Diferenças entre Paisagismo e Jardinagem
Autor: Heitor Guimarães - Data: 25/01/2023
Paisagismo e Jardinagem. Duas áreas de trabalho que possuem diversos elementos em comum, principalmente por trabalharem com vegetação, mas quais são os principais fatores que as diferenciam?
Para começar precisamos entender o que é cada uma delas e suas principais características.
Jardinagem
A primeira informação, mais direta do dicionário, diz que o substantivo feminino significa a “arte de cultivar e manter um jardim; cultura, tratamento de um jardim”. Em linhas gerais indica ser um trabalho prático e experimental onde se visa cultivar e manter espécimes botânicas e dá-las a manutenção através de podas, cortes e limpeza, independente da finalidade, embelezamento, alimento ou outras.
Paisagismo
Segundo o mesmo compilado léxico, paisagismo é a “arte e a técnica de planejar e organizar a paisagem para possibilitar ao homem maior aproveitamento e desfrute de grandes espaços externos de uso coletivo”. Em poucas palavras o paisagismo é um estudo técnico para o planejamento, gerenciamento e preservação de espaços, públicos ou privados, promovendo a integração do ser humano com o conforto ambiental e à natureza.
Paisagismo x Jardinagem
Ao ler os textos acima podemos analisar que ambas as atividades são complementares, o trabalho em conjunto desses profissionais é fundamental, pois une o conhecimento técnico para o planejamento botânico, projetual e estético do paisagista, reunidos com a habilidade e a sabedoria práticas para executá-lo e fornecer condições para que o espaço se mantenha em conformidade com o planejado.
Hoje, muitos paisagistas acabaram incluindo a jardinagem em seu escopo de trabalho, uns pelo prazer e outros pela necessidade da certeza de um trabalho executado em conformidade com o planejado, todavia, o inverso também é uma realidade. Muitos profissionais de jardinagem acabam por quererem se aperfeiçoar, aprender e desenvolver suas habilidades e conhecimentos para que eles mesmos sejam capazes de projetar, ampliando também suas possibilidades de trabalho.
É importante que em ambos os cenários haja respeito e se dê a importância mútua e reconhecimentos das áreas para a boa coexistência.
Veja também!
Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área
Johnson Nobre fala sobre a evolução da sua carreira desde a Jardinagem até sua entrada no paisagismo
eBook: Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis
Anterior Próximo