Parque Botânico do Rio de Janeiro ganha Banco sonoro como Presente.
Autor: Heitor Guimarães - Data: 26/01/2023
O Parque botânico do Rio de Janeiro foi fundado em 1808 pelo então príncipe D.João, hoje é reconhecido por sua exuberância e história bicentenária e é administrado pelo Ministério do Meio Ambiente. É composto por variados monumentos, arquitetura, obras de arte, além de sua grande coleção de plantas (Orquídeas, Bromélias, Samambaias e Plantas Insetívoras).
Domínio público
O museu possui uma área de mais 54 hectares e uma grande diversidade Botânica. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies, algumas ameaçadas de extinção.
Fonte: Sítio web da República da Polônia
Em janeiro de 2023, em comemoração de 200 anos da independência do Brasil, o instituto recebeu um inusitado presente da Embaixada da Polônia, um Banco sonoro contendo quatro músicas do famoso compositor polonês Fryederyk Chopin, para ouvi-las basta apertar o botão sobre o banco. Gravado nele pode-se ler a seguinte mensagem:
Fonte: Sítio web da República da Polônia
"Famoso compositor polonês, reconhecido como o pianista mais importante da história da música.
Nasceu na Polônia, em Zelazowa Wola no ano de 1810 e morreu na França, em Paris, em 1849.
Suas composições da era romântica para piano apresentam um caráter nacional polonês com formas tradicionais como mazurka, polonaise, além de outras; e obras de forma clássica como valsa, scherzo, improviso, balada e composições de grandes dimensões como concertos.
HOMENAGEM DA POLÔNIA AO BRASIL PELO BICENTENÁRIO DE INDEPENDÊNCIA (1822 – 2022)"
O Monumento foi inaugurado durante um evento solene com a presenças ilustres como o Embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Skiba e a Diretora do Jardim Botânico, Anna Lúcia Santoro dentre outros e membros da comunidade polonesa no Brasil.
Veja também!
Jardim Botânico do Rio de Janeiro sob a luz da lua
Jardim Botânico de Inhotim e do Rio de Janeiro fazem permuta
Jardins Botânicos: cores, aromas, arte e ciência
Anterior Próximo