Congresso Brasileiro de Arborização Urbana em Belo Horizonte
Autor: Regina Motta - Data: 14/06/2016
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), assinou no dia 01 de junho, o protocolo de intenções com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e com a Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA) para a realização do 20º Congresso Brasileiro e do 1º Congresso Latino Americano de Arborização Urbana, que serão realizados na capital mineira entre os dias 26 e 30 de novembro deste ano.
Belo Horizonte foi escolhida para sediar o evento pelo relevante trabalho voltado para as boas práticas da arboricultura urbana.
A cidade, que já era considerada referência nacional nesta área, receber reconhecimento internacional ao ser premiada com o primeiro lugar no segmento de Meio Ambiente no evento Connected Smart Cities pela execução do projeto Inventário das Árvores.
Parque Municipal de Belo Horizonte
O congresso contará com debatedores brasileiros e estrangeiros e tem como objetivo promover a discussão de temas diversos sobre a gestão da arborização urbana, como a sustentabilidade urbana e aspectos relacionados ao fato de que as árvores, como componentes da infraestrutura urbana, contribuem, de forma significativa, para a melhoria da qualidade de vida de mais de 80% da população brasileira que vive nas cidades.
Os serviços ambientais por elas prestados contemplam a redução de ilhas de calor e da incidência de radiação solar direta, a retenção e a redução do escoamento superficial da água das chuvas, o sequestro de carbono, a retenção de poluentes atmosféricos, a formação de barreira a ruídos e a redução do estresse humano, além de fornecer abrigo para fauna e contribuir para a melhoria estética das paisagens urbanas, implicando, inclusive, na valorização de imóveis.
Vários minicursos relacionados ao assunto também serão oferecidos, assim como o tradicional Concurso de Escalada em Árvore, no Parque Municipal.
Segundo o prefeito Marcio Lacerda, um evento deste porte na cidade é o reconhecimento de que Belo Horizonte é uma referência em sustentabilidade urbana, com destaque para a densa arborização e o título de Cidade Jardim.
"Como primeira cidade planejada do Brasil, BH conta, desde o início de sua história, com um cuidado arbóreo especial, centrado em exemplares singulares da flora local espalhados por toda a cidade", disse.
Evento
O congresso vai reunir representantes de administrações municipais e estaduais, de concessionárias de serviços públicos e de telecomunicações, de organizações não governamentais, profissionais e prestadores de serviços em arboricultura, fabricantes de ferramentas, veículos e equipamentos, estudantes e demais interessados no assunto.
Fontes:http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=236137&pIdPlc&app=salanoticias
http://blogs.revistaencontro.com.br/retratosdacidade/2016/06/09/bh-capital-do-meio-ambiente/
Veja também:
* Pesquisas comprovam: Arborização urbana melhora saúde da população
* Arborização Urbana: Uma idéia, um conceito, uma causa
* Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU) divulga carta de Uberlândia
Anterior Próximo