Viver próximo a áreas verdes: mais bem estar que aumento de salários e casamentos.
Autor: Regina Motta - Data: 25/01/2014
Um estudo de cientistas britânicos sugere que viver em uma área urbana com espaços verdes tem um impacto positivo no bem-estar mental dos habitantes de cidades.
Os pesquisadores da Universidade de Exeter constataram que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro, enquanto que aumentos de salários ou promoções no trabalho, por exemplo, fornecem apenas efeitos positivos de curto prazo. Para os autores da pesquisa, os resultados mostram que o acesso a parques urbanos traz benefícios à saúde pública.
Parque St James - Londres
Mathew White, do Centro Europeu para o Desenvolvimento e Saúde Humana da Universidade de Exeter, um dos autores da pesquisa, explicou que o estudo se baseia nas descobertas de um outro levantamento, que mostrou que as pessoas vivendo em áreas urbanas mais verdes tinham menos sinais de depressão e ansiedade.
De acordo com a pesquisa, para a qual foram utilizadas informações de cinco mil casais durante um período de 17 anos, viver num bairro próximo a espaços verdes tem um efeito positivo significativo nas pessoas. Eles detectaram menos estresse e níveis mais altos de satisfação pessoal em pessoas que vivem perto de espaços verdes. Também foram constatados melhores salários, empregos e saúde física nas pessoas.
«Descobrimos que viver numa região urbana com muitos espaços verdes pode ter um impacto significativamente muito positivo no bem-estar pessoal, inclusive maior do que ser casado», declarou White.
Foto: diariodigital.sapo.pt
O estudo foi publicado na revista especializada Psychological Science e o resultado da pesquisa poderá ajudar em planejamentos urbanos.
Anterior Próximo