Ney Sílvio Laignier fala sobre como o paisagismo e a jardinagem vão muito além das flores.

Autor: Lucas Furtado - Data: 30/01/2023

Paisagismo e jardinagem, muito além das flores.

Na entrevista cedida, Ney Sílvio Laignier relata como o paisagismo vai muito além da estética falando sobre os desafios da profissão, a influência na cultura e na qualidade de vida das pessoas.

Ney Silvio Laignier nasceu e cresceu envolto no verde, quando criança sob os olhares de seu avô, um entusiasta e colecionador de flores, o botânico
mantinha um contato muito próximo com a natureza. Seus pais, leitores ávidos, mantinham uma biblioteca recheada de livros e muitos deles eram sobre seu tema favorito, a biologia. Esse contato próximo com as flores e o apoio e incentivo de sua família serviram como norte e foram fundamentais na escolha de sua profissão.
Hoje Ney Sílvio é biólogo, botânico e paisagista.

Seu caminho profissional na área do paisagismo começou por acaso; botânico renomado e antigo colaborador do Instituto Butantã, Laignier desfrutava de prestígio em sua área e logo foi procurado por amigos arquitetos que buscavam orientações paisagísticas em seus projetos, a partir desses primeiros contatos, Ney Sílvio Laugnier ingressou de vez no mercado de trabalho paisagístico e hoje tem uma empresa consolidada na área desde 1999.



Temporada na Itália; encanto, aprendizado e difusão de idéias.

Após anos morando em São Paulo, em meados de 2019, Laigner se muda para a Itália e lá conhece uma gama de estilos paisagísticos fascinantes e bem variados, viu um dos primeiros jardins projetados da história e adquiriu muito conhecimento biofílico, do clássico ao contemporâneo. Além do conhecimento técnico, Ney também percebeu a importância que o povo italiano dá ao paisagismo, segundo ele o apreço pela jardinagem está presente no dia a dia dos italianos, o florescimento representando beleza e vida, sendo cultural o gosto pela estética e o cuidado com seus jardins.

Após voltar da Itália, além da experiência e o conhecimento, Ney trouxe consigo o desejo de mostrar aos brasileiros o valor do paisagismo, por isso desde então ele
investe uma parte do seu tempo divulgando seu trabalho nas redes sociais. De forma leve e descontraída, Ney procura difundir a importância da prática, ele mostra o quanto o cultivo de um jardim pode ser belo não apenas pela estética em si, mas também pelo simbolismo que o processo de cultivo e florescimento carrega.

Outro ponto importante que Laignier frisa é a importância da técnica e o cuidado que se deve ter na atividade do cultivo, o botânico revela que brasileiros tem
pouca informação sobre manutenção de jardins. "As pessoas precisam entender que jardins são estruturas vivas, o cuidado com o solo é essencial, não basta fazer uma faxina no espaço, é preciso conhecimento para se aplicar a técnica" afirma.



Os desafios para um bom trabalho e dicas para quem deseja entrar na área.


Como todo trabalho, para se obter bons resultados são necessárias horas de dedicação, conhecimento e um bom leque de ferramentas para se executar uma atividade.

Existem diversos pontos que fazem parte do processo de construção de um projeto; entre o planejamento e a execução existem imprevistos, mudanças,
erros de cálculos e problemas complexos para se resolverem no dia a dia de todo profissional, e no paisagismo não é diferente.

Laignier afirma que é comum pedidos que fogem do padrão visto, como exemplo, ele cita um trabalho que está em fase de elaboração onde é exigido
que cerca de 85% da vegetação plantada seja nativa do Cerrado brasileiro, pedido peculiar e desafiador, por isso é essencial que o profissional
invista muito em conhecimento para estar preparado para esse tipo de trabalho que exige paciência, estudo e ferramentas adequadas como o programa AutoLANDSCAPE. Para se obter o resultado esperado, portanto estar preparado tecnicamente é essencial.

Para quem deseja entrar na área, Laignier aconselha que exista paixão envolvida, visto que o setor possui pastas de conhecimento bastante específicas e pedem muito estudo, dedicação e disposição para botar a mão na massa, digo, terra, além de paciência e capacidade de se adaptar aos imprevistos que sempre surgem ao longo dos projetos, sejam por incidentes ou até mesmo nas relações com a clientela.

Tem que acreditar no sonho. É uma área fantástica, mas você precisa gostar. Por exemplo, hoje cheguei com os sapatos sujos de barro, me queimei no sol mas é a vida do paisagista



AutoLANDSCAPE, uma ferramenta essencial.

O AutoLANDSCAPE é uma ferramenta indispensável para quem precisa de agilidade e alto nível de eficácia em seus projetos, Laignier afirma que desde que adquiriu o programa seu tempo gasto para projetar diminuiu muito.

Além do tempo economizado, a clareza que o programa oferece para o profissional ao auxiliar no ordenamento das camadas, suas visualizações durante o uso, é sem dúvida, um passo à frente que o profissional dá na corrida do mercado. O software AutoLANDSCAPE proporciona uma maior facilidade para eventuais
ajustes que todo projeto eventualmente passa.



Paisagismo, biofilia e qualidade de vida.

Na entrevista, Laignier comenta sobre a importância e a influência da biofilia na vida das pessoas, o misto de urbanização com áreas verdes implantadas impacta diretamente na qualidade de vida de quem está envolto em plantas e no Brasil cada vez mais pessoas estão adotando o paisagismo em suas casas e ambientes profissionais.

O processo de êxodo rural no Brasil começou há décadas, e a migração do campo para a cidade se faz presente até os dias de hoje; ele quantifica que atualmente
cerca de 80% da população brasileira vive nas cidades e a proporção aumenta a cada ano. Com isso ele destaca o quão o paisagismo e a biofilia tem sido cada vez mais necessários na vida dos brasileiros, principalmente depois da experiência de confinamento causada pelo período pandêmico recente que afetou o mundo todo.

A partir desse fato, Laignier teoriza que houve um processo natural de "verdificação" dos ambientes, pois as pessoas sentiram a necessidade de valorizar os ambientes em que vivem para proporcionar maior bem estar e aconchego, visto que é natural a tendência do ser humano se sentir bem em contato com a natureza.

Além do bem estar mental que o entorno verde proporciona, a implantação da biofilia nos ambientes gera efeitos positivos no clima e na saúde das pessoas.
É provado que áreas verdes alteram a temperatura, purificam o ar e consequentemente melhoram a sensação de bem estar nas pessoas.

"As plantas possuem uma incrível capacidade de purificação, elas aumentam a umidade, diluem metais pesados e ainda liberam substâncias que literalmente nos relaxam e nos proporcionam uma melhora em nossa qualidade de vida


Confira abaixo a entrevista completa na íntegra no Youtube com todos os temas descritos de forma detalhada e explicativa.


Veja também:
Myplant & Garden – International Green Expo
Bicentenário de Frederick Law Olmsted.
Bosque vertical: um projeto magnífico!


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Ney Sílvio Laignier fala sobre como o paisagismo e a jardinagem vão muito além das flores.
Ney Sílvio Laignier fala sobre como o paisagismo e a jardinagem vão muito além das flores.

O Entrevistado relata como o paisagismo vai muito além da estética falando sobre os desafios da profissão, qualidade de vida e cultura envolvida.

Botânica
Biofilia: Raízes x Espaço Construído
Biofilia: Raízes x Espaço Construído

Veja as principais consequências do crescimento natural das raízes que podem gerar conflitos no espaço construído.

Ensino de paisagismo
Webinários AuE Software: Irrigação de Estufas!
Webinários AuE Software: Irrigação de Estufas!

Aprenda a criar uma estufa irrigada! Com os Webinários da AuE você aprende como funciona nossos programas, além de como criar um projeto de paisagismo

Demonstrações de Março
Demonstrações de Março

Nas aulas online do mês de março você vai aprender a usar os softwares AuE para melhorar seus projetos de paisagismo ou irrigação! Se inscreva!

AuE Network
Móveis - 2023 - Decorações Diversas 1
Móveis - 2023 - Decorações Diversas 1

Veja a coleção decorações diversas - 2023 que a AuESoftware está disponibilizando para download neste mês!

Plantas- 2023 - Árvores Portugal
Plantas- 2023 - Árvores Portugal

Veja a coleção de árvores portugal, com 17 itens, publicado pela AuESoftware em fevereiro de 2023.

Dicas Técnicas
VisualPLAN 2022: Configuração de sombras em planta baixa humanizada e 3D
VisualPLAN 2022: Configuração de sombras em planta baixa humanizada e 3D

Ajuste o sombreamento do seu projeto para uma apresentação mais profissional

VisualPLAN 2022: Alterando a Elevação 3D dos objetos.
VisualPLAN 2022: Alterando a Elevação 3D dos objetos.

Aprenda a alterar a altura dos itens na representação 3D com o software

Notícias
Diferenças entre Paisagismo e Jardinagem
Diferenças entre Paisagismo e Jardinagem

Veja um pouco da diferença entre Paisagismo e Jardinagem.

Parque Botânico do Rio de Janeiro ganha Banco sonoro como Presente.
Parque Botânico do Rio de Janeiro ganha Banco sonoro como Presente.

Saiba um pouco mais sobre o monumento presenteado ao Parque Botânico do Rio de Janeiro.

Myplant & Garden – International Green Expo
Myplant & Garden – International Green Expo

Veja o evento internacional para áreas verdes que acontecerá em Milão-IT.

Oficinas para Paisagismo e Jardinagem do Campo Experimental do Parque Ibirapuera
Oficinas para Paisagismo e Jardinagem do Campo Experimental do Parque Ibirapuera

Durante todo o ano o Campo Experimental do Ibirapuera realizará oficinas em suas dependências.

Eventos: Acompanhe a Agenda de Eventos para áreas verdes do Ano 2023
Eventos: Acompanhe a Agenda de Eventos para áreas verdes do Ano 2023

Acompanhe a Agenda de Eventos, nacionais e internacionais, para áreas verdes do Ano 2023

Vencedoras do Concurso de VisualPLAN saem na Revista Natureza!
Vencedoras do Concurso de VisualPLAN saem na Revista Natureza!

Veja o anúncio desta edição da revista Natureza! Nela podemos acompanhar as vencedoras e o pódio!

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 19 No 224 / Janeiro de 2023

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*