Células fotovoltaicas feitas de plantas
Autor: Regina Motta - Data: 01/04/2013
As células fotovoltaicas são normalmente fabricadas em vidro ou plástico. Nenhum dos dois é facilmente reciclável e os substratos à base de petróleo não são muito amigos do ambiente. Quando as células fabricadas em vidro partem durante a manufactura ou a instalação, é difícil de eliminar o material inutilizado.
A) Os frascos (# 0-3) e um filtro de papel (# 4) que ilustra a separação de células solares em seus componentes principais por imersão em água e clorobenzeno. Vial # 0: água destilada; Vial # 1: CNC redispersas em água destilada após as células solares foram imersos em água; Vial # 2: solução de camada fotoactivo em clorobenzeno obtido por lavagem do resíduo sólido deixado após a imersão em água; Vial # 3 : solução gerada pelo segundo enxaguar o resíduo sólido com clorobenzeno; # 4: resíduos sólidos deixados no papel de filtro, após a segunda lavagem com clorobenzeno. A inserção é um close-up dos resíduos sólidos deixados no papel de filtro mostrando resíduos de Ag e MoO 3 . (B) seqüência lapso de tempo de três quadros que ilustram a ignição de células solares em substratos CNC: # 1: uma imagem de uma célula solar antes de queimar; # 2: enquanto queima; # 3: após a queima. Queima durou menos de 2 s.
Os substratos de papel são melhores para o ambiente mas mostram ter um desempenho limitado devido à sua alta rugosidade e porosidade. Os nanomateriais de celulose feitos a partir de madeira são verdes, renováveis e sustentáveis e os substratos têm pouca rugosidade. As próximas etapas da investigação passam por "melhorar a eficiência da conversão de energia acima dos 10 por cento, níveis semelhantes aos das células fabricadas em vidro ou substratos à base de petróleo".
As células fotovoltaicas são como folhas: captam a luz do Sol e transformam-na em energia. Um grupo de investigadores do Georgia Institute of Technology e da Purdue University (EUA) desenvolveu uma destas células utilizando substratos naturais derivados de plantas. As células, feitas de nanocristais de celulose (CNC), podem ser recicladas em água quando acabam o seu ciclo de vida. Esta nova tecnologia é apresentada no «Scientific Reports», nova publicação do «Nature Publishing Group».
Fonte: http://www.nature.com/srep/2013/130325/srep01536/full/srep01536.html
Anterior Próximo