Como desenhar jardins no computador

Autor: Josué Magrani - Data: 16/12/2022

Antes de de ganhar vida, um projeto de paisagismo precisa primeiramente passar por um processo de criação que levará em consideração fatores teóricos que fundamentam a execução do trabalho e também as características que compõem o espaço no qual o mesmo se estabelecerá. Dimensões do espaço, clima, capacidade de irrigação e área previamente construída são apenas alguns dos fatores que o paisagista precisa ter em mente quando começa a projetar seu parque, jardim, shopping ou mesmo residência, e é não apenas comum mas também obrigatório que o profissional esquematize o projeto antes de executá-lo, e se antigamente este esquema precisava ser feito em papel, com todos os aspectos desenhados manualmente, hoje em dia temos uma série de programas que auxiliam o paisagista a fazer tanto a planta baixa do espaço, com todas as dimensões e objetos dispostos, quanto uma fotomontagem, sendo este segundo mais útil para mostrar ao cliente como ficará o resultado final do projeto. Este artigo tem por finalidade apresentar para paisagistas e também entusiastas da área estas três formas de se desenhar jardins no computador.

Fotomontagem

Consiste basicamente em uma representação visual do projeto para o cliente, de forma que ele tenha uma ideia mais palpável de como seu espaço ficará depois de concluído. Como esta fase é crucial para se conseguir fechar o negócio é importante que a imagem esteja bem representada para passar segurança ao cliente, ao mesmo passo que não pode tomar muito tempo do projetista, por isso a utilização de softwares que agilizam o processo mantendo a alta qualidade da fotomontagem é crucial para otimizar o tempo do paisagista, e o que recomendamos é o PhotoLANDSCAPE, um programa totalmente brasileiro feito pela empresa especializada em sistemas operacionais para paisagismo e irrigação AuE Software. Com ele você pode importar uma foto do espaço a ser transformado e utilizar objetos do extenso catálogo da AuE para transformar o local de forma rápida e eficaz, e por não se tratar de uma modelagem 3D, não é necessário se preocupar com um tempo demorado de renderização.


Com o PhotoLANDSCAPE você pode com poucos cliques posicionar os objetos em tela, redimensioná-los e mudá-los de perspectiva, são mais de 3.000 plantas previamente recortadas que podem ser utilizadas em cada projeto. Veja abaixo alguns exemplos:



Além de rápido, o software também é simples de se compreender e o mais fácil do mercado para se aprender a utilizar, com apenas alguns dias de uso você consegue produzir uma fotomontagem com alto padrão visual em menos de um dia de trabalho, e ainda terá uma equipe de suporte especializada pronta para sanar quaisquer dúvidas do paisagista, além de novos Webinários, demonstrações e dicas técnicas que são disponibilizados todos os meses gratuitamente. Veja abaixo um vídeo demonstração da versão 2022 do software:


Aula Introdutória - PhotoLANDSCAPE 2022




Dica Técnica



Planta Baixa

A segunda forma de desenhar um jardim pelo computador é através da planta baixa, este que é um esquema mais “profissional” de se desenvolver um projeto e o desenho que de fato será usado como referência para a execução do mesmo. Geralmente esta planta é feita em CAD e este também é o formato que recomendamos, mas aqui utilizando o programa da AuE Software, AutoLANDSCAPE, que não somente agiliza o processo, como também o deixa muito mais completo e profissional. O software de paisagismo e arborização funciona como uma extensão para AutoCAD e InteliCAD automatizando processos e facilitando o trabalho em equipe, com ele você também pode utilizar o banco de dados da AuE para inserir os elementos do seu jardim na planta baixa com poucos cliques e definir um desenho representativo para cada espécie, facilitando a leitura da mesma. Também é possível definir as quantidades e valores a serem pagos por unidade de cada objeto, desta forma o programa consegue extrair o orçamento e gerenciar tabelas de preços dos fornecedores para gerar um custo total do projeto.


Com mais de 2.500 plantas ornamentais cadastradas em seu banco de dados, o software adiciona um memorial botânico e também insere as fotos de todas as plantas e itens utilizados no projeto em CAD, além de permitir a geração de relatórios detalhados sobre as espécies e itens utilizados.



Também vale ressaltar que o AutoLANDSCAPE pode gerar opções de impressão, como desenho executivo, colorido ou 3D para estudo volumétrico. Ele também possui em seu pacote uma versão limitada do VisualPLAN que permite gerar seu projeto em planta baixa humanizada facilitando a leitura e gerando impacto visual.


Aula Introdutória AutoLANDSCAPE 2022




Dica Técnica



Visualização tridimensional

Mais uma forma extremamente comum de se “desenhar” no computador é através da modelagem 3D, pois com ela é possível se ter uma noção de volume e espaço extremamente úteis na hora de se pensar em projetos e existem diversos programas no mercado que oferecem esta possibilidade, a que estaremos comentando aqui é o VisualPLAN, também da AuE. Este software permite ao usuário desenvolver uma planta baixa humanizada e um modelo tridimensional simultaneamente, sem a necessidade de utilizar o AutoCAD ou qualquer outro programa semelhante. Assim como os citados acima, ele possui um extenso banco de dados com plantas ornamentais e outros objetos para compor o projeto. Seu 3D de alta qualidade possui a tecnologia Raytracing que simula a iluminação virtualmente. Com ele, o projetista pode mostrar ao cliente como a luz do sol irá incidir sobre o espaço ao longo do dia ou mesmo das estações do ano, o que auxilia a escolher os melhores locais para se colocar cada planta, piscina ou qualquer elemento do projeto.


Sua interface intuitiva o torna fácil de se aprender a utilizar e dominar, e assim como os programas acima, o VisualPLAN também possui um extenso catálogo de plantas, texturas e demais objetos que irão auxiliar na criação do projeto, o memorial botânico e a quantificação do orçamento.



Por último, vale ressaltar ainda que o VisualPLAN ainda possui integração com o já citado AutoLANDSCAPE e também com o HydroLANDSCAPE, outro programa da AuE Software voltado para irrigação. Além disso, reforçamos que ele também possui uma versão limitada disponível para o Auto.


Aula Introdutória - VisualPLAN 2022*




Dica Técnica



Catálogo

Citado ao longo do artigo, o catálogo da AuE Software está disponível para ser utilizado em todos os programas da empresa e possui itens que contemplam as áreas de paisagismo com plantas, pisos, mobiliários, etc. E irrigação com tubos, aspersores, bombas, entre outros. Lá você pode ver não somente o objeto de interesse como também informações relevantes.



Conheça também!

Existem ainda outros programas da AuE Software disponíveis no mercado que valem a pena ser conferidos. Entre eles estão: o HydroLANDSCAPE, voltado para projetos de irrigação, o CalcLANDSCAPE,voltado para orçamento de projetos e que possui integração com todos os outros programas, e o LandMANAGER, voltado para o gerenciamento e manutenção de áreas verdes, podendo ser utilizado em todo o projeto desde a fase inicial até sua conclusão.


Veja também:
A importância dos espaços verdes no dia a dia das pessoas. Por Ney Silvio Laignier
Iniciantes no paisagismo - Dicas para evitar erros e sair na frente no mercado
Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 0 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Heloisa Mezzalira - Data: 16/05/2023 07:08:59

Bom saber que existe opção para além do sketchup.




Entrevista
Simone Ribeiro e a Escola de Paisagismo de Brasília
Simone Ribeiro e a Escola de Paisagismo de Brasília

Simone Ribeiro fala sobre os desafios de ministrar paisagismo e o crescimento do mercado profissional.

Botânica
Os segredos dos biomas: como a ciência estuda a flora e fauna em todo o mundo
Os segredos dos biomas: como a ciência estuda a flora e fauna em todo o mundo

Entenda quais informações são necessárias para se classificar um Bioma.

Ensino de paisagismo
Webinários AuE Software: VisualPLAN
Webinários AuE Software: VisualPLAN

Webinários AuE Software: VisualPLAN - desenvolvendo um projeto completo com lago.

Demonstrações de Junho
Demonstrações de Junho

Venha conhecer nossos softwares para Paisagismo e Irrigação!

AuE Network
Coleção de bancos rústicos para jardim
Coleção de bancos rústicos para jardim

Esse mês estamos disponibilizando para download a coleção bancos rústicos.

Coleção de plantas: Arbustos
Coleção de plantas: Arbustos

Veja a coleção arbustos disponibilizada para download pela AuESoftware, em maio de 2023.

Dicas Técnicas
AuE Network 2022: Como atualizar o banco de dados AuE LandOFFICE 2022
AuE Network 2022: Como atualizar o banco de dados AuE LandOFFICE 2022

Veja como atualizar seu banco de dados do AuE LandOFFICE 2022 com o sistema AuE Network.

PhotoLANDSCAPE: Como aplicar iluminações diferentes em mapas iguais
PhotoLANDSCAPE: Como aplicar iluminações diferentes em mapas iguais

Veja como melhorar o realismo da montagem usando mapas iguais com brilho ou efeitos de imagem diferentes.

PhotoLANDSCAPE: Montagens mais realistas usando fotos diferentes da mesma planta
PhotoLANDSCAPE: Montagens mais realistas usando fotos diferentes da mesma planta

Veja como tornar suas fotomontagens mais reais aproveitando o banco de imagens que já está disponível para você usar!

Novidades
VIII Concurso de fotomontagem de paisagismo com PhotoLANDSCAPE - Últimos dias para participar!
VIII Concurso de fotomontagem de paisagismo com PhotoLANDSCAPE - Últimos dias para participar!

Não fique de fora! Participe do concurso de Fotomontagem com PhotoLANDSCAPE!

Webinário - Escola de Paisagismo de Brasília e AuE Software
Webinário - Escola de Paisagismo de Brasília e AuE Software

A Escola de Paisagismo de Brasília convidou a AuE Software para um webnário sobre paisagismo, a reunião será gratuita pelo ZOOM

30° Enflor & 18° Garden Fair - 2023
30° Enflor & 18° Garden Fair - 2023

Confirmado o evento entre 16 a 18 de julho de 2023 em Holambra. Veja como receber um convite para participar da Garden Fair na sua casa.

Notícias
Como desenhar jardins no computador
Como desenhar jardins no computador

Aprenda os passos para projetar paisagismo em computador, use a tecnologia a seu favor!

A importância do planejamento da arborização urbana
A importância do planejamento da arborização urbana

Saiba as principais características para um bom planejamento de arborização urbana.

As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 01
As etapas para se iniciar um projeto de paisagismo - Parte 01

Paisagista, saiba todas as etapas de um projeto de paisagismo antes de iniciar um projeto! Parte 01

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 19 No 227 / Abril de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
1 + 9 = ? *