Claudio Rohrsetzer: paisagismo na Califórnia

Autor: Regina Motta - Data: 26/02/2014

É paisagista na Califórnia desde 1991, onde desenvolve um trabalho que envolve diversas atividades, como paisagismo, permacultura, hortas urbanas e sustentabilidade. Sua formação inclui cursos de paisagismo realizados em instituições de ensino na região.

A seguir, ele compartilha um pouco sobre seu trabalho na Califórnia e suas observações sobre o que é realizado na área de paisagismo.

Aue Paisagismo: Gostaríamos de conhecê-lo melhor. Você é brasileiro? Já viveu no Brasil? Como foi sua escolha pela profissão de paisagista?

Sou brasileiro, nascido em Porto Alegre. Minha formação acadêmica no Brasil foi em Direito, mas sempre gostei de trabalhar com plantas. Em 1989 decidi mudar de país e, em 1991, já estava com meu negócio de paisagismo estruturado e frequentando aulas de paisagismo na faculdade para me especializar.

Aue Paisagismo: Como é o paisagismo na Califórnia? Existe exigência de formação para quem exerce a profissão? Quais as dificuldades encontradas? Há valorização de áreas e edificações que tenham um projeto de paisagismo implantado?


A profissão de paisagista nos Estados Unidos é regulamentada em diferentes níveis. No nível mais técnico, como instalação e manutenção, é necessário obter licença como contractor. Já no nível de arquiteto paisagista, é preciso cursar uma faculdade de quatro ou cinco anos. Tanto o contractor quanto o arquiteto precisam comprovar anos de experiência para realizar os exames e obter a licença, regulamentada em nível estadual.

A formação acadêmica pode ser feita em colleges com cursos técnicos de dois anos ou em universidades, no caso dos arquitetos paisagistas. Trata-se de uma profissão independente da arquitetura voltada para edificações.

A profissão é bastante valorizada e existe uma deficiência de mão de obra em vários níveis. Em novas construções, o projeto de paisagismo costuma ser obrigatório, inclusive com aprovação prévia do tipo de paisagismo pela prefeitura. O poder público participa diretamente de diversas etapas do processo.

Aue Paisagismo: Você possui um centro de aprendizagem. Quais técnicas são ensinadas?


Utilizo muito os princípios da permacultura e da sustentabilidade, além de técnicas tradicionais aplicadas em programas de extensão universitária voltados à jardinagem e manejo de plantas.

Aue Paisagismo: Na escolha das espécies botânicas, há prioridade para espécies nativas?

Plantas nativas atraem grande variedade de pássaros, borboletas e insetos. Após se estabelecerem no jardim, costumam necessitar de pouca água e quase nenhum fertilizante, o que gera benefícios ambientais importantes. Nos últimos anos, o uso de plantas nativas cresceu bastante, assim como a redução de áreas de gramado.

Na Califórnia há apenas três ou quatro meses de chuva por ano, o que torna fundamental escolher plantas adaptadas ao clima seco. Nos projetos, costuma-se priorizar espécies nativas, que têm boa aceitação por parte dos clientes.

Aue Paisagismo: Sabemos que sua especialidade são as hortas urbanas, algo ainda pouco comum em alguns lugares. Conte um pouco sobre esse trabalho e sobre o interesse das pessoas em ter uma horta.

As hortas são combinadas com plantas ornamentais, formando pequenas comunidades vegetais que se complementam. Quanto mais flores em uma horta, maior a polinização e a produtividade. Com esse sistema, o cliente tem, além do aspecto estético, alimentos que podem ser colhidos diretamente do jardim.

Hoje isso também é facilitado pelo uso de sistemas de irrigação por gotejamento automatizados, que permitem programar exatamente a quantidade de água que cada planta receberá diretamente na raiz.

Aue Paisagismo: Existe alguma tendência mais forte nos projetos de paisagismo nessa região?

A tendência é criar jardins de baixa manutenção, que utilizem pouca água e fertilizantes, mas que proporcionem bom resultado estético e valorizem o imóvel do cliente.

Aue Paisagismo: Sobre a permacultura aplicada ao paisagismo, esperamos que você possa compartilhar mais sobre o tema.

Está sendo preparado um material sobre o uso da permacultura em jardins residenciais, mostrando como esses princípios podem ser aplicados de forma prática.

Aue Paisagismo: Quais diferenças você percebe entre o paisagismo no Brasil e em outras regiões?

O paisagismo no Brasil vem crescendo bastante e tem grande potencial de expansão, especialmente no setor residencial. Em algumas regiões ainda existe pouca diversificação de plantas e materiais disponíveis para a construção de jardins, além de limitações em equipamentos utilizados na manutenção.

Também há espaço para maior modernização em ferramentas e tecnologias utilizadas na área.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Ideias, técnicas e inspiração — tudo grátis, tudo pra você.

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
8 + 0 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Simone Coutinho - Data: 07/06/2017 15:44:57

Prezados, parabéns pela iniciativa de trazer experiencias fora do Brasil para cá! Além de cliente da Aue por varios anos, agora estou aqui nos EUA também como o Claudio. Estou cursando o Master em Arquitetura Paisagistica e minha formaçao é Engenheria Florestal. Com 20 anos de atuaçao no mercado de Projetos de Paisagismo e gerenciamento de obras dos mesmos, me deparei com um mercado que exige licenças, certificados e muita responsabilidade por parte do profissional. Voce aqui, atua na área, como bem citou o Claudio em diversos níveis, para para todos, voce precisa comprovar que entende do riscado! Isto é muito bom para a sociedade e para os profissionais, tornando o ambiente de negócios saudável e proporcionando desafios para voce se atualizar, como é o meu caso agora.
Continuem inovando, buscando experiencias relevantes para compartilhar conosco.
Forte Abraço.


AuE Responde: Olá Paisagista Simone, sua apreciação é muito importante para nós! Quer publicar uma matéria sobre seu trabalho em nossa Revista? Será muito bom se você aceitar nosso convite!



2 - Autor: Gerci Galhart - Data: 08/04/2014 21:52:09

É bom sempre estarmos atualizados com o que está acontecendo longe de nós, precisamos saber como proceder com nossos projetos para estar sempre inovando, principalmente com a permacultura, já que os Brasileiros estão se preocupando cada vez mais com uma boa alimentação e bem estar. Parabéns AuE Paisagismo Digital.



3 - Autor: Valcir Silvestre Mangrich - Data: 25/03/2014 08:34:41

Conheço o Cláudio e seus relevantes trabalhos na Califórnia, principalmente na região de San Francisco. É um profissional dedicado, cujo exito está relacionado aos conhecimentos que possui e ao esforço para alcançar o resultado do seu propósito. Parabens.



4 - Autor: Arlete Maria Fonseca Braga - Data: 24/03/2014 23:10:35

Muito interessante a materia. vou esperar a materia sobre permacultura.Achei q ele foi bem abrangente sobre seu trabalho e o paralelo q traçou entre os USA e o Brasil na sua area de trabalho.



5 - Autor: MARI YAMADA - Data: 24/03/2014 21:43:57

Adorei a reportagem, é bom saber que existem brasileiros que fazem a diferença (boa) lá fora, especialmente na Califórnia, lugar acolhedor e oportunidades para quem gosta de inovar, espero ansiosa pela reportagem sobre permacultura!



6 - Autor: Maria Alice de Lourdes Bueno Sousa - Data: 24/03/2014 21:16:58

Gostei muito! Interessante a matéria e importante para conhecer como é o Paisagismo nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia e ainda para comparar com o paisagismo no Brasil. Que Revista AuE Soluções continue a trazer matérias semelhantes!



7 - Autor: Dinorah Mattos - Data: 24/03/2014 20:42:06

Muito boa a matéria e o profissional resumiu a verdade sobre o paisagismo na California. Parbéns!




Entrevista
Paisagista Marcelo Novaes e a sua visão da profissão
Paisagista Marcelo Novaes e a sua visão da profissão

Só tenho a agradecer a carreira que tenho, quando você faz o que ama ,você não trabalha, você vive

Elena Soboleff, paisagista na Argentina, fala sobre seu trabalho
Elena Soboleff, paisagista na Argentina, fala sobre seu trabalho

Elena Soboleff fala sobre o paisagismo na Argentina, o urbanismo dos parques de Buenos Aires

Claudio Rohrsetzer: paisagismo na Califórnia
Claudio Rohrsetzer: paisagismo na Califórnia

Edificações com projeto de paisagismo implantado é obrigatório em novas construções com a necessidade de aprovação pela cidade

Lançamentos
Novo curso AuE Software - Mais comodidade para você aprender as ferramentas.
Novo curso AuE Software - Mais comodidade para você aprender as ferramentas.

Conheça o novo modelo de curso da AuE Software, mais comodidade para você aprender a utilizar os softwares.

Botânica
Plantas que brilham
Plantas que brilham

Esta nova tecnologia poderá ser utilizada por arquitetos e paisagistas e também na sinalização de estradas e ruas

AuE Network
Novas plantas no Paisagismo Digital - fevereiro 2014
Novas plantas no Paisagismo Digital - fevereiro 2014

Veja a relação de plantas publicadas no Paisagismo Digital e no AuE Network em fevereiro de 2014

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Diferentes possibilidades de apresentação
PhotoLANDSCAPE: Diferentes possibilidades de apresentação

Conheça as possibilidades de apresentação de fotomontagem com o PhotoLANDSCAPE.

AutoLANDSCAPE: Inclusão Rápida de Itens
AutoLANDSCAPE: Inclusão Rápida de Itens

Uma maneira de ganhar tempo ao precisar de um item trabalhando em um projeto de paisagismo no AutoLANDSCAPE é utilizar a Inclusão Rápida.

HydroLANDSCAPE 2012: Distribuição automática de aspersores e tolerância
HydroLANDSCAPE 2012: Distribuição automática de aspersores e tolerância

Entenda como o HydroLANDSCAPE faz a distribuição de aspersores em uma área de irrigação e considera suas medidas.

Ecologia
Os pulgões e suas interações
Os pulgões e suas interações

Conheça um pouco sobre as interações dos pulgões na natureza

Notícias
15 anos da AUE SOLUÇÕES! Comemore conosco!
15 anos da AUE SOLUÇÕES! Comemore conosco!

Em um país onde as empresas têm vida curta, 15 anos merecem uma comemoração

Curiosidades
Viver próximo a áreas verdes: mais bem estar que aumento de salários e casamentos.
Viver próximo a áreas verdes: mais bem estar que aumento de salários e casamentos.

Pesquisa da Universidade de Exeter constatou que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro

Eventos
Simpósio Internacional Paisagismo(s) no Brasil: um campo hegemônico em debate
Simpósio Internacional Paisagismo(s) no Brasil: um campo hegemônico em debate

Simpósio Internacional Paisagismo(s) no Brasil: um campo hegemônico em debate

1ª Exposição de equipamentos e produtos na CEASA Campinas
1ª Exposição de equipamentos e produtos na CEASA Campinas

Acontecerá entre os dias 29, 30 e 31 de Julho, um Encontro com Jardineiros e Paisagistas da Região Metropolitana de Campinas. Confira!

16° ExpoJardim e 3° Frutitec/Hortitec
16° ExpoJardim e 3° Frutitec/Hortitec

16° ExpoJardim & 3° Frutitec/Hortitec

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 10 No 116 / Janeiro de 2014

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projetos de paisagismo do paisagista Carlos Renzo
Projetos de paisagismo do paisagista Carlos Renzo

Projetos de paisagismo desenvolvidos por Carlos Renzo, com foco em soluções criativas, valorização dos espaços e apresentação profissional para encantar clientes e impulsionar vendas.

O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho

Paisagismo de engenharia na Bahia: Paulo Luedy Reis e Viva a Vida criam lagos, piscinas e urbanismo sustentável com foco em espécies nativas.

Paisagismo em Chácara de São Paulo
Paisagismo em Chácara de São Paulo

Projeto paisagístico de chácara de 1500 m² ganha vida com fotomontagens no PhotoLANDSCAPE, unindo criatividade e tecnologia.

Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória
Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória

O projeto de revitalização da Praça Jucutuquara, idealizado por Douglas Negrini, transformou um espaço urbano degradado em Vitória (ES) em uma área multifuncional, segura e acolhedora.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
4 + 6 = ? *