PhotoLANDSCAPE 2016: 7 ferramentas para valorizar sua fotomontagem
Autor: Bárbara Felix - Data: 17/06/2016
N esta matéria, vamos mostrar a você, usuário do PhotoLANDSCAPE 2016, 7 ferramentas que irão valorizar ainda mais sua fotomontagem, deixando-a mais profissional e realística.
1) Inserir gramados e plantas sem deixá-los artificiais:
O grande segredo de uma boa fotomontagem é sempre deixá-la o mais próximo do real. Ajustar o brilho dos objetos, os contrastes e a gama, aproximando da fotografia base (terreno) torna a fotomontagem mais realista, pois inibe os efeitos artificiais que apontam os erros, como um objeto com cada luz, por exemplo. A escala é outro fator importante na fotomontagem, se tratando de paisagismo é sempre bom ficar atento a escala real das espécies, para que não fique algo discrepante.
Dica: A melhor dica para este item é SEMPRE usar essa ferramenta em qualquer fotomontagem e nunca deixar de lado o bom senso.
Matéria relacionada:
Dicas para ajustar forrações em tipos de perspectivas diferentes
2) Ajustar o ângulo correto do piso ou forração:
Quando usamos a ferramenta Mosaico para inserir qualquer tipo de piso ou forração, ela nos permite editar, ajustando a escala, a distância e o esquema entre as fotos desse piso que formam o que chamamos de "textura". Para que essa textura fique o mais próximo do real, esses ajustes precisam ser feitos, de modo que, devido ao posicionamento e perspectiva, ela se encaixe perfeitamente a fotomontagem.
Dica: Sempre insira o piso ou a forração usando a ferramenta Mosaico, pois o "inserir automático" que acontece no PhotoLANDSCAPE não permite editar.
Matérias relacionadas:
Dicas para usufruir melhor o efeito Mosaico
PhotoLANDSCAPE: Inserindo e editando piso com Mosaico
3) Ajustar os nós:
Quando usamos as ferramentas (Retângulo, Elipse, Novo polígono e Spline) para criar polígonos ou áreas curvas, a cada "clique" que damos para mudar a direção, esse clique se transforma em um "nó". Esses nós servem para que, posteriormente, possamos ajustar a área para que fique da melhor forma. É uma ferramenta excelente quando queremos que o contorno que criamos para mudar a cor de uma parede ou para delimitar um piso existente, usando o "novo polígono", se ajuste perfeitamente.
Dica: Quanto mais ajustado os nós estiverem mais perfeito ficará o encaixe da nova textura e mais próximo do real ficará a fotomontagem.
Matéria relacionada:
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo - Parte 3 de 3
4) Usando sombras:
O PhotoLANDSCAPE possui uma ferramenta chamada "sombra" que projeta a sombra de cada objeto inserido, ajustando ângulo e posição. Isso contribui muito para que a fotomontagem fique melhor, pois sabemos que cada objeto exposto a uma certa luz gera sua sombra e levar isso para uma fotomontagem só tende a valorizá-la. Explore essa ferramenta e veja suas vantagens!
Dica: Ao usar a sombra, determine a posição solar da sua fotomontagem e certifique-se que todas as sombras projetadas estão no mesmo sentido e angulação.
5) Eliminando objetos indesejáveis:
Para que a fotomontagem fique sempre muito bem-feita e para tornar possível o melhor aproveitamento da foto do terreno, é indispensável que se retire objetos dessa foto que são indesejáveis. Isso valoriza muito a fotomontagem, pois permite que nenhum defeito apareça, além da possibilidade de explorar o espaço e usar a imaginação!
O carimbo é a ferramenta que faz com que esses objetos indesejáveis "desapareçam" da foto, dando lugar a outros, como se fosse uma clonagem. É uma ferramenta simples de usar e com treino, ela pode ser um grande aliado, eliminando toda e qualquer imperfeição da foto de modo imperceptível.
Dica: Use sempre o carimbo "arrastando-o" e não dando cliques, pois isso faz com que haja uma diferenciação muito maior, deixo-o muito evidente. O arrastar deixa a clonagem mais suave e bem-feita.
Matéria relacionada:
PhotoLANDSCAPE 2016: Remover objetos da foto
6) Usando efeitos:
A ferramenta efeitos está disponível no PhotoLANDSCAPE 2016 como um facilitador. Ela contribui na valorização da fotomontagem, pois traz efeitos próximos ao real, como "ondas" e "reflexo", além de outros. Esses efeitos se bem utilizados, valorizam muito e dão um aspecto profissional a fotomontagem.
Dica: Essa ferramenta só aparece na barra de funções do PhotoLANDASCAPE ao criar um polígono e selecioná-lo.
Matérias relacionadas:
PhotoLANDSCAPE 2016: Mais realismo com menos cliques
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem noturna usando efeitos
7) Usando o mobiliário e piso 3D:
Muitos usuários desconhecem, mas o PhotoLANDSCAPE 2016 possui ferramentas 3D que contribuem ainda mais na fotomontagem. A primeira delas é o mobiliário, que além de estar como fotografia, também tem a opção 3D, onde o usuário consegue ajustar a melhor posição na foto e alterar a sua cor e textura.
O piso também apresenta essa opção, e facilita muito no momento de encaixá-lo adequadamente na área correspondente. Basta usar a ferramenta "inserir plano 3D" e escolher o piso. Esta ferramenta também possibilita criar níveis no piso, e o usuário pode explorá-la, para fazer lagos, caixas de areia, além de outros, que vão aproximar sua fotomontagem do real!
Dica: Procure sempre usar a ferramenta, ajustando a melhor posição, sem esquecer da escala e do brilho!
Matérias relacionadas:
Mais naturalidade nos objetos 3D
PhotoLANDSCAPE 2016: Trabalhando com 3D com a facilidade do 2D
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo - Parte 3 de 3
PhotoLANDSCAPE 2016: Editando objetos em 3D
Personalize sua fotomontagem com objetos 3D de outras fontes
Esperamos que a matéria tenha sido útil, instigando você a usar mais e mais o PhotoLANDSCAPE 2016!!
Anterior Próximo