Conheça o Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky da Metro Cúbico Paisagismo, em Joinville, SC.

Autor: Milayne Ferraz - Data: 19/10/2020

ARevista AuE Paisagismo sempre apresentando os paisagistas e demais profissionais da área de paisagismo, plantas e meio ambiente, tem o prazer de apresentar aos nossos leitores o Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky, da Metro Cúbico Paisagismo, que exerce sua profissão em Joinville, SC. Com certeza vamos apreciar o seu trabalho e aprender muito com ele!

Revista AuE Paisagismo: Gostaríamos que você nos contasse um pouco sobre a sua vida pessoal e profissional. Como foi a escolha da profissão? Qual a sua formação?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Sou natural de Curitiba, mas minha infância e adolescência toda morei em Garuva-SC, onde eu tive a oportunidade de trabalhar como estagiário na Prefeitura, na área de infraestrutura e também fazendo alguns desenhos CAD para alguns engenheiros Civis e Agrônomos, foi onde tive o primeiro contato com o AutoCAD R14 (digamos que foi amor a primeira vista).

Com a insistência de meu pai para seguir a área de projetos mecânicos industriais acabei me mudando para Joinville que é um polo industrial, fazendo um curso técnico de mecânica industrial focado em projetos e na sequência um curso técnico de eletrotécnica, desta maneira também estagiando em uma grande multinacional de Joinville (líder mundial em seu segmento e referência em gestão de projetos), um ano depois sendo contratado na área de engenharia de produto, passando meus próximos 13 anos nesta indústria.

Em paralelo com o trabalho também cursei o bacharel em Design com habilitação em projeto de produto e com ênfase em mobiliário, já emendando a pós-graduação em Engenharia e Gestão de Projetos e voltando a outra universidade, desta vez cursando Arquitetura e Urbanismo, onde descobri a disciplina de paisagismo, que foi uma oportunidade para usar todo meu conhecimento dos outros cursos em uma só profissão.

Lembro que em 2014 estávamos em obras, construindo minha casa e quando chegou a parte de jardim, fiquei extremamente decepcionado com o que o mercado nos oferecia, desta maneira resolvemos fazer uma pesquisa de mercado mais a fundo sobre a área de paisagismo na cidade e vimos que era viável, assim montamos um planejamento estratégico para fundar a “METRO CÚBICO PAISAGISMO” no mesmo ano. Tivemos resistência no começo esta que foi superada com o tempo de mercado.

Revista AuE Paisagismo: Fale um pouco sobre a “METRO CÚBICO PAISAGISMO”?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: A “Metro Cúbico Paisagismo”, surgiu com um intuito de revolucionar o mercado de paisagismo, aqui atuamos fortemente em Gestão de Projetos, focado na arquitetura externa em execução de projetos, implantação e manutenção de jardins, buscando processos industriais e tecnológicos.

Hoje contamos uma quadro de 20 funcionários entre eles o corpo técnico formado por profissionais graduados nas áreas de Arquitetura, Agronomia, Design, Administração todos com especializações nas suas respectivas áreas e as equipes operacionais formadas por pedreiros, carpinteiros e jardineiros.

A empresa foi fundada em 2014, nos conceitos de sustentabilidade. Nosso show-room possui 1000m2 de jardins e, ao todo, possuímos mais de 150 espécies ornamentais plantadas no chão, com 13 pequenos ambientes montados, não só com plantas, mas também decks, pergolados, móveis de jardins etc.

Nosso espaço serve para base de projeto, quando projetamos um ambiente novo, muitas vezes o cliente quer ver a planta ao vivo, é aí que o convidamos para passear no nosso jardim e ver as opções de arbustos, forrações, herbáceas, trepadeiras e palmeiras pois, em floriculturas tradicionais, as plantas estão em caixinhas e possuem um tamanho reduzido, não mostrando a realidade de uma planta adulta.

Revista AuE Paisagismo: A Metro Cúbico atua tanto em Paisagismo quanto em Jardinagem, qual a diferença entre eles?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: É muito comum vermos placas nas cidades escritas Paisagismo e Jardinagem, isso já criou um conceito na cabeça das pessoas que paisagismo é apenas plantas, o que não é verdade, paisagismo é Arquitetura externa, é a concepção do projeto em si, nele envolve também decks, pergolados, áreas gourmet, luminotécnica, drenagem, irrigação etc, e Jardinagem é o trabalho que envolve apenas plantas, seja no seu plantio ou na sua manutenção.

Assim o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) define o Paisagismo e a Jardinagem:

6.3.2.1. “Arquitetura Paisagística: concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e
abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas,
dentro de várias escalas, inclusive a territorial.”


6.3.2.2. "Arquitetura Paisagística/ Arquitetura da Paisagem tem a sinonímia Paisagismo. É a arte e a
técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação dos espaços externos, livres e
abertos, privados ou públicos, como parques e praças, considerados isoladamente ou em sistemas,
dentro de várias escalas, inclusive a territorial, tendo como embasamento conhecimentos da
história e teoria da arquitetura e urbanismo, e conhecimentos técnicos da competência própria
dos profissionais arquitetos no exercício do projeto. A Arquitetura da paisagem é a arte e ciência
de planejar e projetar espaços abertos e expressões ecos sistêmicas. A Arquitetura da Paisagem
modela, cria e requalifica espaços e lugares da vida cotidiana e pode ser chamada de paisagismo."


6.3.2.4. "Jardinagem: a atividade de plantar e fazer a manutenção de plantas, seja em jardins ou em
vasos, em locais públicos ou privados, e quem pratica esta atividade, seja profissional ou amador, é
chamado jardineiro.
Jardineiro, é, portanto, uma pessoa que sabe plantar, podar, cortar grama e fazer todos os trabalhos
necessários à execução e manutenção do jardim.”


Revista AuE Paisagismo: Como surge a inspiração para um projeto de paisagismo?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Possuímos um processo bem definido, isso nos ajuda bastante em termos de realidade x expectativa do cliente, em cima do escopo começamos a desenvolver o projeto, este que nunca é o trabalho de um só profissional, procuramos envolver nossos colaboradores em ferramentas de criação como o Brainstorming , Scamper e muita busca de referências em livros, revistas e sites, a inspiração não surge do nada, ela acontece sobre um direcionamento, como um conceito por exemplo.

Nosso resultado de projeto é a sequência do processo.

Revista AuE Paisagismo: O que você julga essencial na elaboração de um projeto?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Na elaboração de um projeto de paisagismo nós utilizamos elementos fundamentais da arquitetura, como a Tríade vitruviana, que se refere ao Aspecto Técnico, Estético e Funcional, desta forma conseguimos garanti a qualidade tão almejada pelos nossos clientes. E com certeza a aplicação de um bom planejamento, ajuda bastante na hora de executar, aqui na Metro Cúbico já começamos o projeto com esta visão, de como implantar de forma mais próxima a perfeição possível.

Revista AuE Paisagismo: Na questão de escolha das espécies botânicas, há prioridade para espécies nativas?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Focamos muito na harmonia da edificação com seu entorno, as espécies a serem escolhidas devem combinar muito bem com este pensamento, mas também com o desejo do cliente, que tem como pedido quase que unânime a baixa manutenção.

Buscamos priorizar as plantas nativas sim, pela velocidade de crescimento, resistência contra doenças, manutenção da biodiversidade local e proporciona alimentação própria para a fauna nativa, inclusive para insetos que ajudam no controle das pragas, mas nem sempre é possível utilizá-las, depende muito do projeto.

Revista AuE Paisagismo: Você acredita que o paisagismo tem a possibilidade de melhorar a vida das pessoas?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Com certeza, devido ao estado atual do mundo, com a pandemia, foi perceptível a todos o benefício que uma área verde nos traz, este contato com a natureza, em grandes e pequenos espaço temos a oportunidade de relaxar, apreciar pássaros, usar como hobby, além de ser parte da decoração e valorizar o imóvel.

Revista AuE Paisagismo: Fale-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer!

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Todos nossos projetos são especiais e seguem os princípios da arquitetura, mas o que percebemos é que os projetos para chácaras estão em altas junto com o micro paisagismo, abaixo lhe apresento um dos projetos da “Metro Cúbico” (ainda em andamento) para uma chácara em Campo Alegre, aqui percebe-se o que disse anteriormente sobre que paisagismo não é só plantas, e sim um contexto de elementos externos, unido com a paisagem.

 Planta baixa de projeto técnico


Planta baixa de projeto técnico

Imagens do projeto


Imagens do projeto

Imagens do projeto


Imagens do projeto

Imagens do projeto


Imagens do projeto

Imagens do projeto


Imagens do projeto

Imagens do projeto


Imagens do projeto

Revista AuE Paisagismo: Você é usuário do Software AutoLANDSCAPE, o que nos diz sobre eles?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky: Quando começamos atuar na área, o software foi a primeira aquisição da empresa, nunca atuamos sem ele, pois sabíamos da necessidade de se ter um embasamento sólido para iniciarmos na nova atividade.

Aqui também entra os conceitos industriais e tecnológicos: hoje atuamos fortemente com o AutoLANDSCAPE para projetos técnicos, ele sendo BIM (Building Information Model), agiliza nosso trabalho de uma maneira inacreditável, tanto para gerenciar, projetar e executar.

Faz parte do planejamento estratégico da empresa a aquisição de todos os software da AuE Software, pois sabemos da importância de aplicação de tecnologia na nossa área, esta tecnologia que já esta no DNA da "Metro Cúbico".

Revista AuE Paisagismo: Neste momento tão difícil que estamos passando, você tem conseguido fazer seus belos trabalhos, tão necessários para o bem-estar de todos nós?

Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky:Devido a incerteza da econômica, no começo da pandemia nosso trabalho deu uma diminuída, considerando todas as frentes que trabalhamos (projeto, execução e manutenção), foi um período que tivemos que nos reinventar e traçar planos para a retomada, em meados de agosto as atividades voltaram com tudo, e agora estamos em um período que a procura está maior que a oferta, pois quem segurou o dinheiro agora começou a acreditar novamente no mercado brasileiro gerando um grande volume de trabalho para nós.

Contato












Contatos:

Site: https://www.metrocubicopaisagismo.com/
Facebook: https://pt-br.facebook.com/m3.paisagismo/
Telefone: (47) 3227-2269

Veja também:
Especialista em Jardins Históricos e Escritor: Rafael Blanco Almenta
Conheça Felipe Abreu Muzel, Campeão do concurso de Fotomontagem
Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP
Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Paisagista Maria Paz Contreras, Santiago - Chile
Paisagista Maria Paz Contreras, Santiago - Chile

O que mais me apaixona é a relação com meus clientes. Para cada cliente há uma paisagem que resulta em uma extenção de seus desejos e necessidades.

Conheça o Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky da Metro Cúbico Paisagismo, em Joinville, SC.
Conheça o Arquiteto Paisagista Alexandre Kempinsky da Metro Cúbico Paisagismo, em Joinville, SC.

A aplicação de um bom planejamento, ajuda bastante na hora de executar, aqui na Metro Cúbico já começamos o projeto com esta visão!

Ensino de paisagismo
3º Curso de conceitos básicos de irrigação a distância em parceria com Marcelo Zlochevsky
3º Curso de conceitos básicos de irrigação a distância em parceria com Marcelo Zlochevsky

Após o sucesso dos cursos, o profissional Marcelo Zlochevsky traz o 3° Curso de Irrigação Básica, voltado para iniciantes.

3º Curso de marketing digital para Paisagistas com a profissional Radmick Souza
3º Curso de marketing digital para Paisagistas com a profissional Radmick Souza

Após o sucesso dos primeiros cursos, temos a terceira edição. Aprimore seu marketing digital e conquiste mais clientes!

2° curso de LandMANAGER com o  Arquiteto Heitor Guimarães
2° curso de LandMANAGER com o Arquiteto Heitor Guimarães

Após o sucesso do primeiro curso, a AuE realizará seu 2° Curso de LandManager. Participe e aprimore seu conhecimento!

AuE Network
Vasos FiberGlass - atualização de 2020 - 2 de 2
Vasos FiberGlass - atualização de 2020 - 2 de 2

Veja a segunda parte do catálogo de vasos da Fiberglass para download no sistema AuE Network.

Coleção com 30 pisos para download - Novembro 2020
Coleção com 30 pisos para download - Novembro 2020

Veja os pisos disponibilizados para download e uso no sistema AuE LandOffice, da marca Carmelo Fior.

Dicas Técnicas
AuE LandOFFICE: Como alterar unidades de exibição no AuE LandOFFICE
AuE LandOFFICE: Como alterar unidades de exibição no AuE LandOFFICE

Veja neste tutorial como alterar as unidades de exibição nos programas da AuE Software de maneira simples rápida!

AutoLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta polylines corretamente no programa
AutoLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta polylines corretamente no programa

Veja neste tutorial como utilizar corretamente a ferramenta polyline e otimize seu projeto evitando erros.

CalcLANDSCAPE: Como baixar os preços do paisagismo digital
CalcLANDSCAPE: Como baixar os preços do paisagismo digital

Veja neste tutorial como baixar os preços do paisagismo digital direto do programa CalcLANDSCAPE.

PhotoLANDSCAPE: Como realizar o efeito de iluminação noturna com o programa
PhotoLANDSCAPE: Como realizar o efeito de iluminação noturna com o programa

Veja neste tutorial como realizar o efeito de iluminação noturna em sua fotomontagem!

VisualPLAN: Como renderizar um projeto no VisualPLAN
VisualPLAN: Como renderizar um projeto no VisualPLAN

Veja neste tutorial como renderizar um projeto no VisualPLAN e impressionar os clientes.

PhotoLANDSCAPE: Como criar lago naturais parte 2
PhotoLANDSCAPE: Como criar lago naturais parte 2

Veja neste tutorial como criar de maneira simples um lago natural para impressionar seus clientes.

Novidades
Você conhece quais são as categorias dos Jardins Verticais?
Você conhece quais são as categorias dos Jardins Verticais?

Os jardins verticais estão super em alta e além de trazerem beleza e elegância, também trazem também conforto térmico.

Módulo avançado do Curso de Irrigação traz o tema projetos, com o profissional Marcelo Zlochevsky
Módulo avançado do Curso de Irrigação traz o tema projetos, com o profissional Marcelo Zlochevsky

Após o sucesso dos cursos de Irrigação Básica, a AuE em parceria com o Marcelo Zlochevsky traz um curso avançado sobre a elaboração de projetos.

Relançamos o ebook de Jardim Vertical: 10 espécies para área externa para você!
Relançamos o ebook de Jardim Vertical: 10 espécies para área externa para você!

Nesta edição da revista AuE Paisagismo, abordamos muito o assunto acerca do verde. Nada mais justo que relançar esse ebook maravilhoso!

Notícias
A importância do setor de Paisagismo na pandemia
A importância do setor de Paisagismo na pandemia

Cada vez mais as pessoas estão procurando por imóveis com varanda e áreas verdes, veja qual o impacto do paisagismo na pandemia.

Conheça os ganhadores do 2º Concurso Internacional Paisagismo com VISUALPLAN
Conheça os ganhadores do 2º Concurso Internacional Paisagismo com VISUALPLAN

Conheça aqui os ganhadores do 2º Concurso Internacional Paisagismo com VISUALPLAN e se encante com seus trabalhos!

XV ENEPEA BRASIL 2020 - Rupturas ou Continuidades?
XV ENEPEA BRASIL 2020 - Rupturas ou Continuidades?

Veja mais sobre o ENEPEA, o evento já é este mês. Não fique de fora!!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 197 / Outubro de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Chácara em Campo Alegre
Chácara em Campo Alegre

Alexandre Kempinsky

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*