Conheça a Paisagista Claudia Monsalve, da Viverart, em Puembo, Equador.
Autor: Milayne Ferraz - Data: 23/11/2020
A revista AuE Paisagismo Digital, cuja publicação teve início em 2004, sempre com paisagistas e outros profissionais da área de paisagismo, plantas e meio ambiente, tem o prazer de conversar com a paisagista Claudia Monsalve, da Viverart, que exerce sua profissão em Puembo, Equador. Com certeza vamos apreciar o seu trabalho e aprender muito com ele!
Auepaisagismo: Como começou seu interesse pelo paisagismo? O que levou à decisão de escolher esse caminho tão necessário para a qualidade de vida das pessoas e para o bem do planeta em que vivemos?
Paisagista Claudia Monsalve: Sempre me interessei pelo paisagismo, por poder misturar design e arte com plantas. O ponto de partida foi o desenvolvimento de um complexo residencial nos arredores de Quito.
Auepaisagismo: Houve dificuldades no início? Como você as derrotou?
Paisagista Claudia Monsalve: Eu diria que muitas. Paisagismo não inclui apenas jardinagem, mas diversas áreas profissionais como arquitetura, biologia, agronomia, entre outras. Portanto, pode haver diferentes complicações ao longo de um projeto que você só consegue ver resultados com dedicação.
Auepaisagismo: Conte-nos um pouco sobre seu trabalho em Puembo, Equador. Quais são as características incríveis do paisagismo nesta região?
Paisagista Claudia Monsalve: Puembo é uma área em desenvolvimento. Além do projeto do jardim, temos um viveiro em que as pessoas podem adquirir plantas e informações sobre elementos paisagísticos.
Equipe de trabalho da Viverart
Auepaisagismo: Você é um usuária do pacote Standard. O que mudou em seu design paisagístico com o uso de software?
Paisagista Claudia Monsalve: Tem sido um desafio aprender a usá-lo e, ao mesmo tempo, uma ajuda na apresentação dos meus projetos.
Auepaisagismo: Imaginamos que todos os projetos requerem grande elaboração para seu criador, mas há algum que tenha lhe dado um maior senso de realização?
Paisagista Claudia Monsalve: Sim, vários. Todo projeto é muito importante para mim, eu os dirijo como se fosse minha casa. Eu me envolvo muito desde o primeiro contato com o cliente até o fim.
Auepaisagismo: Qual seria a sua recomendação para iniciantes que decidem sobre a bela profissão de embelezar o planeta e, consequentemente, valorizar o meio ambiente das cidades?
Paisagista Claudia Monsalve: Cuidado, seja curioso. Veja quais são as plantas nativas que se desenvolvem melhor na área.
Auepaisagismo: Fale-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer!
Paisagista Claudia Monsalve: Projeto Padilla, em Puembo nos arredores de Quito, com um terreno de 200 m².
Planta do projeto
Auepaisagismo: Qual foi o maior desafio do projeto?
Paisagista Claudia Monsalve: Decidir se manteríamos alguns pinheiros antigos que o cliente apreciou muito, pois cresceram com os filhos. Quando me chamaram, os pinheiros eram grandes e cobriam a vista maravilhosa que tinham da frente de sua casa. Optamos por retirar 2 e manter 2, pois eram importantes para eles.
Auepaisagismo: Como era o relacionamento com o cliente?
Paisagista Claudia Monsalve: Muito bom, curiosamente ela foi uma das primeiras famílias que me ligou quando comecei na empresa, mas infelizmente naquela época eles não tinham tempo, eu não tinha tempo. Que sorte eu tive, vários anos se passaram e eles me ligaram novamente.
Auepaisagismo: Quais foram as demandas do cliente?
Paisagista Claudia Monsalve: Eles queriam plantas floridas de baixa manutenção e que preservássemos seus pinheiros.
Auepaisagismo: Qual foi sua ideia principal ao iniciar o projeto? Já foi feito?
Paisagista Claudia Monsalve: Um jardim de boas-vindas e fruição, visto que têm vista desde o escritório, sala, e que a entrada da casa se torna um passeio.
3D do projeto
3D do projeto
3D do projeto
Auepaisagismo: Quem o executou?
Paisagista Claudia Monsalve: Executamos com minha equipe de trabalho.
Auepaisagismo: Qual foi a maior dificuldade na execução?
Paisagista Claudia Monsalve: A maior dificuldade é que a terra não é lavada, e permanece nas arquibancadas, quando chove ou o sistema de irrigação está funcionando.
Auepaisagismo: Quais espécies você acha que foram as mais importantes nesse projeto?
Paisagista Claudia Monsalve: As azaléias darão um belo colorido, assim como os festivais de altitude. Pinheiros rastejantes lhe darão personalidade, e a composição de pedras com estofamento funcionará muito bem.
Auepaisagismo: Na sua opinião, como esse jardim melhorou ou vai melhorar o lugar?
Paisagista Claudia Monsalve: É uma urbanização em que os jardins são uma exposição, para os visitantes da família ou para os vizinhos. Agrega-se valor à propriedade.
Projeto executado
Veja também:
Conheça Felipe Abreu Muzel, Campeão do concurso de Fotomontagem
Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ
Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP
Conheça o Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky da Metro Cúbico Paisagismo, em Joinville, SC
Anterior Próximo