Reviva o Jardim de Burle Marx na Casa Cavanelas com a Reprodução no VisualPlan
Autor: Victor Campanate - Data: 24/09/2024
Em homenagem a alguns dos maiores nomes da história da arquitetura paisagística, a AuE realizará a recriação de um dos projetos mais icônicos de Roberto Burle Marx. Essa iniciativa busca não apenas homenagear seu imenso legado, mas também destacar sua influência duradoura no paisagismo. Burle Marx, com seu estilo característico que funde arte e natureza, deixou uma marca indelével na arquitetura paisagística, e essa recriação permitirá uma nova apreciação da arte por trás de seus projetos.
Roberto Burle Marx (1909-1994) nascido em São Paulo, Brasil, foi uma figura seminal na arte moderna e no movimento de jardins na América Latina durante a segunda metade do século XX. Autor de mais de três mil projetos de paisagismo em 20 países, incluindo as famosas passarelas de mosaico curvo na praia de Copacabana, no Rio, foi também pintor, escultor, tapeceiro e criador de joias.
Um pouco sobre a arquiteta Jeaninne Burgoa, a arquiteta responsável pela recriação do projeto.
Jeaninne Burgoa Valle é uma profissional multifacetada, formada em Arquitetura e Urbanismo, que atualmente trabalha na AuE Software. De Santa Cruz, Bolívia, onde seu interesse pela integração entre natureza e design começou cedo, quando, em 2013, concluiu um curso técnico em Agricultura e Pecuária. Posteriormente, continuou sua formação acadêmica, obtendo sua formação em Arquitetura em 2019 e, em 2022, se especializou em Design de Interiores, descobrindo novas perspectivas no campo da arquitetura que o atraíram.
Durante sua busca por uma abordagem pessoal, Jeaninne teve a oportunidade de fazer um intercâmbio com a AuE Software, onde trabalha atualmente. "Trabalhar com essas ferramentas me dá uma perspectiva maior para desenvolver e aprender mais sobre essa área", comenta ela.
A experiência de Jeaninne com paisagismo começou durante sua pós-graduação em Design de Interiores, quando cursou a disciplina de Paisagismo. Foi nessa disciplina que ela teve a oportunidade de explorar plantas nativas e se apaixonar pela vegetação e pela diversidade de paisagismo que existe na sua region.
"quote", afirma Jeaninne.
SOBRE O PROJETO PAISAGISMO — CASA CAVANELAS DE BURLE MARX
“A vasta obra de Burle Marx, que vai desde suas criações plásticas, pinturas e murais até jardins particulares e parques públicos, reflete sua intenção artística de criar contrastes entre cores, texturas e volumes. Quanto às plantas, quando ele procurava destacar as diferenças cromáticas, usava espécies com características semelhantes para enfatizar suas qualidades, mas em tons diferentes”, descreve Jeaninne.
A Casa Cavanelas é um marco na história da arquitetura e do paisagismo, pois dois grandes mestres convergiram em seu projeto: Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.
Nesse projeto, ao criar agrupamentos, Burle Marx considerou a textura, a cor e a forma das plantas para destacar suas qualidades individuais. Assim, ele poderia gerar grandes manchas monocromáticas ou enfatizar a densidade da folhagem de um grupo de árvores repetindo um elemento específico.
Ele afirmava que o jardim serve como uma transição entre a arquitetura e a paisagem, propondo um espaço que, ao incorporar elementos da paisagem e da arquitetura do jardim, seria um espaço que, no processo, poderia ser usado como uma expressão da paisagem.
Observando a planta baixa, pode-se interpretar que a barragem-jardim conecta três áreas: a casa a oeste, a piscina no centro e a quadra de esportes na extremidade leste.
No jardim oeste, sua forma é orgânica, criando um limite que parece se integrar melhor aos arredores. O dique do jardim atua como uma superfície unificadora que configura um espaço de geometria uniforme. A piscina foi projetada respeitando a geometria do tabuleiro de xadrez.
Para criar o efeito visual das tonalidades no tabuleiro de xadrez paisagístico, foram usadas duas variedades da mesma espécie de grama, conhecida como grama San Agustín: Stenotaphrum secundatum para a tonalidade escura é Stenotaphrum secundatum var. variegatum para a cor clara. Além disso, como Stoddart menciona, as espécies Iresine herbstii (mancha escura) e Helichrysum petiolatum (mancha clara) aparecem um pouco mais altas.
Realizar o projeto da Casa Cavanelas foi uma experiência extremamente enriquecedora e um desafio que permitiu a Jeaninne aplicar conceitos de arquitetura e paisagismo. Sua meta era capturar e representar a essência do projeto original, certificando-se de que tanto o paisagismo quanto a arquitetura refletissem a visão dos arquitetos. "quote", comenta Jeaninne.
"No final, o resultado não apenas atendeu às minhas expectativas, mas superou o que eu havia imaginado inicialmente. É realmente uma arte trabalhar em harmonia entre a arquitetura e o paisagismo, ou seja, a integração com a casa."
Sobre o projeto integral que desenvolveu, Jeaninne explica que sua intenção era aproveitar ao máximo as ferramentas dos programas AutoLAND, HydroLAND, VisualPLAN e PhotoLAND, para demonstrar como os programas oferecidos pela AuE podem trabalhar juntos.
Seu processo criativo começou com um estudo dos planos arquitetônicos e das intenções dos arquitetos, o que lhe permitiu entender os principais elementos a serem destacados. A partir daí, ela usou as ferramentas do AuE Software, começando com o Autoland para desenhar cada elemento com precisão, desde o volume arquitetônico até os detalhes paisagísticos. Posteriormente com o programa Hydrolan, no qual projetei a irrigação para os jardins principais, demonstrando o uso do programa. E realizo a modelagem e a renderização 3D detalhadas, o que me permitiu simular diferentes cenários, o que foi essencial para criar uma representação que capturasse o projeto. Finalmente usou o programa Photoland, que permitiu dar mais detalhes ao projeto, como a simulação de cenários diurnos e noturnos.
Durante todo o processo, ela manteve o foco na criação de pranchas atraentes com cada um dos programas para os clientes poderem entender o projeto.
A arquiteta Jeaninne Burgoa exemplifica como a combinação de diferentes áreas de conhecimento pode resultar em projetos inovadores e integrados, destacando a importância do uso de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de soluções arquitetônicas e paisagísticas. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a paixão pelo que a natureza nos oferece pode ser combinada com a tecnologia para criar espaços harmoniosos e funcionais.
Veja também:
Rosa Trepadeira: Características, Curiosidades e Dicas de Cultivo para um Jardim Encantador.
Mudança de Nomes Científicos de Plantas por Conta de Termos Racistas.
Curso de Softwares para Irrigação: Sucesso em Botucatu.
Anterior Próximo