentips.com/list-of-dwarf-flowering-plants-33762
Surpreenda-se com o Poder das Plantas Anãs na Decoração de Interiores! Visite: https://iloveflores.com/surpreenda-se-com-o-poder-das-plantas-anas-na-decoracao-de-interiores/
Árvores frutíferas em vasos: o pomar que cabe no seu apê! https://sonharemorar.mrv.com.br/arvores-frutiferas-em-vasos/
Veja também:
Paisagismo em Pequenos Espaços: Dicas para Criar belos Jardins
Design Biofílico: Conectando o Ambiente Construído com a Natureza
Jardins Verticais: A Última Moda no Paisagismo
Anterior Próximo